credipronto-logo-blog

Tire todas as dúvidas sobre como funciona o crédito imobiliário atrelado ao IPCA

crédito-imobiliário-atrelado-ao-IPCA

O crédito imobiliário atrelado ao Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPCA) é uma excelente oportunidade para as pessoas que desejam comprar um imóvel.

Essa modalidade de crédito oferece parcelas reduzidas no início da contratação e fornece recursos para a aquisição de imóveis no Brasil.

Só em 2020, os créditos imobiliários reajustados pelo IPCA chegaram a movimentar R$ 1, 2 bilh ão por mês .

Neste artigo, vamos explicar como funciona o crédito imobiliário atrelado ao IPCA , as vantagens desse inve st imento , os riscos e a importância de contar com a ajuda de profissionais especializados para tomar a melhor decisão.

Acompanhe a leitura!

O que é crédito imobiliário?

Crédito imo biliário é uma modalidade de empréstimo específica para pessoas que desejam comprar um imóvel, comer cial ou residencial .

Basicamente, uma instituição financeira concede o valor necessário para que a pessoa adquira o imóvel desejado. O beneficiário, por sua vez, deve pagar o empréstimo por meio de parcelas acrescidas de juros por um certo período .

É importante ressaltar que tanto a taxa de juros quanto o período de pagamento podem variar de acordo com as regras de cada instituição financeira .

E o que é IPCA?

O IPCA é uma sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo e representa o índice de inflação oficial do país . Ele toma como base a variação dos preços de diferentes produtos do mercado e define quanto o seu poder de compra mudou em  determinado período.

Por exemplo, quando você vai ao supermercado e percebe que o preço do queijo aumentou em comparação ao mês anterior, significa que seu poder de compra reduziu , afinal você precisará de mais dinheiro para comprar o mesmo produto.

Esse índice serve para medir justamente essa variação no mercado.

Como funciona o crédito imobiliário atrelado ao IPCA?

É importante entender como funciona a cobrança de juros para saber exatamente o que está pagando em um crédito imobiliário.

Esse crédito conta com uma taxa de juros indexada à infla ç ão reduzida. Funcionários públicos pagam de 2,95% a 4,95% mais o IP CA , com parcelas cuja variação depende do valor de entrada e do banco.

A opção é interessante pois, quando a dívida é atrelada ao IPCA, a correção é realizada segundo a inflação.

As previsões são de que, nos próximos anos, ela permaneça sob controle , de modo que essa é uma ótima ocasião para financiar imóveis por meio dessa modalidade de crédito. Os juros anuais foram de 6,66% em 2020.

Quais são as vantagens que ele oferece?

Esse modelo ganhou bastante destaque no Brasil nos últimos anos devido a algumas vantagens interessantes. Veja a seguir:

Parcela inicial acessível

Para um prazo de 30 anos, em média, estima-se que a primeira parcela seja 11 vezes maior que a última prestação.

No entanto, o problema é que o credor pode não ter dinheiro para pagar um valor tão alto já na primeira parcela, afinal existem outros custos envolvidos, como valor da entrada, taxas do imóv el e ainda gastos com mudança.

Nesse sentido, o crédito imobiliário atrelado ao IPCA é mais vantajoso , pois é possível começar pagando parcelas mais baixas do que é exigido em outras opções de crédito.

Esse benefício aumenta o poder de compra das famílias brasileiras com rendas mais baixas que não poderiam solicitar o crédito devido ao alto valor das prestações .

Taxas de juros mais baixas

A taxa de juros é mais baixa em comparação às outras modalidades de financiamento.

Por exemplo, a opção TR é igual a 9% + TR (atualmente zerada). Já a opção com o IPCA é: IPCA (conferir o valor todo mês) + 3%.

Portanto, você tem a possibilidade de pagar menos em seu financiamento caso a taxa de juros continue moderada. Nos últimos cinco anos, a inflação ficou em uma média de 4,37%.

O crédito imobiliário com IPCA vale a pena?

Entre as várias modalidades, o crédito imobiliário com IPCA pode ser uma excelente opção para com prar um imóvel , sobretudo se você estiver buscando uma alternativa com valores iniciais mais acessíveis.

Além do mais, para quem vai fazer contratos curtos , de cerca de 10 anos, essa modalidade deve ser levada em conta no momento de escolher o tipo de modalidade de financiamento imobiliário. Isso porque o mercado não deve sofrer variação considerável nesse período .

Como conseguir um crédito imobiliário atrelado ao IPCA?

Essa modalidade funciona de forma semelhante a outros tipos de financiamento. Veja os passos a seguir:

  1. ser maior de 18 anos, comprovar renda e não estar negativado nas empresas de proteção ao crédito
  2. abrir uma conta no banco em que você deseja solicitar o crédito
  3. fazer uma simulação
  4. aguardar a análise da proposta
  5. apresentar documentação: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda atualizado, certidão de nascimento ou casamento, extrato original do F G TS (se for utilizar)
  6. assinar o contrato
  7. aguardar a liberação dos recursos

Lembre-se, no entanto, de selecionar um imóvel compatível com a sua renda, pois o valor das parcelas não pode representar mais de 30% do seu rendimento mensal 

Quais são os riscos?

Por fim, antes de optar pelo crédito imobiliário atrelado ao IPCA, é importante entender os riscos .

Como o valor é corrigido pelo índice da inflação, pode sofrer variações, e não há como saber como estará a economia em 10, 20 ou 30 anos.

Sendo assim, o maior risco de aderir a essa alternativa é o aumento no valor das parcelas devido às mudanças causadas pela inflação, sobretudo em períodos de estabilidade econômica.

Atualmente, não há previsão de que a Taxa R ef erencial (TR) saia do zero, mas a inflação é mais transparente quando medida pelo IPCA, tendo em vista que a correção ocorre por um índice oficial.

Portanto, a alta da inflação é o maior risco desses contratos caso o credor não tenha um pla nej amento financeiro para pagar as parcelas ou uma reserva de emergência .

E-BOOK PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA A COMPRA DE IMÓVEIS

Agora que você aprendeu como funciona o crédito imobiliário atrelado ao IPCA, saiba que é essencial contar com a consultoria de profissionais especializados para tomar a melhor decisão .

Consultoria CrediPronto: faça sua escolha de maneira segura e conquiste seu imóvel

A CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especializada em financiamento e crédito imobiliário com garantia de imóvel. Com mais de 10 anos no mercado, temos parceiros espalhados em todas as 27 unidades federativas do país.

Sabemos que adquirir um imóvel é um passo importante na sua vida, por isso oferecemos as melhores condições de financiamento imobiliário do mercado .

A CrediPronto oferece serviço gratuito de consultoria . Com ele, você será capaz de entender as opções de financiamento disponíveis e escolher a melhor alternativa para o seu orçamento.

Além do mais, por meio do nosso simulador , você fornece dados relevantes ao cálculo (renda, valor do imóvel, tipo do imóvel, valor da entrada) e recebe uma simulação do financiamento.

As vantagens de usar o simulador é que, além de ajudar a escolher a melhor opção de financiamento imobiliário, ele ajuda durante as pesquisas e agiliza a análise de crédito, pois seus dados já estão registrados.

Ademais, outras vantagens de realizar o seu financiamento com a CrediPronto são:

  • atendimento personalizado, 100% online
  • emissão de contrato de forma rápida e segura
  • taxas competitivas, a partir de 7,125% ao ano

São milhares de clientes satisfeitos com nossos serviços, e queremos que você seja o próximo. Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores .

Gostou de entender como funciona o crédito imobiliário atrelado ao IPCA? Confira também estes conteúdos:

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).