credipronto-logo-blog

IPCA: entenda o que é e confira como ele é calculado!

Ouça esse conteúdo!

Você acompanha o Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA) ? Ele é muito importante porque se relaciona aos rendimentos dos investimentos e por mostrar como está a economia brasileira. Caso não conheça os detalhes sobre esse assunto, leia este conteúdo até o fim e obtenha as informações necessárias.

Aqui, vamos explicar o que é o índice IPCA, como ele funciona e de que modo é calculado, além de mostrar sua influência no dia a dia e nos investimentos. Confira!

 

Saiba o que é o IPCA

O IPCA é o índice que serve para medir a variação de preços de mercado para os consumidores finais. Ele foi estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e todos os meses mostra como está a inflação em nosso país. Portanto, ele é um termômetro de avaliação de perdas no poder aquisitivo.

O Banco Central utiliza o IPCA para o monitoramento da inflação no Brasil desde o ano de 1979. Vale destacar que quando os preços dos produtos dos supermercados aumentam, consequentemente esse índice também sobe. Isso aconteceu nos anos 80 e 90 antes do Plano Real entrar em cena. Naquele período os preços variavam de uma hora para a outra.

 

Entenda como ele afeta sua vida

Esse índice afeta a vida dos brasileiros porque interfere nas taxas de rentabilidade dos investimentos e nos ganhos reais dos investidores. Se a inflação estiver alta, influenciada pela queda na produção ou gastos excessivos do governo, por exemplo, uma boa parte dos ganhos provavelmente será perdida. Por outro lado, o IPCA influencia a escolha dos ativos devido ao aumento que a sua subida causa na taxa Selic.

 

Confira como o IPCA é calculado

 

Todos os meses são feitos os cálculos do IPCA por meio de uma pesquisa de preços realizada pelo IBGE. A análise é efetuada em concessionárias de serviços públicos, prestadoras de serviços, domicílios e estabelecimentos comerciais. A coleta dos dados é feita entre o primeiro e o último dia de cada mês para ter acesso a um levantamento.

No cálculo são consideradas as categorias com percentuais variados. Confira:

  • vestuário — 6,67%;
  • transporte — 20,54%;
  • saúde e higiene pessoal — 11,09%;
  • habitação — 14,62%;
  • educação — 4,37%;
  • despesas pessoais — 9,94%;
  • comunicação — 4,96%;
  • artigos domésticos — 4,69%;
  • bebidas e alimentação — 23,12%.

Cada modalidade tem um peso diferenciado na operação de acordo com as orientações do IBGE.

 

Veja como proteger seu dinheiro

Para proteger seu dinheiro é importante entender que o IPCA afeta os investimentos financeiros. Um investimento lucrativo precisa apresentar rendimentos que acompanhem a inflação para garantir o poder de compra do investidor. Caso contrário, você perderá as quantias investidas por não conseguir adquirir no futuro os mesmos produtos que poderiam ser comprados hoje.

Agora você já sabe o que é o IPCA e entende como ele é calculado. Antes de optar por um investimento, procure saber sobre a rentabilidade e o funcionamento de cada possibilidade e faça um planejamento financeiro . Existem fundos cuja remuneração está atrelada a esse índice que influencia diretamente os lucros a serem obtidos.

Deseja obter mais informações sobre temas relacionados? Leia nosso post sobre como evitar os efeitos da inflação no orçamento .

 

Conheça a CrediPronto

Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.

Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.

  • Receba até 90% do valor do imóvel;
  • Pague em até 30 anos;
  • Receba sua análise de crédito em até 24 horas.

Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.

 

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).