Conteúdo em áudio Financiamento Imobiliário

Como descobrir qual é a melhor época para comprar um imóvel?

Ouça essa matéria.

É fato que ter a casa própria é o sonho de muitas pessoas. Esse objetivo é possível quando se escolhe a melhor época do ano para comprar um imóvel e são analisados os fatores de mercado influenciadores do valor dos imóveis.

Além disso, é preciso considerar os momentos da vida do comprador, capazes de facilitar ou não o alcance dessa meta.

Para ajudá-lo, escrevemos este post, apresentado os principais fatos a serem considerados no momento da compra. Confira!

O que deve ser analisado para comprar um imóvel?

Após a decisão de adquirir um imóvel próprio, examinam-se os fatores do mercado imobiliário diante do cenário econômico atual.

Juros e Taxa SELIC

Os juros e a Taxa SELIC influenciam o financiamento de imóveis. A Taxa SELIC é responsável pela taxa básica dos juros aplicados nas operações de crédito e controla os financiamentos de imóveis.

Dessa forma, quando está baixa, tal taxa diminui os juros aplicadas em financiamento.

Ademais, os juros demonstram o comportamento dos bancos perante o mercado. Quanto menores estão, maior a confiança dos bancos. Esse é o momento ideal para comprar a casa própria.

Lei da oferta e da procura

Devido à crise dos últimos tempos, muitos imóveis permaneceram à venda. Assim, os valores das propriedade mantiveram-se em baixa, pois a demanda aumentou e a procura diminuiu.

Isso beneficiou aqueles que desejam comprar sua casa própria, pois há maiores chances de negociações. Essa é a melhor época para comprar um imóvel.

É possível que o comprador consiga desconto, aumento do número de parcelas ou boa oferta de crédito, em especial quando é oferecido uma entrada e negociado o restante.

Período do ano

Alguns meses do ano possibilitam a venda da casa própria. Há menos vendas após o ano novo, tendo em vista as dívidas de início de ano, como material escolar e impostos.

Por isso, a melhor época do ano para comprar imóveis é no fim do ano, quando se recebe o 13º salário. Além disso, há maior disposição dos vendedores em negociar, a fim de não pagarem o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana), que incide em janeiro.

Qual a melhor época da vida para comprar um imóvel?

Depois de entender os fatores do mercado imobiliário, é necessário observar em que momento da vida o comprador está.

Dinheiro disponível

Seja por ter recebido uma herança ou feito uma poupança, ter um dinheiro disponível é determinante para escolher a melhor época para comprar um imóvel. Essa disponibilidade facilita negociações.

Estabilidade profissional

Ter um emprego estável, com um bom salário, influencia o momento de adquirir a casa própria. Desse modo, consegue-se comprometer uma grande parcela dos rendimentos, a médio ou longo prazo, sem prejudicar seu próprio sustento.

Necessidade pessoal

O imóvel deve se adequar à necessidade do comprador. Logo, analisa-se o desejo de acolher uma família ou morar sozinho, bem como as condições financeiras e o modo como vai acontecer o pagamento.

Portanto, é notório que, visando escolher a melhor época para comprar um imóvel, devem ser examinados os fatores do mercado, com o intuito de decidir o momento econômico ideal. Entretanto, ainda é necessário observar a fase da vida do comprador, para que a realização do sonho não se torne uma grande frustração.

Gostou deste post? Caso tenha dúvidas sobre o tema ou precise de mais informações, entre em contato conosco!

Faça uma simulação e financie até 82%

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.