credipronto-logo-blog

Letra de crédito imobiliário – Conheça mais este investimento

Letra-de-crédito-imobiliário

Que tal ouvir esse texto?

Aprenda tudo sobre essa modalidade e entenda suas vantagens.

Sem sombra de dúvida, há muitas pessoas que compram casas em condomínio em SP , pensando nisso como uma forma de investimento. De fato, a pessoa pode posteriormente alugar ou vender esse imóvel e obter lucro. Contudo, há outra maneira melhor de investir nesse segmento: letra de crédito imobiliário.

Não obstante, com a queda dos juros nesse momento no país, muitas pessoas têm procurado outros tipos de investimento de renda fixa para aplicar seus recursos. Nesse sentido, esse contexto se torna muito propício para o mercado de crédito imobiliário. Dentro das inúmeras possibilidades nesse sentido, está a já citada Letra de Crédito Imobiliário.

O que é a letra de crédito imobiliário?

As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) nada mais são do que papéis de renda fixa com lastro em créditos imobiliários assegurados por hipotecas ou então por alienação fiduciária de um bem imóvel. A propósito, esses créditos imobiliários fornecem aos seus respectivos tomadores direito de crédito pelo valor nominal, atualização monetária e juros, se for esse o caso.

Além disso, os chamados bancos múltiplos, comerciais, a Caixa Econômica Federal e as outras instituições financeiras que possuem autorização do Banco Central para efetuar operações de crédito imobiliário poderão dessa forma emitir LCIs. Vale a pena destacar que a contratação em questão precisa necessariamente ser registrada na Cetip.

Em outras palavras, tais instituições financeiras usam uma parcela de suas carteiras de créditos imobiliários como lastro para uma aplicação de ordem financeira que pode ser ofertada para a sua clientela. Assim sendo, os recursos investidos são voltados para os financiamentos habitacionais.

Surpreendentemente, as LCIs podem ser asseguradas por um ou mais créditos imobiliários. Contudo, a somatória do principal das letras emitidas não pode extrapolar a totalidade do valor dos créditos imobiliários detidos pela companhia responsável por sua emissão.

Os prazos

Curiosamente, os prazos de vencimento destes papéis são restrito pelo prazo das obrigações imobiliárias que servem de respaldo para o seu consequente lançamento. É válido recordar que os créditos concedidos em caução de uma dada LCI podem ser trocados por outros do mesmo tipo.

A nível de exemplo, isso pode ocorrer em situações nas quais o vencimento antecipado ou liquidação antes do prazo das operações imobiliárias fornecidas em garantia.

No caso específico da Caixa Econômica Federal, hoje em dia a companhia mais atuante em crédito imobiliário em todo o Brasil, o menor prazo desse investimento é de dois meses e o máximo é de 25 meses.

Os tributos

Da perspectiva da tributação, o produto é bastante interessante. Com efeito, desde o ano de 2004 a remuneração tem isenção de Imposto de Renda para Pessoas Físicas.

Por outro lado, os tributos para as pessoas jurídicas se coadunam com a de renda fixa, iniciando em alíquotas de 22,5% para investimentos de até 180 dias, até 15% para prazos acima de 720 dias.

As características e detalhes da Letra de Crédito Imobiliário

Dito de outra forma, a LCI tem como propósito fornecer crédito para o setor imobiliário. Em termos práticos, isso quer dizer que a LCI atua como uma espécie de empréstimo que o aplicador faz para a instituição financeira, similar ao que ocorre em produtos como dos CDBs.

Contudo, a diferença nesse contexto é que o recurso do investidor é voltado para as operações de crédito imobiliário. Pelo fato da LCI ser um fundo de renda fixa, na hora que a pessoa investe nela, já se tem condições de descobrir qual é a taxa de retorno e qual será a duração mínima da aplicação.

É fundamental pontuar que a lógica de funcionamento da Letra de Crédito Imobiliário é basicamente igual a da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA): o aplicador empresta seu dinheiro para o banco financiar outras operações.

Porém, a distinção é que na LCI o valor arrecadado é encaminhado para o financiamento de operações no setor imobiliário. Já o LCA, por sua vez, é vinculado ao agronegócio.

Quais são as vantagens e desvantagens da LCI?

As maiores vantagens apresentadas pela LCI são as seguintes:

  • Rendimento acima daquele ofertado pela poupança;
  • Baixo risco;
  • Isenção de Imposto de Renda e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
  • Baixa incidência de taxas, do mesmo modo como ocorre com as LCAs;
  • Investimento que detém a proteção do Fundo Garantidor de Crédito.

Aliás, o Governo Federal enxerga as LCIs (e as LCAs) como uma chance de acelerar a economia do Brasil, dado que, por meio delas, existe a possibilidade de se investir recursos em setores estratégicos do país. No caso especial da LCI, o foco é o setor imobiliário. Por esse motivo, elas possuem isenção de Imposto de Renda e IOF para pessoas físicas.

Agora, as LCI também possuem algumas desvantagens. Elas são:

  • As LCI contêm um prazo mínimo de emissão de 90 dias. Isso quer dizer que o investidor não poderá resgatar os valores antes desse período – o que complica o investimento para as pessoas que querem recuperar seus recursos antes desse prazo de 3 meses.
  • LCI não é válida como garantia para operações na Bolsa de Valores.

Valores mínimos e rentabilidade

Uma vez que a LCI é um fundo de renda fixa, os seus rendimentos são determinados antes mesmo de se investir. Há essencialmente três modalidades de LCI: prefixada, pós-fixada e híbrida.

As LCI prefixadas exibem um rendimento definido e livre de variações. No momento de investir, o aplicador já é capaz de saber qual será o seu retorno.

Por outro lado, as alternativas pós-fixadas possuem a rentabilidade atrelada a um índice, como o IPCA ou CDI. Em situações como essa, seus rendimentos são pagos em conformidade com um percentual em cima do índice determinado.

Por fim, há também as LCI híbridas, que juntam uma taxa prefixada definida no momento da aplicação com um indicador, como o IPCA.

Ademais, não há um valor mínimo para iniciar as aplicações em LCI. Com efeito, no mercado se observam operações que tem valores bem baixos, de 10 reais ou até menos e outras de até 10 mil reais.

Você pode perceber que os investimentos no mercado imobiliário vão muito além de comprar uma casa para depois vender ou alugar. Afinal, há fundos de investimento, como a LCI. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).