Corretores de Imóveis

Networking para corretor de imóveis: saiba como ampliar sua rede de contatos!

A desenvoltura social é, certamente, uma das competências essenciais para se tornar um bom corretor de imóveis. Afinal, diferentemente dos outros tipos de vendedores, o corretor de imóveis não está preocupado apenas com a conclusão de um negócio — ele precisa desenvolver uma relação de confiança com os proprietários para garantir a entrega das chaves.

Feiras, parcerias e até conhecer bem o porteiro dos condomínios: tudo isso é fundamental para que o corretor seja reconhecido na sua praça e passe a dominar a região. Mas como fazer isso? É o que você vai descobrir neste post. Confira, a seguir, dicas de networking para corretor de imóveis:

O que fazer

Participar de eventos

A participação em eventos corporativos é uma das melhores formas para estabelecer a sua rede de contatos. Além das feiras de construtoras — eventos que, por sinal, sempre rendem bons negócios para um corretor — é fundamental ir além e participar de eventos do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).

É preciso que o corretor abandone o vício de acreditar que todos da concorrência são inimigos, afinal, parcerias também podem gerar bons frutos. É claro que, antes de fechar uma parceria para uma venda em dupla, por exemplo, é preciso conhecer bem o futuro aliado.

Frequentar portarias

Onde arrumar novos imóveis para a venda? Nem sempre a sua rede de contatos pode oferecer as melhores oportunidades, mas existe alguém que certamente saberá quando algo novo surgir: o porteiro.

Sempre que vender um imóvel, procure estabelecer contato com esse profissional, que pode se tornar um aliado para o corretor de imóveis. Ele sempre sabe quando alguém está interessado em vender ou em alugar um apartamento.

Usar a tecnologia

É claro que, para estabelecer uma rede de contatos, o foco deve ser no relacionamento de longo prazo. É preciso que o corretor de imóveis tenha sensibilidade para sempre prestar um atendimento personalizado, que atenda as necessidades do seu público, seja ele o comprador ou o vendedor.

Para a sorte dos profissionais da área, hoje, a tecnologia é uma poderosa aliada. Sistemas como o customer relationship management (CRM), por exemplo, permitem o monitoramento constante do relacionamento com os clientes — o que pode melhorar o atendimento e fortalecer o laço entre as partes envolvidas.

Apostar na internet

Existem, hoje, 2 ações que podem ajudar o corretor a ampliar a sua rede de contatos. A 1ª delas é o site, que funciona como um cartão de visitas. Esse pode ser um chamariz para novos contatos, que deverão ser trabalhados para um relacionamento duradouro, como vimos.

A 2ª é o uso constante das redes sociais. O LinkedIn, por exemplo, pode ser uma ferramenta extremamente eficaz para ampliar a sua rede de contatos e manter um relacionamento constante com parceiros.

O que não fazer

Como vimos, um dos principais erros que podem ser cometidos é acreditar que os outros colegas de profissão são inimigos. O ideal é que o corretor mantenha a mente aberta para novas oportunidades, afinal, uma parceria sólida hoje pode se transformar em um poderoso escritório no futuro.

Outro erro comum é ignorar o fato de que, para o corretor, todos são potenciais clientes. Familiares, amigos conhecidos… Enfim, é preciso sempre ficar atento para não perder nenhuma oportunidade. Sem dúvidas, o networking para corretor de imóveis deve ser pensado o tempo todo.

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