Financiamento Imobiliário

Como conseguir a melhor taxa de financiamento para meu imóvel?

Conseguir a melhor taxa de financiamento na hora de comprar uma casa é um dos grandes objetivos financeiros de uma pessoa. Contudo, o valor dessa taxa é composto por muitos itens e sofre variações de acordo com as movimentações da economia.

Além disso, o comportamento financeiro de um tomador de crédito pode influenciar muito a maneira como um banco o observa como cliente, fazendo com que ele não tenha acesso às melhores condições disponíveis no mercado.

Para que você entenda como pode conquistar a melhor taxa de financiamento para a sua compra, é fundamental que você entenda alguns conceitos básicos sobre o mercado financeiro.

Por isso, publicamos este artigo. Depois de ler este texto, você conseguirá traçar as suas metas para se preparar para o financiamento imobiliário. Vamos lá?

Quando recorrer a um financiamento imobiliário?

O cenário mais óbvio para que alguém recorra a um financiamento imobiliário é quando a pessoa quer comprar um imóvel, mas não tem todo o capital. Contudo, existem casos em que o comprador tem o dinheiro, mas não quer comprometer todo o seu patrimônio na compra.

Ainda existem as pessoas que desejam fugir do aluguel. Elas já têm um gasto mensal com moradia, mas ficariam felizes em trocar o pagamento desse serviço pelo financiamento da casa própria.

O que é “a melhor taxa de financiamento”?

A taxa de financiamento pode variar de banco para banco. Logicamente, o cliente quer pagar pela menor taxa, uma vez que isso representará uma boa economia para o seu bolso a médio e longo prazo.

Como em qualquer outro tipo de negócio, a melhor maneira de conseguir um preço adequado às suas necessidades é pesquisando. Os bancos disponibilizam muitas informações em seus sites, mas a forma mais rápida de obter acesso às informações relacionadas ao financiamento é fazendo uma simulação de crédito.

O cliente informará quanto ganha, qual é o valor do imóvel, em quantas parcelas desejará pagar pelo financiamento etc. Depois de fornecer esses dados, ele terá acesso aos custos da operação, descobrindo se está diante da melhor taxa de financiamento possível.

Também é importante destacarmos que os preços do mercado imobiliário influenciam esses valores. Por exemplo: há alguns anos, o mesmo imóvel que você deseja comprar hoje poderia estar muito mais caro, exigindo um financiamento maior.

A queda no preço dos imóveis representa uma oportunidade indireta de pagar menos pelo financiamento. Portanto, vale a pena que o comprador faça uma boa pesquisa para identificar as boas oportunidades que existem na sua cidade.

O que é Custo Efetivo Total (CET)?

A taxa de juros não é o único fator que compõe as mensalidades de um financiamento imobiliário. Por isso, tão importante quanto buscar pela melhor taxa de financiamento é estar atento ao CET do contrato.

O CET engloba uma série de custos acessórios que precisam ser pagos para que o cliente tenha acesso ao capital. Seguros no financiamento, reajustes da inflação, custos relacionados a atrasos etc.

Portanto, mais importante do que conhecer a taxa de juros é conhecer o valor do CET. É esse o item que o cliente deve considerar na hora de comparar as instituições bancárias, já que o banco que oferece a menor taxa de financiamento pode ter o CET mais caro do mercado.

Como reduzir o valor da taxa de financiamento?

Usando o seu FGTS

Sabendo que a taxa de juros incide sobre o valor do capital emprestado, a maneira mais simples de reduzir o seu impacto é dando um bom valor de entrada na hora de comprar o seu imóvel.

Nesse caso, o cliente pode recorrer ao seu saldo do FGTS. Para a compra de imóveis que custem até R$ 1,5 milhão e a serem financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), o uso é permitido.

O comprador precisa atender a alguns requisitos, como o de trabalhar na cidade em que o imóvel está localizado. Isso é importante porque o objetivo do SFH é ajudar os cidadãos a comprarem o seu primeiro imóvel — e não o de investir no mercado imobiliário, por exemplo.

Ademais, você poderá somar saldo de diferentes contas do FGTS, desde que a compra esteja sendo de forma conjunta.

Aplicando o seu dinheiro para comprar o imóvel

Outra forma de conseguir capital para dar entrada no imóvel é vender objetos e bens que você tem. Não subestime valores pequenos, porque, quando bem aplicados, eles podem ajudá-lo na aquisição do seu imóvel.

Eletrônicos que você não usa, eletrodomésticos que você não precisa, roupas em bom estado: tudo isso pode ser vendido e se transformar em dinheiro.

Ainda é possível vender o seu carro e, com isso, conseguir um bom capital para a compra de um imóvel — além de se livrar de débitos, como o IPVA, seguro automotivo, combustível, estacionamento etc.

Entendendo o que é análise de crédito

A análise de crédito é o processo pelo qual o banco verificará detalhes sobre o seu histórico financeiro, concluindo se o financiamento corre o risco de não ser pago.

Para que o cliente transmita uma boa imagem à instituição bancária, é importante que ele não tenha débitos ativos no momento da análise de crédito.

Por isso, se você está inadimplente, busque um acordo o com seu credor, pois isso contribui para o aumento do seu score de crédito — uma pontuação que ajuda as empresas definirem o quão arriscado é fazer negócios com uma pessoa.

Além disso, providencie todos os documentos necessários para o financiamento, incluindo os do vendedor e os do imóvel. Além de agilizar o processo de análise, isso contribui para que o banco analise esses papéis, descobrindo se você tem capacidade para quitar o financiamento imobiliário.

Como vimos, conquistar a melhor taxa de financiamento exige um pouco de trabalho por parte do cliente, já que ele terá que fazer algumas pesquisas. Uma dica crucial nessa etapa é buscar empresas que tenham vasta experiência nesse setor, pois elas oferecem as melhores taxas e atendimento.

Esse é o caso da CrediPronto. Nós já emitimos mais de 30 mil contratos, concedendo mais de R$ 7 bilhões em crédito. Por isso, converse com a gente, pois podemos ajudá-lo a realizar o sonho de comprar a sua casa.

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%