credipronto-logo-blog

Confira como escolher o melhor banco para portabilidade de crédito

 

 Realizar a portabilidade de crédito é uma boa opção de economizar no financiamento imobiliário. A palavra portabilidade está mais associada aos serviços de telefonia, mas também é possível adotá-la em operações bancárias .

Para quem tem financiamento imobiliário com altas taxas de juros, por exemplo, a portabilidade pode ser uma forma de diminuir o valor das parcelas

Porém, algumas pessoas podem não saber como funciona essa modalidade de negócio, quais são as vantagens e desvantagens, e que é preciso ter atenção na hora de escolher o melhor banco para fazer a portabilidade de crédito .

Para ajudar você a entender melhor como funciona a portabilidade, preparamos este conteúdo com informações importantes sobre o tema. Além disso, explicamos como funciona a portabilidade de financiamento imobiliário e como solicitar o serviço na CrediPronto . Boa leitura!

O que é portabilidade de crédito?

A portabilidade de crédito é a transferência do contrato de empréstimo ou financiamento de um banco para outro . Por exemplo, se você financiou um imóvel com uma instituição financeira e encontrou outra com melhores condições de financiamento imobiliário , você pode levar a operação para esse banco.

Além disso, é possível migrar de instituição para alterar a modalidade de crédito originalmente contratado . Assim, ainda que o financiamento ou empréstimo tenha sido realizado em um banco, isso não impede que você pesquise as condições no mercado que mais se adequem às suas necessidades.

Após fazer a portabilidade, a nova instituição deve manter as mesmas condições estabelecidas no contrato original , o que muda são as taxas de juros e, com isso, o valor das parcelas também vai sofrer alteração.

É importante destacar que a portabilidade não tem nada a ver com refinanciamento imobiliário ou com crédito com garantia de imóvel , pois essas duas modalidades pedem como garantia o imóvel.

No caso da portabilidade de crédito , o contrato já fechado anteriormente com uma instituição bancária simplesmente migra para outro banco.

Em que situações vale a pena fazer portabilidade de crédito?

Como foi citado anteriormente, a portabilidade é vantajosa quando as taxas de um banco são menores do que as de outras instituições financeiras. Porém, é preciso observar outros pontos para saber quando a portabilidade vale a pena.

Para quem deseja fazer a portabilidade de financiamento imobiliário, vamos abordar nos próximos tópicos quando é vantajoso transferir a operação de um banco para outro.

CET menor

O Custo Efetivo Total (CET) refere-se a todas as taxas, multas, seguros e outros encargos que incidem sobre o contrato de financiamento.

Algumas pessoas consideram somente a taxa de juros para resolver se uma instituição é melhor que a outra, mas o que torna um financiamento mais barato é o CET. Isso porque um contrato com taxa de juros maior pode ser mais barato se comparado com financiamento com menor taxa, mas com o CET mais alto.

Então, uma dica é avaliar se o CET da instituição que você deseja solicitar a portabilidade é mais baixo do que a encontrada no banco em que o contrato foi fechado. Para isso, existem simuladores de financiamento imobiliário que podem ajudar nessa escolha.

Insatisfação com o banco

A qualidade do atendimento prestado pela instituição também deve ser levado em conta na hora de escolher o melhor banco para portabilidade de crédito.

Caso você enfrente dificuldade no atendimento do banco, como para renegociar dívida, amortizar o financiamento ou para estorno de valores, pode ser vantajoso migrar seu financiamento imobiliário para outro banco, assim você evita muita dor de cabeça, visto que esse tipo de contrato costuma levar anos para ser quitado.

Quando não vale a pena?

A portabilidade não é vantajosa quando o cliente usufrui de muitas vantagens dentro de um banco — situação comum quando o cliente está na instituição há muito tempo.

Nesse caso, o cliente deve calcular o impacto dos custos bancários dentro do orçamento disponível e verificar se vale a pena mudar para uma instituição que talvez não conceda o mesmo limite de crédito, por exemplo.

Portanto, a portabilidade não é indicada quando o cálculo do financiamento imobiliário constata que o negócio ficará mais caro.

Agora que você já sabe o que é portabilidade e quando vale a pena fazer a migração de contrato no financiamento imobiliário, veja a seguir como escolher o melhor banco para portabilidade de crédito.

Veja como escolher o melhor banco para portabilidade de crédito

Existem várias instituições financeiras no mercado e cada uma oferece condições diferentes, o que pode deixar você confuso na hora de escolher o banco ideal para fazer a portabilidade.

Por isso, antes de fazer a migração da operação financeira, você pode analisar se a futura instituição oferece:

  1. valor do parcelamento atrativo;
  2. atendimento ao cliente de qualidade e personalizado;
  3. flexibilidade;
  4. prazos;
  5. transparência das informações;
  6. suporte online.

Dessa maneira, faça uma lista de prós e contras antes de trocar de instituição financeira.

Financiamento-imobiliario-com-a-CrediPronto

Como fazer a portabilidade?

Os bancos não são obrigados a aceitar clientes portados de outras instituições, por isso, você deve entrar em contato com o novo banco e verificar se ele realiza portabilidade de crédito. Caso realize, ele fará uma nova análise de crédito e, se ela for aprovada, cuidará de todos os detalhes.

É provável que o seu antigo banco entre em contato com você oferecendo uma contraproposta, mas é preciso colocar todos os pesos na balança para tomar a decisão certa.

Faça a sua portabilidade de crédito com o Banco Itaú

Como você conferiu neste post , contar com uma empresa sólida e experiente fará toda a diferença na hora de fazer a portabilidade de crédito.

Se você busca uma instituição financeira para fazer a portabilidade com taxas atrativas, conheça o Banco Itaú , parceiro da CrediPronto .

O Itaú Unibanco é o maior banco privado do país , a maior instituição financeira da América Latina e uma das maiores do mundo, especialista no mercado de operações financeiras.

Conheça a CrediPronto

A CrediPronto é uma empresa especializada em financiamento e crédito imobiliário com garantia de imóvel. Com 13 anos de experiência no mercado, temos parceiros espalhados em todas as 27 unidades federativas do país.

Sabemos que adquirir um imóvel é um passo importante na sua vida, por isso oferecemos as melhores condições de financiamento imobiliário do mercado. A CrediPronto oferece linhas de crédito que variam de R$ 40 mil a R$ 3 milhões , com possibilidade de financiar até 90% do valor do imóvel. Também é possível pagar a dívida em até 30 anos .

A CrediPronto oferece o serviço de consultoria gratuitamente para você entender as opções de financiamento disponíveis e escolher a melhor alternativa para o seu orçamento.

Além do mais, por meio do nosso simulador , você fica sabendo qual é a melhor opção de financiamento imobiliário e agiliza a análise de crédito com a CrediPronto.

Ademais, outras vantagens de realizar o seu financiamento com a CrediPronto são:

  • atendimento personalizado, 100% online ;
  • emissão de contrato de forma rápida e segura;
  • taxas competitivas.

Temos milhares de clientes satisfeitos com nossos serviços e queremos que você seja o próximo. Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores.

Gostou de entender como escolher o melhor banco para portabilidade de crédito? Confira estes outros conteúdos:

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).