credipronto-logo-blog

Negociação imobiliária: principais objeções + dicas de como ter sucesso

Cuidados essenciais durante uma negociação imobiliária

A negociação imobiliária é um processo comum na rotina do corretor de imóveis.

Mesmo sendo uma etapa importante para a concretização da venda e o recebimento da comissão, a negociação envolve alguns riscos e obstáculos para o profissional. Diante disso, existem alguns cuidados que devem ser tomados durante a operação.

Neste artigo, apresentamos as principais objeções que podem ocorrer durante a negociação. Também separamos 5 dicas de como garantir o sucesso do acordo.

Boa leitura!

Principais objeções durante a negociação imobiliária

Dúvidas são comuns durante uma compra, sobretudo quando falamos de investimentos altos e de longo prazo, como na aquisição de imóveis . Por isso, abaixo separamos as principais objeções de uma negociação imobiliária e como solucioná-las. Confira!

Imóvel com o valor muito alto

Definir o orçamento é o primeiro passo de quem decide comprar um imóvel .

Entretanto, poucos compradores analisam o mercado de imóveis antes de realizar esse planejamento, determinando valores incompatíveis com a realidade buscada e criando uma das principais objeções durante a negociação imobiliária : o preço alto .

Diante dessa situação, o corretor de imóveis deve apresentar os motivos determinantes para o valor da propriedade. Ou seja, quais características justificam o preço do imóvel. Por exemplo, informe aos compradores que os imóveis na região desejada são os mais valorizados e esteja sempre destacando as características e vantagens que comprovem o valor da propriedade.

Mais tempo para pensar

“Preciso de mais tempo para pensar”. Essa é uma frase bastante ouvida pelos corretores de imóveis.

Ainda que seja comum – afinal, investir em um imóvel é uma decisão importante, que envolve inúmeros fatores –, saiba que é possível reduzir a ocorrência delas. Mas, para isso, você deve ser mais persuasivo durante a negociação imobiliária . Utilize não apenas estratégias de persuasão, mas também foque nos pontos mais positivos da propriedade e apresente a realidade do mercado de imóveis ao cliente.

Mostre a ele o valor real de uma propriedade contendo todos os itens da sua lista de desejo (com um valor superior ao seu orçamento) e, em seguida, como seu imóvel consegue supri-las, mesmo sem apresentar as mesmas características.

Concorrência

A concorrência típica do mercado imobiliário pode atrapalhar uma negociação imobiliária , especialmente se o corretor de imóveis não souber focar no custo-benefício. Ainda que seu imóvel não seja o mais barato da região, você pode ter sucesso na venda caso consiga convencer o cliente que a opção é a mais vantajosa.

Por exemplo, informe os valores que os compradores precisarão gastar para reformar o imóvel concorrente ou a economia em longo prazo, devido à diferença no condomínio. A mesma estratégia pode ser aplicada se você tiver uma parceria imobiliária com uma instituição financeira.

Mostre ao cliente quais são as vantagens das suas opções de financiamento imobiliário , mesmo que outro banco ofereça taxas um pouco menores.

 

Cuidados que devem ser tomados durante a negociação imobiliária

A negociação imobiliária envolve alguns riscos, até mesmo para o corretor de imóveis. Abaixo, confira alguns cuidados que vão ajudar você a evitá-los.

Tenha toda a documentação em dia

A documentação imobiliária é uma preocupação entre os compradores, sobretudo entre aqueles que conhecem os riscos de adquirir propriedade irregular .

Então, como corretor de imóveis , é fundamental assegurar antes das negociações que todos os documentos da propriedade estão em dia, como:

  • IPTU com certidão negativa de débitos;
  • Declaração negativa do condomínio;
  • Matrícula do imóvel em nome dos vendedores e sem ônus reais.

Além disso, ao vender imóveis não regularizados ou com pendências ocultas, os profissionais podem acabar manchando a imagem no mercado. E, claro, com a documentação em dia, a negociação imobiliária poderá ser finalizada mais rapidamente .

Faça boas fotos para o anúncio

Muitos vendedores se preocupam em manter o imóvel organizado e arrumado para as visitas, mas se esquecem do principal: tirar boas fotos para o anúncio . Durante as buscas em sites imobiliários , serão as fotos as responsáveis por convencer o cliente a clicar no anúncio e agendar uma visita.

Portanto, tome cuidado durante essa etapa e, se possível, contrate um fotógrafo profissional.

Realize uma vistoria do imóvel

Além da documentação, o corretor de imóveis deve saber todos os problemas do imóvel , informando-os aos compradores interessados, afinal, a sinceridade também é essencial para o processo de negociação imobiliária . Para descobrir essas falhas, contrate um profissional para fazer uma vistoria minuciosa.

Ah! As informações do laudo também vão ajudar a determinar o valor real do imóvel e até mesmo indicar aos compradores quanto eles vão precisar gastar com reformas.

 

Como ter sucesso na negociação imobiliária : confira 5 dicas

As 5 dicas abaixo vão ajudar você a arrasar na próxima negociação imobiliária e aumentar o seu número de vendas. Acompanhe!

   1. Conheça todos os detalhes dos imóveis

Cada característica do imóvel deve estar gravada na sua mente, até mesmo os detalhes. Durante a negociação imobiliária , esse conhecimento será fundamental para ajudar você a criar as melhores estratégias de persuasão, que mudam a depender do cliente.

Afinal, um detalhe que pode ser importante para um comprador – como um espaço silencioso para montar um home office – nem sempre será atrativo para outro.

   2. Elabore opções para uma melhor negociação

Poucas pessoas escolhem a primeira opção, sobretudo quando falamos no lugar que será seu lar pelos próximos anos (ou pela vida inteira). Por isso, ainda que você saiba que aquele é o imóvel ideal para o comprador, apresente outras opções disponíveis em seu catálogo.

Se possível, entre em contato com outros corretores e mostre o máximo de propriedades possíveis . Ofereça um leque de opções durante uma negociação imobiliária e garanta não apenas que o cliente encontre o lar dos sonhos, mas que não precise pedir ajuda de outro corretor.

   3. Entenda o perfil dos seus clientes

Cada cliente tem prioridades, necessidades e perfis diferentes – sendo que o mesmo imóvel pode atender a todas essas particularidades, desde que o corretor de imóveis consiga demonstrar isso. O primeiro passo é conhecer todos os detalhes do imóvel e, em seguida, aprender o perfil do cliente com quem está sendo feita a negociação imobiliária .

Para isso, você deve estudar o comprador , utilizando, por exemplo, estas táticas:

  • registre as informações pessoais e familiares fornecidas;
  • mostre-se aberto a diálogos e faça perguntas;
  • interprete as necessidades implícitas nos comentários.

   4. Estabeleça um senso de urgência

Dependendo apenas da vontade do cliente, as transações imobiliárias iriam demorar bastante tempo. Para impedir isso e agilizar o fechamento da venda, uma das estratégias mais utilizadas é o senso de urgência.

Por exemplo, informe ao cliente que há outras pessoas interessadas em fechar a venda ou que imóveis semelhantes naquela região vendem muito rápido. Convença a pessoa que, se ela não tomar logo uma decisão, poderá perder o imóvel dos sonhos .

   5. Fundamente os seus argumentos

Lembra a dica de apresentar um imóvel com todos os desejos do cliente, mas fora da sua realidade financeira?

Essa e outras estratégias só podem ser utilizadas durante uma negociação imobiliária caso estejam baseadas em dados verdadeiros . Caso contrário, o cliente pode acabar descobrindo a verdade sobre seu argumento, desistindo da venda e ainda manchando sua imagem no mercado .

Além disso, promessas vazias ou irreais apenas afastam os interessados – afinal, todo mundo sabe que é impossível comprar um imóvel gigantesco, com piscina e/ou vista para o mar pagando pouco.

Aplique o conhecimento acumulado ao longo desse conteúdo ao vender imóveis e garanta maior sucesso durante uma negociação imobiliária.

Conheça a CrediPronto

Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa especialista em financiamento imobiliário do Banco Itaú . Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60 mil contratos.

Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar a compra do seu imóvel.

  • Receba até 90% do valor do imóvel.
  • Pague em até 35 anos.
  • A análise de crédito é feita em até 24h.

Faça a simulação do seu financiamento imobiliário conosco agora mesmo .

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).