Como descobrir quais são os juros de financiamento de cada banco?

como-descobrir-quais-são-os-juros-de-financiamento-de-cada-banco

A maioria das pessoas que decide comprar um imóvel por meio de financiamento imobiliário gostaria de saber como funcionam as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras. Afinal, esse percentual influencia diretamente o valor das parcelas e o montante pago para a quitação do contrato. Por isso, é importante negociar depois de conhecer as práticas do mercado.

Neste post, vamos explicar o que é juros de financiamento e como saber quais são os percentuais praticados pelas instituições. Além do mais, forneceremos detalhes sobre a quantia financiada e o tempo de incidência das taxas sobre o valor da unidade imobiliária. Aqui, você descobrirá a importância da consultoria para compreender o instrumento contratual e fazer um bom negócio.

O que são juros de financiamento?

Juros de financiamento são a quantia cobrada pelo valor financiado e pelo período de tempo necessário para a sua total quitação. Trata-se de uma taxa que é definida pelos bancos ou financeiras que influenciará o montante integral a ser pago e servirá para remunerar a instituição que concedeu o crédito para a aquisição de um imóvel.

A taxa de juros aumenta um pouquinho o saldo devedor a cada mês enquanto o comprador paga as prestações. Ocorre que cada instituição define o percentual cobrado como juros em empréstimos ou financiamentos imobiliários. As taxas variam de acordo com os fatores que envolvem a sua composição, por exemplo, o cenário macroeconômico.

O valor da taxa de juros varia conforme a economia do país, se há estímulo ao crédito ou incentivos do governo. Mas a política interna das instituições financeiras também interfere na composição dessa porcentagem, pois, se houver disposição para ofertar financiamentos, o percentual será reduzido para a atração dos clientes.

Como saber quais são os juros de cada banco?

Conhecer os juros de cada banco é importante para realizar uma contratação mais consciente. As instituições que oferecem taxas mais baixas são interessantes se estiverem de acordo com o seu perfil. Vale a pena compreender as tarifas praticadas no mercado, já que elas produzem uma variação significativa do preço das parcelas. Veja abaixo alguns detalhes de como escolher o banco !

Bancos digitais

Normalmente, os bancos digitais apresentam taxas distintas para operações diferenciadas. As negociações estão sujeitas às diretrizes internas das instituições e, por isso, é necessário fazer uma comparação das tarifas aplicadas. Cada modalidade de crédito é criada para atender a determinada necessidade e resolver os problemas dos consumidores.

Os bancos digitais já contam com milhões de clientes do mundo inteiro e oferecem cartões de crédito e débito. A conta digital aberta por essas instituições financeiras não tem anuidade, nem tarifas mensais, além de não haver taxas de manutenção e o rendimento ultrapassar os juros das poupanças. Nas compras internacionais, pode ser cobrada a taxa de câmbio.

Os cartões dos bancos digitais podem ofertar programa de vantagens ou acumular pontos que serão trocados por produtos depois de determinado tempo. Existem opções com uma série de possibilidades sem custo adicional. As operações são realizadas por meio de aplicativo com isenção das taxas, saques gratuitos e ilimitados.

Cooperativas de crédito

Elas também oferecem empréstimo pessoal, cartão de crédito e cheque especial para os seus clientes com taxas acessíveis, contando com modalidades de financiamentos com garantia e empréstimos com tarifas atrativas. Os juros dessas instituições são geralmente mais baixos, pois os riscos de inadimplência são menores do que para os bancos.

Fintechs de empréstimo

As fintechs de empréstimo ofertam serviços financeiros por meio de canais digitais, aplicativos ou sites. Elas ganharam força e estão revolucionando o setor financeiro ao fornecer serviços de forma rápida e intuitiva para consumidores que necessitam de financiamentos ou créditos. Essas empresas são bem aceitas pelo público por cobrarem juros baixos.

Diante disso, é necessário considerar as fintechs de empréstimo na hora de consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras. Existem opções mais vantajosas, tendo em vista que cada empresa tem regras específicas e percentuais próprios. Os portais na Internet revelam as informações e permitem o acesso aos serviços.

Qual a importância da consultoria neste caso?

Uma consultoria é muito importante para a compreensão dos juros e das vantagens oferecidas pelos bancos. O consultor imobiliário é o profissional responsável por analisar o cenário e auxiliar o consumidor na realização do negócio mais vantajoso. A empresa que oferece esse serviço conhece as tarifas praticadas no mercado e alertará sobre os riscos.

Escolha do financiamento ideal

Um bom consultor vai além de apontar as taxas de juros das instituições financeiras. Ele ajuda o cliente a escolher o financiamento que atenderá às suas necessidades ou expectativas. Antes da assinatura do contrato, esse profissional explicará todos os itens do documento para que não restem dúvidas na hora de fechar a contratação.

Opção pela taxa mais acessível

A empresa que fornece o serviço de consultoria avalia a capacidade de pagamento de cada cliente e aponta qual taxa de juros se encaixa melhor em seu perfil. Ela poderá considerar a renda do grupo familiar na hora de fazer o cálculo de financiamento , mas não envolverá nas contas mais de 30% dos rendimentos do comprador e do seu cônjuge.

Prestações que não prejudicam o orçamento

A empresa de consultoria faz as simulações e define a contratação com prestações que não prejudicam o orçamento familiar. Ela aplicará a taxa que for mais interessante para cada caso, levando em consideração os benefícios que o cliente terá. Em algumas situações, a tabela SAC é a mais indicada, em outras, a Poupança + ou a tabela MIX.

Simulador on-line

Empresas de consultoria confiáveis oferecem aos seus clientes um simulador em seu portal na Internet. Para simular o financiamento imobiliário, acesse o site da organização e insira os dados solicitados pela ferramenta. Ela exigirá a escolha de uma modalidade, do tipo de taxa aplicável, do preço total do imóvel, do montante a ser financiado e da localização do imóvel.

Para iniciar a simulação, é preciso fornecer os dados pessoais e definir o prazo de pagamento do contrato, que vai até 30 anos. Além disso, será preciso informar se já tem um imóvel escolhido, se almeja incorporar outras despesas e o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Enfim, agora você já sabe como descobrir quais são os juros de financiamento de cada banco e por que fazer uma consultoria ! O consultor imobiliário auxilia o cliente durante a aquisição imóvel até a entrega das chaves e no pós-venda. Esse profissional ajuda ainda a sanar dúvidas e a fazer um planejamento financeiro.

Precisa saber um pouco mais sobre juros de financiamentos ou obter informações com um consultor especializado? Fale conosco agora mesmo!

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).