Como descobrir qual é a melhor época para comprar um imóvel?

como-descobrir-qual-e-a-melhor-epoca-para-comprar-um-imovel

Sem tempo para ler? Ouça esse conteúdo!

 É fato que ter a casa própria é o sonho de muitas pessoas. Esse objetivo é possível quando se escolhe a melhor época para comprar imóveis e são analisados os fatores de mercado considerados influenciadores do valor das casas ou apartamentos.

Além disso, é preciso considerar os momentos da vida do comprador, capazes de facilitar ou não o alcance dessa meta. Para ajudar você, este post apresenta os principais fatos a serem considerados no momento da compra e dicas que podem auxiliar nesse processo.

Deseja saber mais sobre qual é a melhor época para comprar um imóvel? Continue a sua leitura!

O que deve ser analisado para comprar um imóvel?

Após a decisão de adquirir um imóvel próprio, examinam-se os fatores do mercado imobiliário diante do cenário econômico atual. Veja quais questões devem ser analisadas.

Juros e Taxa Selic

Os juros e a Taxa Selic influenciam o financiamento de imóveis. A Selic é responsável pela taxa básica dos juros aplicados nas operações de crédito e controla os financiamentos de imóveis . Quando está baixa, tal taxa diminui os juros aplicados em financiamento.

Ademais, os juros demonstram o comportamento dos bancos perante o mercado. Quanto menores estão, maior a confiança das instituições financeiras. Esse é o momento ideal para comprar a casa própria.

Lei da oferta e da procura

Devido à crise dos últimos tempos (como a provocada pela pandemia), muitos imóveis permaneceram à venda. Assim, os valores das propriedades se mantiveram em baixa, pois a demanda aumentou e a procura diminuiu. Isso beneficiou aqueles que desejam comprar sua casa própria, pois há maiores chances de negociações.

Essa é a melhor época para comprar um imóvel, pois é possível que o comprador consiga desconto, aumento do número de parcelas ou boa oferta de crédito, em especial, quando é oferecida uma entrada e negociado o restante.

Período do ano

Alguns meses do ano facilitam a venda da casa própria ou apartamento. Há menos vendas após o Ano Novo, tendo em vista as dívidas de início de ano, como material escolar e os impostos que a população em geral necessita pagar.

Por isso, a melhor época do ano para comprar imóveis é no fim do ano, quando se recebe o 13º salário. Além disso, há maior disposição dos vendedores em negociar, a fim de não pagar o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana), que incide em janeiro.

Qual a melhor época da vida para comprar um imóvel?

Depois de entender os fatores do mercado imobiliário, é necessário observar em que momento da vida o comprador está. Veja alguns pontos a serem levados em consideração e que estão voltados a época vivida pelos possíveis compradores!

Dinheiro disponível

Seja por ter recebido uma herança, seja por ter feito um investimento, ter um dinheiro disponível é determinante para escolher a melhor época para comprar um imóvel. Essa disponibilidade facilita as negociações, já que é possível solicitar desconto pelo pagamento à vista ou pelo menor número de parcelas.

Estabilidade profissional

Ter um emprego estável, com um bom salário, influencia o momento de adquirir a casa própria. Desse modo, consegue-se comprometer uma parcela dos rendimentos, a médio ou longo prazo, sem prejudicar seu próprio sustento e o pagamento das outras contas existentes.

Necessidade pessoal

O imóvel deve se adequar à necessidade do comprador. Logo, analisa-se o desejo de acolher uma família ou morar sozinho, bem como as condições financeiras e o modo como vai acontecer o pagamento do bem.

como-descobrir-qual-a-melhor-epoca-para-comprar-imovel

Quais são as principais dicas para comprar um imóvel?

Para comprar um imóvel, é necessário analisar alguns pontos e ter clareza sobre quais são as suas reais necessidades. Primeiro, entenda seus anseios e reflita sobre projetos futuros para, depois, ir em busca da casa ou do apartamento para moradia.

Questione-se sobre diversos fatores e veja o que realmente é importante para a sua vida. Observe nossas dicas!

Avaliar as opções de imóveis disponíveis no mercado

Fazer a compra de um imóvel é algo que exige cautela, principalmente, pelo fato de que os valores a serem investidos são altos. Por essa razão, a avaliação das opções de propriedades disponíveis pode ser fundamental para definir qual será adquirida. Alguns dos aspectos a serem avaliados são:

  • localização;
  • vizinhança;
  • instalações;
  • tamanho do imóvel.

Após verificar essas questões, você terá se certificado de que vai fazer um bom negócio. Lembre-se de analisar todos esses quesitos antes de assinar o contrato de compra e venda, pois depois da assinatura será mais difícil voltar atrás.

Optar por um financiamento imobiliário

Uma das melhores opções para adquirir um imóvel próprio é fazer um financiamento . Algumas pessoas não se sentem confortáveis em fazer um parcelamento, mas saiba que, nos dias atuais, essa é uma das melhores opções.

Basta analisar o valor do imóvel e os juros que serão cobrados para poder usar essa alternativa e aproveitar os seus benefícios. Não se esqueça de ter disciplina, foco e organização para não atrasar o pagamento das parcelas.

Contar com uma consultoria especializada

Outra dica interessante, e que tem feito muito sucesso na aquisição de imóveis, é contar com uma consultoria especializada em financiamentos imobiliários . Os consultores têm especialização na área e vão orientar o comprador quanto às questões financeiras, indicando também a melhor solução de financiamento para cada caso.

Muitas pessoas pensam que apenas indo a um banco em que têm conta poderão realizar essa operação e, então, fechar a compra. Contudo, elas se esquecem de analisar alguns fatores fundamentais antes de fazer a negociação, o que pode acarretar em prejuízo financeiro. Fazer contato com consultores especializados garante aos compradores maior segurança e menor burocracia na hora de comprar a casa ou apartamento desejado.

Para escolher a melhor época para comprar imóveis, devem ser examinados os fatores do mercado, com o intuito de decidir o momento econômico ideal. Entretanto, ainda é necessário observar a fase da vida do comprador, para que a realização do sonho não se torne uma grande frustração. Isso se torna possível com o auxílio de uma consultoria especializada, que poderá auxiliar em todo processo de compra.

Gostou deste post? Caso ainda tenha dúvidas sobre negociações de imóveis ou precise de mais informações, entre em contato conosco para darmos mais dicas para a aquisição do imóvel ideal para você e sua família!

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).