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Meu financiamento foi aprovado, e agora? Saiba o que acontece após a aprovação

Saiba o que acontece após a aprovação do financiamento

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Meu financiamento foi aprovado, e agora?

A seguir, detalhamos cada etapa do processo após o aceite do Banco.

A aprovação do crédito imobiliário pela instituição financeira é um momento de muita alegria para os compradores. É o início da realização do grande sonho da casa própria, e o fim do aluguel. 

A resposta positiva do crédito é apenas o ponta a pé inicial. Você terá um caminho a percorrer antes da tão almejada entrega das chaves.

Na sequência, você irá conhecer todas essas fases para realizar um financiamento imobiliário. 

Aproveite bem!

Meu financiamento foi aprovado. Quais etapas surgem a partir de agora?

A aprovação do contrato de financiamento é uma ótima notícia para os compradores, pois isso significa que o crédito solicitado foi aprovado pela instituição financeira. Contudo, essa etapa não encerra o processo.

Na realidade, ainda será necessário cumprir outros procedimentos, como entrega de documentos e, inclusive, a vistoria do imóvel.

Além disso, você deve ficar atento aos prazos de cada etapa , evitando que seu crédito seja revogado por que você não entregou ou realizou determinado processo no tempo indicado pela instituição.

Conheça as principais etapas do financiamento imobiliário

Separamos as etapas do financiamento imobiliário que ocorrem após a aprovação do seu crédito.

Análise de crédito

A análise de crédito consiste em avaliar as condições financeiras do cliente, a partir das suas informações básicas e dos seus dados financeiros . Com base nessas informações, será possível determinar as condições mais adequadas para o cliente, e se o mesmo tem condições de honrar o compromisso assumido junto a instituição financeira, de uma forma segura para ambas as partes.

Nesta importante fase, atente-se aos requisitos de análise e siga-os corretamente. Os principais pontos são: os ganhos mensais, movimentação bancária, vínculo empregatício e situação do “nome na praça” —  se há ou não dividas no momento da aprovação e como é o seu histórico de pagamento.

O Banco poderá solicitar outros documentos, no decorrer do processo de aprovação. Esteja preparado para essa possibilidade. 

Escolha do imóvel

Para evitar frustração, muitas pessoas preferem deixar para buscar pelo imóvel ideal, após ter o crédito aprovado ou pelo menos pré-aprovado pela instituição financeira.

Ao chegar nesta fase, fique atento a estas dicas:

  • limite sua busca à margem liberada pelo banco
  • tenha mais de uma opção na sua lista
  • faça visitas, tire fotos ou filme e tome nota dos seus pontos fortes e fracos para facilitar a comparação com outros imóveis
  • descarte imóveis com documentação irregular, pois este será reprovado durante a análise jurídica

Análise jurídica

Esta etapa do financiamento imobiliário é super importante para a concretização do contrato , visto que é responsável por garantir a segurança do negócio para ambas as partes.

A equipe jurídica da instituição financeira, realiza a análise dos documentos dos compradores, FGTS (quando incluso), vendedores e imóvel.

A análise estando em conformidade é gerado o contrato de financiamento. Ficando assim disponível para assinatura dos envolvidos (comprador e vendedor).

Elaboração e assinatura do contrato

O contrato de financiamento sela as negociações, sendo uma das últimas etapas antes do recebimento do dinheiro e da compra do imóvel .

Esse contrato é elaborado também pela equipe jurídica do banco, logo após a verificação e a aprovação dos documentos entregues.

Registro em cartório

Para ter validade jurídica, o contrato de financiamento deve ser registrado no RGI (Registro Geral de Imóveis) competente . E é nele que é feita a oficialização da transferência de do imóvel.

O comprador deve apresentar junto às vias do contrato, o comprovante de pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis ( ITBI ), emitido pelo município.

O prazo legal para conclusão deste registro, é 30 dias , lembrando que pode haver alteração de acordo com a comarca do imóvel. 

O Registro do contrato em cartório, concretiza as negociações, sendo a última etapa do processo antes do recebimento do crédito, finalizando assim, a compra do seu imóvel.

Liberação do recurso de financiamento

Uma vez registrado, o contrato de financiamento deve ser novamente encaminhado à instituição financeira, juntamente com a matrícula original já em nome do atual proprietário, que após conferir sua regularidade, vai finalmente liberar o crédito.

O prazo para liberação depende das regras do próprio Banco, mas normalmente é um processo rápido.

Pronto! Agora você já pode pegar as chaves e aproveitar seu novo imóvel.

 

 

O que são os juros de obra e como ele funciona?

Os juros de obras incidem sobre o empréstimo concedido às construtoras para desenvolvimento dos imóveis , cobrados aos compradores (mutuários) pela instituição financeira ao longo do contrato.

Também chamada de taxa de obra, essa cobrança apenas incide sob os contratos de financiamento de imóvel na planta . Demais modalidades ou compradores à vista não precisam arcar com esse valor.

Cálculo dos juros de obra

De modo geral, não há uma regra específica sobre os cálculos dos juros de obra, apenas é determinado que a instituição financeira ficará responsável pelo processo.

Em contrapartida, muitos bancos consideram uma porcentagem de 2% do valor do imóvel , que é cobrada ao longo da evolução da obra. Dessa forma, conforme o empreendimento for evoluindo, mais caras serão as taxas de obras.

Início e término do pagamento dos juros de obra

Os juros de obra começam a ser cobrados desde o momento que o mutuário assina o contrato de financiamento .

Contudo, essa cobrança encerra no momento em que o Habite-se é entregue , isto é, documento que atesta a segurança e a regularidade do imóvel , permitindo a ocupação dos seus moradores.

 

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