Investir em imóveis: vale a pena mesmo? Confira!

Porque Investir em imóveis? Confira!

Investir em imóveis é um dos tipos de aplicações mais populares no mundo . É muito comum conhecer alguém que comprou um imóvel barato e vendeu mais caro ou alugou a propriedade e ficou recebendo uma renda mensal. 

E existe uma razão para isso: é um investimento que oferece uma boa segurança rentabilidade .  Quer saber mais sobre como funciona e as principais vantagens desse tipo de investimento? Continue a leitura deste artigo! 

Afinal, vale a pena investir em imóveis para alugar?

Dentre as diversas modalidades de investimento disponíveis no mercado investir em imóveis é uma das opções com maior rentabilidade e mais baixo risco. 

Primeiro, existe um grande déficit habitacional no Brasil, então, há uma demanda praticamente constante por imóveis para moradia. Segundo dados de pesquisa da Fundação João Pinheiro de 2019 , são mais de 5,8 milhões de residências.  Além disso, é um investimento que você consegue lucrar de duas formas ao mesmo tempo: com a valorização do imóvel e o recebimento de aluguel 

Essa é uma forma clássica de receber renda passiva , ou seja, ganhar uma quantia sem precisar necessariamente trabalhar. Você aluga e recebe seu rendimento mensal, podendo até se aposentar a depender do valor.  Sendo assim, investir em imóveis é uma atividade que realmente vale a pena.

Quais são os custos para investir em imóveis para alugar?

Antes de alugar, além do custo com a compra do imóvel , você pode precisar realizar reformas a fim de deixar a propriedade pronta para moradia, bem como valorizá-la ainda mais.  Contudo, após os custos iniciais, as demais despesas, como água e luz, ficam por conta do futuro morador, dependendo do contrato fechado com ele. 

Além disso, recomenda-se ter um bom advogado para redigir seu contrato e reduzir o risco de inadimplência do inquilino, sendo um custo adicional a ser adicionado na conta.  Caso seu imóvel esteja situado em um condomínio, é preciso negociar a responsabilidade do pagamento com o novo residente.

Principais vantagens de investir em imóveis

Agora, você vai entender o porquê investir em imóveis é tão vantajoso. Confira os benefícios: 

Valorização

Segundo uma pesquisa da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) , a valorização dos imóveis foi de 15,3% ao ano na década que vai de 2009 a 2019 (sendo 5,9% ao ano e a valorização dos imóveis de 9,4% ao ano).  Ou seja, se você investisse R$100.000, você receberia uma média de 15.300 por ano, o equivalente a R$1.275 por mês. 

Comparando com outras formas de investimento , como a renda fixa, é possível observar que essa rentabilidade foi bastante interessante para o investidor.  Além disso, essa rentabilidade pode ser ainda maior se você investir em tipos específicos de propriedade, como na planta ou terrenos. 

Segurança 

Esse é um dos grandes pontos fortes de investir em imóveisPrimeiro, uma vez que você tenha a propriedade registrada em seu nome, dificilmente alguém vai tirar, ou seja, não corre o risco do banco quebrar e você perder o investimento, por exemplo. 

Além disso, como a moradia é uma necessidade, sempre vai existir uma demanda por imóveis. 

Formação de patrimônio

Se você quer enriquecer ou prover uma boa qualidade de vida para sua família, o caminho mais comum é a construção de um patrimônio . Ou seja, acumular bens em nome do longo da vida. 

No caso dos imóveis, você pode formar uma renda que passará para seus futuros herdeiros.

Aumento da renda

Investir em imóveis é uma excelente forma de criar uma renda passiva, ou seja, uma receita que não depende do seu trabalho para receber. 

Existem diversos investidores que vivem somente com a renda dos aluguéis de seus imóveis, mas você também tem a opção de utilizá-los como um complemento da sua renda. 

Benefícios fiscais

Com o auxílio de um contador, você consegue algumas vantagens fiscais com o investimento. 

Por exemplo, existe uma regra que, caso ocorra a venda de imóvel e compra de outro com o ganho da venda em até 180 dias, você recebe isenção do recolhimento do IR sobre o lucro de capital apurado na venda inicial. Dessa forma, esse é um diferencial interessante para quem deseja pagar menos impostos.

Mas como investir em imóveis ?

Decidiu investir em imóveis ? Abaixo, entenda como começar no ramo.

 

Pense como um investidor

Antes de aplicar seu dinheiro em uma propriedade, é essencial pensar como um investidor. Isso significa que você não precisa pensar nas suas necessidades e sim no futuro morador do local. 

Por isso, selecione imóveis pensando nas principais demandas de inquilinos, bem como o que vai mais chamar a atenção deles.  Além disso, procure estipular um objetivo: você vai alugar? Hospedar turistas? Vender com lucro?

Saber o objetivo ajuda bastante na hora de escolher o imóvel

 

Escolha uma boa localização

A localização pode valorizar ou desvalorizar bastante o seu imóvel. Não é à toa que existem excelentes imóveis por um preço bem baixo em regiões perigosas e outros com uma infraestrutura bem inferior com valores exorbitantes no centro da cidade. 

Por isso, lembre-se de estudar bastante a localização, visitar o local, conversar com moradores, dentre outras ações. 

 

Compre o imóvel com as melhores condições

Antes de obter o retorno, é preciso adquirir a propriedade primeiro.  Nesse sentido, quanto melhores forem as condições de pagamento do imóvel, melhor. Assim, você consegue um lucro maior no futuro. 

 

Prepare a propriedade 

Caso compre um imóvel pronto, vale a pena reformar antes de vender ou alugar. Uma simples reforma consegue valorizar consideravelmente a propriedade. Como a aparência importa — e muito — na percepção de valor do imóvel, é interessante caprichar na estética para chamar a atenção de possíveis inquilinos. 

 

Invista em imóveis com a CrediPronto!

Se você quer investir em imóveis, a CrediPronto oferece excelentes condições de financiamento imobiliário para você adquirir sua propriedade da melhor forma. 

Temos: 

  • financiamento de até 90% do valor; 
  • prazo de pagamento de até 30 anos; 
  • análise de crédito feita em até 24h. 

E, como um investidor precisa de agilidade, todo processo é rápido e fácil aqui na CrediPronto. Faça a sua simulação conosco agora mesmo!

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).