Mercado Imobiliário

Investir: A melhor maneira de realizar o planejado

Ouça essa matéria clicando no player abaixo.

O que significa o dinheiro para você? É uma forma para realizar o planejado ou é seu objetivo de vida?

Encontrar a melhor maneira de como gerenciar seus recursos não é uma das tarefas mais simples. No Brasil, pouco mais de 4% da população faz planejamento financeiro, adequando receitas e despesas com as respectivas metas pessoais ou familiares. Em outros países, esse percentual atinge a incrível marca de 93% nos Estados Unidos e supera os 80% no Japão.

Com pequenas atitudes e o produto financeiro correto, é possível fazer os recursos trabalharem a favor dos nossos planos e sonhos. Construir, proteger e manter patrimônio financeiro não significa abrir mão de aproveitar “o agora” e sim ter consciência de que investir nos aproxima muito mais dos nossos objetivos em todas as etapas da vida.

Esse planejamento é mais simples do que se imagina, mas requer três principais pilares.

1- Defina metas pessoais: Como gostaria de construir sua vida e realizar seus sonhos?

Todos nós temos inúmeros planos e sonhos e, para realiza-los, precisamos fazer escolhas, sabendo para onde vamos e o que queremos. Como dizem o ditado popular, “se não sabemos para onde vamos, qualquer caminho serve”. Veja o exemplo abaixo:

Após a visão clara dos objetivos e prazos para realização, o segundo fator na gestão financeira é conhecer os produtos adequados ao seu perfil de risco. É comum, todos esperarem pelo ideal, Rentabilidade, Segurança e Liquidez juntos. Mas é preciso reconhecer que termos esses três fatores em um único investimento não é possível. Deve-se assumir o compromisso de alcançar as metas pessoais e planejar o tempo que pode esperar. Quanto maior prazo, mais riscos podemos correr na espera por resultados.

2- Conheça os produtos adequados, equilibrando Rentabilidade, Segurança e Liquidez

Por exemplo, antes de realizar a aquisição de um bem como um imóvel, deve-se questionar se como fazê-lo: à vista ou financiado? Pesquisar, consultar especialistas no assunto é fundamental. Atualmente, o financiamento imobiliário é uma ótima opção para realizar esse sonho.

3- Gaste menos do que é gerado da sua receita!

Para começar a investir hoje e fazer uma gestão financeira adequada, o mais importante, apesar de bastante óbvio, é que a despesa tem que necessariamente ser menor que a receita. Reduza uma pequena parcela de cada item de seus gastos. Essa economia, somadas, já servem para iniciar uma carteira de investimento. Algumas dicas já conhecidas:

– Tenha todas as suas despesas registradas em uma planilha (existem diversos modelos disponíveis na internet);

– Evite utilizar linhas de crédito como cheque especial e cartão de crédito;

– Junte os vencimentos de suas contas no mesmo dia, logo após o salário;

– Atenção com os pequenos gastos diários, como o conhecido cafezinho depois do almoço;

– Crie o hábito de poupar

Por fim, mais importante do que investir muito é investir sempre. Tenha disciplina e celebre cada uma de suas conquistas. Já dizia o poeta espanhol Antonio Machado, “o caminho se faz ao caminhar”.

Gostou de nossas dicas? Conte para gente como que você faz para economizar e atingir os seus sonhos.

Faça uma simulação e financie até 82%

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.