Vale a pena fazer o financiamento de imóvel usado?

Vale-a-pena-fazer-o-financiamento-de-imovel-usado

Dê o play nesse conteúdo.

 Esse é um dilema muito comum na mente de quem está se preparando para sair do aluguel. Financiar uma propriedade novinha em folha é mais vantajoso do ponto de vista estético, mas, por outro lado, fazer o financiamento de imóvel usado sai muito mais em conta, sem falar que o local já estará pronto para entrada imediata.

É claro que a opção entre imóvel novo ou usado vai depender, também. da situação do comprador e do mercado imobiliário, principalmente, considerando-se as taxas de financiamento . Tudo é uma questão de oportunidade.

Para auxiliar na decisão, preparamos este post, que explica o processo e as vantagens de financiamentos imobiliários para propriedades usadas. Gostaria de saber mais sobre as possibilidades e benefícios? Acompanhe a leitura!

Como funciona o financiamento de um imóvel usado?

Assim como no caso de imóveis novos, as instituições financeiras oferecem diversas opções para quem deseja fazer financiamento de um imóvel usado. Em algumas situações, é possível parcelar, até mesmo, 82% do valor da propriedade, o que facilita muito a aquisição, já que a maior parte será paga em prestações.

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

O FGTS pode ser utilizado para fazer financiamento de imóveis usados de três maneiras. O fundo serve para dar uma entrada no preço da casa ou apartamento, para diminuir o valor das prestações mensais ou para amortizar o valor integral do débito. Basta solicitar o uso das quantias depositadas na sua conta vinculada, a cada dois anos.

Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

Esse é um sistema criado pelo governo para financiar a aquisição de imóveis por meio dos recursos depositados nas contas poupanças e nas contas vinculadas do FGTS. O objetivo do SFH é movimentar o mercado imobiliário e permitir que os brasileiros comprem a casa própria. As instituições bancárias liberam o crédito para quem deseja comprar uma unidade imobiliária usada.

Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE)

O SBPE é uma modalidade de financiamento específica para a compra de imóveis e que pode ser disponibilizada pelas instituições bancárias ou financeiras. O mecanismo é útil para os compradores que precisam parcelar o pagamento de propriedades para a diversificação do patrimônio pessoal e para investidores que atuam nesse mercado.

Por que procurar uma consultoria imobiliária?

Como se trata de uma transação detalhada, o ideal é contar com uma consultoria de financiamento imobiliário. Ela vai analisar qual instituição oferece as melhores condições de pagamento para você.

Esse serviço é muito útil, também, na desburocratização do negócio. Isso porque os profissionais darão todas as orientações necessárias para o processo de compra, desde a análise de crédito até o preparo da documentação.

O que considerar na hora de comprar um imóvel usado?

A aquisição de um imóvel usado exige prudência por parte do comprador, já que esses bens, geralmente, exigem gastos extras com reformas. Faça uma lista com os aspectos que precisam ser analisados antes de fechar um negócio para não se esquecer de nenhum detalhe. Defina as suas prioridades e verifique se a casa ou apartamento vai suprir as suas necessidades.

Localização privilegiada

A localização do imóvel é um fator muito importante para quem vai comprá-lo. Normalmente, os usados estão em regiões privilegiadas e mais próximas aos centros. Esse aspecto decorre do processo de urbanização, do desenvolvimento do mercado imobiliário e dos empreendimentos que foram construídos ao longo do tempo.

Ao visitar um imóvel, avalie a área onde ele está situado para saber como é a estrutura do bairro. Analise se há supermercados, farmácias, postos de saúde, escolas, academias, lotéricas, bem como as ruas e os acessos às rodovias. Imóveis bem localizados são mais valorizados e têm preços interessantes.

Motivo da compra

O objetivo da compra de um imóvel também é relevante para a tomada de decisão. Se você estiver escolhendo uma casa para a sua moradia, precisa averiguar se atenderá às suas necessidades e às de sua família. Já se o motivo for obter renda extra por meio do aluguel, pesquise os valores praticados na região e veja se eles estão de acordo com suas expectativas.

Imóveis comprados para alugar devem estar em boas condições de uso, se você não tiver dinheiro acumulado para reformas. Afinal, as pessoas não vão concordar em pagar aluguel de um apartamento ou casa com problemas nas instalações ou pintura deteriorada. Conheça o histórico do imóvel, descubra se ele foi financiado anteriormente e se está quitado.

Condições estruturais

Observe as estruturas do imóvel com cuidado antes de fechar a negociação. Faça uma análise para ter certeza de que não existem goteiras, rachaduras, infiltrações ou desníveis nos assoalhos, conferindo todas as condições, vazamentos, rachaduras em paredes, instalações elétricas, encanamentos, tomadas, interruptores, lâmpadas etc. Olhe, também, os vasos sanitários e dê a descarga para ver se está tudo funcionado com perfeição.

Reputação da imobiliária

Comprar um imóvel é um investimento de alto valor. Por essa razão, você deve avaliar a reputação da imobiliária ou incorporadora que fará a negociação.

Pesquise sobre a credibilidade que a empresa tem no mercado, se ela cumpre suas obrigações e se há reclamações registradas em sites ou redes sociais. Descubra, também, se responde a processos judiciais em virtude de venda de imóveis que contenham vícios ocultos.

Quais são as vantagens de financiar um imóvel usado?

Os imóveis usados são entregues aos compradores com mais rapidez do que os novos. Normalmente, dentro de 30 dias, é possível receber o bem e começar a fazer uso dele, visto que já está registrado e que o antigo proprietário entregou as chaves.

Casas ou apartamentos recém-construídos demoram mais. Isso ocorre em virtude dos processos burocráticos que envolvem as documentações.

Imóvel mais barato

Sem dúvida, o preço mais baixo é o maior atrativo dos imóveis usados. A precificação de uma propriedade é regulada por aspectos como oferta, valor do metro quadrado na região e o estado físico da casa ou apartamento. Nesse último quesito, é natural que um imóvel que já foi usado valha menos do que outro nas mesmas condições, porém, novo.

Sendo assim, o cálculo do financiamento , certamente, será mais atrativo. Além disso, investir em um imóvel usado não significa pecar em qualidade. Na grande maioria das vezes, eles passam por reformas antes de serem colocados à venda, o que os deixa totalmente repaginados, seguros e prontos para receber o novo morador.

Entrada imediata

Um imóvel usado permite que o comprador se mude para o local de imediato, considerando-se que a propriedade já tem um histórico de uso, ou seja, já passou da fase de estruturação ou acabamento. Isso, geralmente, é um empecilho no caso dos imóveis novos, pois muitas vezes, os compradores precisam esperar a finalização de determinado serviço ou instalação de cabeamentos de TV e internet, por exemplo.

Instalações completas

Esse benefício tem tudo a ver com o anterior. Afinal, se o imóvel estiver com as instalações completas, nada impede que o morador realize a mudança imediatamente após a compra. Quando uma propriedade usada é reformada para venda, as instalações passam por uma manutenção criteriosa, que atesta o padrão de segurança e funcionalidade de tudo na casa.

Assim, o comprador não terá dor de cabeça para aguardar o término de alguma obra ou a ligação de serviços como água e luz. Portanto, fazer o financiamento de imóveis usados é algo que vale a pena, desde que o local esteja bem cuidado e em plenas condições de uso. O seu bolso agradece e você vai usufruir do novo lar muito antes do que imagina.

Oportunidade de investimento

A aquisição de imóveis é uma excelente oportunidade de investimento porque esses bens têm um grande potencial de valorização. Há casas e apartamentos situados em lugares privilegiados, sendo visados pelas construtoras. Diante disso, o preço deles tende a aumentar consideravelmente em poucos anos. Outra opção é reformá-los para revender ou alugar.

Imóveis são investimentos sólidos que, em cenários de estabilidade econômica, não desvalorizam. Se forem adquiridos para alugar, vão gerar renda mensal para os seus proprietários.

Entretanto, se a ideia for revendê-los, basta fazer uma reforma ou algumas melhorias para elevar o seu preço e ganhar um bom dinheiro com a negociação. As pequenas mudanças não são custosas e agregam valor.

Quais os documentos necessários para o financiamento?

Os interessados na compra de um imóvel usado precisam apresentar alguns documentos para a instituição que fornecerá o crédito . Os trabalhadores empregados devem fornecer a Carteira de Identidade e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), extratos bancários, contracheque ou outro comprovante de renda atualizado, certidão de casamento, certidão negativa de débitos e declaração de Imposto de Renda (IR).

Os profissionais independentes, além dos documentos pessoais, terão que entregar a Declaração da União para a sua categoria, a Restituição do Imposto de Renda, o Recebimento da Demonstração do Resultado ou o Recebimento pelo Trabalho Executado. Entretanto, a instituição pode exigir outras documentações que julgar necessárias.

As pessoas jurídicas deverão fornecer, ainda, Certidão de Quitação de Tributos Federais (CQTF), Certificado de Regularidade do FGTS (CRF), Certidão Negativa de Débito do INSS e Contrato Social ou Estatuto Social original. Os papéis que identificam o imóvel e os dados do vendedor são obrigatórios para que a instituição consiga fazer a análise e aprovar o crédito solicitado.

Como a CrediPronto ajuda nesse processo?

A CrediPronto fornece consultoria em financiamento imobiliário de modo rápido e fácil. A empresa parcela mais de 80% do preço de imóveis residenciais ou comerciais , sendo aqueles em 240 a 360 parcelas mensais. A análise de crédito leva apenas 24 horas, e o contrato é emitido com muita agilidade.

Segurança de um grande banco (Itaú) 

Os bancos maiores, como o Itaú, oferecem maior segurança aos seus clientes. Afinal, essas instituições já estão consolidadas no mercado e prezam pela sua reputação. Uma instituição financeira renomada e que tem credibilidade investe em sistemas seguros para evitar o vazamento de informações e para proteger os dados de seus clientes.

Um grande banco pode facilitar a negociação e oferecer condições adequadas ao perfil de cada cliente. Com tecnologias atualizadas e aplicativos, possibilita o acesso aos dados do financiamento imobiliário com o uso de um smartphone e da Internet. Além disso, investe em sistemas inteligentes, que facilitam as contratações.

Praticidade na contratação do financiamento

Contrate uma empresa especializada em financiamentos imobiliários e disponibilize consultoria para seus clientes. A CrediPronto oferece aos seus parceiros a chance de comprar um imóvel de forma prática, rápida e fácil. Ela nasceu da união entre o Itaú e a Lopes para colocar um fim na burocracia e oferecer os melhores serviços do mercado.

Deu para perceber que vale a pena fazer o financiamento de imóvel usado! Ao contratar a CrediPronto , você adquire, também, o seguro por morte e invalidez permanente, além do seguro por danos físicos ao bem, que cobre todos os tipos de prejuízos oriundos de causas naturais. A empresa utiliza o sistema de amortização constante. Assim, o valor das prestações vai reduzindo todos os meses.

Gostou deste conteúdo e achou interessante a possibilidade de fazer um financiamento imobiliário? Faça, agora mesmo, uma simulação !

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).