credipronto-logo-blog

Devo investir em imóvel comercial ou residencial? Descubra agora!

Devo investir em imóvel comercial ou residencial?

Ouça esse conteúdo clicando no player abaixo!

Se você está na dúvida entre investir em imóvel comercial ou residencial, saiba que qualquer uma das opções é muito vantajosa em termos de segurança de investimento e garantia de retorno. Afinal, estamos falando da posse de um patrimônio sólido, que no futuro pode se transformar até mesmo em sua principal fonte de renda.

Portanto, não existe uma resposta definitiva para esse questionamento. A escolha ideal vai depender das suas prioridades e do capital que você possui disponível, já que, dependendo da localização, os imóveis comerciais tendem a ter um valor bastante elevado. Neste post, explicaremos tudo para você. Continue a leitura e acerte em cheio na decisão!

Investir em imóvel comercial ou residencial: o que vale mais a pena?

mercado de investimentos imobiliários é um dos poucos setores que se mantém sempre aquecido. Isso porque a demanda por moradia ou salas comerciais é algo constante. As negociações em torno de uma propriedade residencial costumam ser mais ágeis, pois há menos quesitos considerados.

Já na compra de um imóvel comercial, é preciso redobrar a atenção em alguns pontos, como o bairro em questão — se é um importante centro de serviços na cidade — e a infraestrutura geral do prédio. Não adianta comprar uma boa sala comercial em um edifício caindo aos pedaços, certo?

Em linhas gerais, podemos dizer que o mercado dos imóveis comerciais está levemente mais aquecido, sobretudo porque a tendência do empreendedorismo tem feito as pessoas recorrerem à locação de escritórios em grandes centros urbanos. Além disso, como os contratos de aluguel são mais longos, sua rentabilidade estará garantida por mais tempo.

De qualquer forma, mesmo optando pelo investimento em propriedades residenciais, dificilmente seu imóvel ficará vazio. Por mais que os contratos de aluguel não sejam tão longos, se a casa ou o apartamento forem bem localizados, com certeza você poderá obter uma renda fixa a partir desse investimento. Dessa forma, as duas opções valem muito a pena.


Quais as principais vantagens do imóvel comercial?

Nosso objetivo é sempre ajudá-lo a enxergar oportunidades no mercado imobiliário. Em relação à compra de imóveis comerciais, existem muitas possibilidades de obter ganhos. Uma delas está relacionada ao tipo de contrato, pois ele é diferente do contrato de locação residencial.

No caso dos imóveis comerciais, a locação visa contratos longos — o que é ótimo para o proprietário. Vamos conhecer outras vantagens a seguir.

Investimento seguro

Como vimos, investir em um imóvel comercial ou residencial é garantia de renda. A segurança do investimento em salas comerciais, por exemplo, é ainda maior em comparação aos imóveis residenciais porque os contratos de locação são mais longos e porque o comércio está sempre em desenvolvimento.

A prestação de serviços nunca estaciona, por isso sempre haverá alguém interessado em alugar sua sala. Além disso, o locatário terá aquela preocupação de manter o imóvel bem apresentado, considerando-se que isso valoriza a imagem da marca e do trabalho dele. Então você pode ficar tranquilo porque ele cuidará muito bem das suas instalações.

Potencial de valorização

É claro que comprar uma casa em um bairro bem localizado eleva o potencial de valorização da residência. Mas isso é ainda mais evidente no caso dos imóveis comerciais. Afinal, a demanda por serviços é algo constante nos grandes centros urbanos, de modo que uma sala jamais ficará vazia em um edifício comercial de referência, por exemplo.

No momento da compra, avalie também os demais serviços do entorno e a infraestrutura geral do bairro : a facilidade de acesso, as rotas alternativas de tráfego, a proximidade com escolas e universidades, entre outros fatores que valorizam o seu investimento também a longo prazo. Isso pode representar uma excelente possibilidade de revenda no futuro.

Instalações impecáveis

Considerando que os escritórios comerciais refletem a imagem da empresa, as pessoas que alugarem a sua sala vão cuidar muito bem dela, como dissemos nos tópicos anteriores. Mas as instalações impecáveis vão além daquele espaço, pois certamente o prédio em questão terá manutenções recorrentes para que tudo esteja sempre nos conformes.

O visual do hall de entrada, a jardinagem e a iluminação, todos esses aspectos costumam estar em perfeitas condições quando você financia um imóvel em um edifício reconhecido e bem localizado. Isso tudo, é claro, valoriza também a sua própria sala comercial e faz com que as pessoas concordem em pagar um preço mais elevado pelo aluguel.

Pode ser usado para negócio próprio

Em 2020, o número de brasileiros que desejavam empreender deu um salto gigantesco: 53% dos entrevistados pelo Sebrae disseram que pretendiam ter o seu próprio negócio. Isso representa cerca de 50 milhões de pessoas. É muita gente, não é verdade?

Existem muitas razões para que alguém empreenda, como ter um trabalho com mais significado pessoal, mais liberdade e até mesmo mais renda. Pensando nisso, ter um imóvel comercial pode ser uma forma de investir nesse sonho.


E as principais vantagens do imóvel residencial?

No caso dos imóveis residenciais, existem muitas possibilidades de ganhos — e oportunidades para compra. Como você já sabe, o financiamento para crédito imobiliário é facilitado em algumas condições, mesmo para imóveis com preço de até R$ 1,5 milhão.

 

Renda passiva

Muita gente que investe em imóveis residenciais o faz pela oportunidade de ter uma renda passiva a longo prazo. Sobretudo quem pensa nas futuras gerações da família, esse é um investimento certeiro para trazer estabilidade aos filhos , por exemplo, que poderão usufruir da renda de locação desses imóveis.

Esse tipo de renda denomina-se passiva porque não exige trabalho para ser gerada, podendo vir exclusivamente do seu próprio patrimônio. Desde que você cuide bem das instalações e tenha escolhido uma propriedade em um local valorizado, pode ter certeza de que a segurança e o retorno desse investimento estarão garantidos.

Demanda constante

Já falamos que a demanda constante por moradia e salas comerciais é um dos fatores que justifica o aquecimento do mercado imobiliário . No caso dos imóveis residenciais, isso é naturalmente mais expressivo. Até porque ninguém vai alugar uma sala comercial sem antes ter um bom lugar para morar, não é mesmo?

Então, em relação à procura, as casas e os apartamentos saem na frente de uma sala comercial. Sempre haverá pessoas interessadas em alugar a sua propriedade e, por se tratar de uma necessidade urgente, no geral você fecha o contrato de locação com mais agilidade. No caso das propriedades comerciais, embora a procura também seja alta, as pessoas costumam demorar um pouco mais a se decidirem sobre o aluguel.

Facilidade de negociação

Assim como o processo de aluguel de um imóvel residencial tende a ser mais rápido do que o de uma sala comercial, a negociação de compra de casas ou apartamentos também costuma ser mais ágil que no investimento em imóveis comerciais. O principal motivo para isso é que o valor de uma sala em um grande centro de serviços é mais elevado, o que pode dificultar o financiamento.

Já nos imóveis residenciais, as condições de financiamento geralmente são mais atraentes, com parcelas que cabem no seu bolso, prazos extensos para a quitação e taxas de juros compatíveis com a sua realidade.

Tudo isso, é claro, desde que você esteja contando com uma empresa especializada no ramo para mediar a sua negociação. Assim, o investidor se sentirá mais seguro e confiante pela certeza de iniciar um negócio legítimo.


O que considerar para fazer uma boa escolha?

Como dissemos na introdução, não há resposta definitiva para a dúvida sobre investir em imóvel comercial ou residencial. O seu perfil de investimento é que vai orientar qual a melhor escolha para o seu caso. Se você tem pressa para obter o retorno, talvez seja mais vantajoso investir em casas e apartamentos, cuja demanda por locação é mais urgente em comparação às salas comerciais.

Antes de se decidir, também é importante refletir sobre quanto tempo você estaria disposto a ficar com o imóvel vazio — caso você compre uma sala comercial em um centro de serviços que está começando a se desenvolver agora e que, portanto, traria lucros a longo prazo. Qualquer que seja sua opção, listamos a seguir alguns aspectos que devem ser considerados para fazer uma escolha inteligente.

 

Localização da propriedade

Esse é o critério básico para quem está comprando imóveis pensando em diversificar investimentos. Pouco adianta comprar aquela casa ou sala comercial com acabamentos de primeira se essas propriedades estiverem localizadas em bairros de infraestrutura precária. Sobretudo no caso dos imóveis comerciais, avaliar as condições do tráfego na região também é imprescindível para fazer um bom negócio.

Estacionamento no prédio

Outro ponto importante para sua avaliação são as condições da garagem ou estacionamento do prédio. Avalie o espaço de manobras e certifique-se de que aquela vaga oferece total segurança aos automóveis. No caso de um imóvel comercial, é interessante priorizar edifícios que ofereçam pátios de grandes dimensões para os clientes estacionarem sem o estresse de ficar procurando vaga.

Boa infraestrutura

A infraestrutura do prédio e a funcionalidade das instalações são requisitos importantíssimos para validar sua escolha de investimento — seja em um imóvel comercial, seja em um imóvel residencial. Até porque um prédio mal-acabado espanta a clientela e, do mesmo modo, ninguém quer morar em um local que não ofereça o mínimo de conforto e segurança, certo?

Acabamentos de qualidade

Além das questões estruturais — projeto elétrico, hidráulico etc. — avalie a qualidade dos acabamentos e prefira imóveis onde esses aspectos são bem cuidados. Pintura em dia, iluminação estratégica e um bom paisagismo fazem toda a diferença na apresentação da propriedade. Em se tratando de uma sala comercial, essas características também ajudam a cativar o público-alvo.

Lobby bem decorado

Essa dica é especialmente válida para imóveis comerciais. Como dissemos acima, um lobby bem decorado tem um enorme potencial para atrair clientes. Esses detalhes, embora muitas vezes passem despercebidos pelos proprietários, são importantíssimos para que o público associe a imagem do saguão à qualidade dos serviços ali prestados — sobretudo se estivermos falando de salas em shoppings e grandes centros.

Padrão de segurança

Quando vamos escolher um imóvel para morar, a segurança costuma vir em primeiro plano. Não à toa, os condomínios fechados vêm investindo cada vez mais em sistemas de monitoramento remoto e acesso biométrico, por exemplo.

No caso dos imóveis comerciais, essa preocupação ganha um peso extra, considerando-se que, dependendo da atividade em questão, o imóvel fica mais suscetível a furtos, roubos e assaltos.

Instalações inteligentes

Elevadores inteligentes, sensores de presença e instalações automatizadas, em geral, tornam a experiência no imóvel muito mais cômoda e agradável. Hoje em dia, praticidade é tudo, pois poupa nosso tempo e nos permite focar a atenção no que realmente importa. Portanto, se você vai investir em imóvel comercial ou residencial, valorize seu capital priorizando locais com instalações modernas e funcionais.

Arquitetura sustentável

O conceito de arquitetura sustentável tem tudo a ver com a modernização dos imóveis e o investimento em soluções automatizadas. Além de facilitar o nosso dia a dia, essas soluções poupam recursos operacionais e ainda geram o menor impacto ambiental possível. Um prédio comercial que investe em sistemas de reutilização de água e iluminação natural, por exemplo, economiza significativamente nessas faturas.

Isso vale para as propriedades residenciais . Embora menores, se a gente for considerar um condomínio repleto de apartamentos, as instalações sustentáveis de cada unidade fazem uma grande diferença na economia de recursos, como água e energia elétrica. Sem falar em outras práticas que também geram o mínimo impacto ambiental possível, como a coleta seletiva de resíduos e a reciclagem de materiais.

Documentação em dia

É claro que não deixaríamos de falar de um ponto importantíssimo na negociação para quem vai investir em imóvel comercial ou residencial. Estar atento à documentação da propriedade é imprescindível para não ter problemas. Sobretudo no comércio, é preciso ter certeza de que a sala que você está comprando não tem pendências jurídicas, como pagamento de impostos e demais taxas condominiais.

Caso contrário, você terá muito prejuízo e dor de cabeça para regularizar a propriedade e deixá-la pronta para locação. Nesse sentido, reforçamos a necessidade de estar bem assessorado por profissionais que entendam do assunto.

Uma consultoria imobiliária, por exemplo, além de auxiliar na escolha do melhor tipo de financiamento , orienta quanto à documentação do imóvel para que você possa fazer uma transação totalmente segura.

Como se preparar para financiar um imóvel?

Até agora, nós listamos uma série de vantagens das duas possibilidades: imóvel residencial ou comercial. Contudo, essas informações precisam ser contextualizadas com as suas expectativas em relação ao tema e aos objetivos financeiros, por exemplo. Sendo assim, é importante listar alguns tópicos que não podem ser excluídos da sua análise.

 

Defina um objetivo

Muitas decisões tomadas no nosso dia a dia são feitas por impulso. Em muitos casos, com base nos resultados de outras pessoas. Isso nem sempre é algo que traz boas consequências. Por exemplo: um amigo seu pode ter comprado um imóvel na praia para morar depois da aposentadoria.

À primeira vista, imitá-lo pode parecer uma boa ideia, mas você realmente gosta tanto assim do litoral? Por isso, antes de bater o martelo sobre a compra de um imóvel residencial ou comercial defina o objetivo do investimento. Algumas possibilidades:

  • obter renda com aluguel;
  • venda após valorização;
  • empreender etc.

Tenha controle financeiro

Todo investimento requer planejamento — e não seria diferente na compra de um imóvel residencial ou comercial. Se você não se planejar, aumentam os riscos de endividamento, por maior que seja a sua renda.

Imprevistos acontecem. É por isso que você deve ter uma reserva financeira em um ativo com alta liquidez. Fora isso, não se esqueça de incluir impostos como o ITBI e o IPTU , custos com reforma etc. na hora de avaliar a compra de um imóvel.

E, claro, evite a desorganização com gastos, pois o endividamento no cartão de crédito, por exemplo, pode criar problemas que dificultarão a sua compra, como um score de crédito baixo junto ao banco.

Existem vários aplicativos de organização financeira, como a Olívia e o Minhas Economias . Não deixe de usá-los. Confiar apenas na memória na hora de entender para onde está indo o dinheiro não costuma ser uma boa ideia.

Faça uma reserva para dar de entrada

Economizar para a compra de um imóvel é sempre um desafio — e não importa muito se a pessoa está comprando um imóvel residencial ou comercial. Um dos desafios é fazer com que o valor economizado vença a inflação , cada vez maior, é verdade. Nesse caso, investir em renda fixa, como opções do Tesouro atrelado à Selic pode ser uma boa ideia. 

É claro que essa dica depende muito dos desafios econômicos que a economia enfrenta no momento em que você lê este artigo. Mesmo assim, vale sempre muito a pena acompanhar os rendimentos desses investimentos. Ainda que incida sobre eles o Imposto de Renda , eles conseguem ser úteis na hora de proteger o seu capital para a compra de um imóvel.

Conte com uma assessoria imobiliária

Tem pessoas que gostam de fazer tudo sozinhas, recorrendo a profissionais especializados apenas quando não há outra saída. A ideia de tentar aprender de tudo para nunca contar com suporte não é muito eficiente. Imagine aprender mecânica de automóveis só para não ir a uma oficina?

Com a compra de um imóvel é parecido. Você até pode fazer tudo sozinho, mas as chances de ter muito mais trabalho e, em alguns casos, prejuízo, são altas.

Financiamento-imobilia-rio-com-a-CrediPronto

Por que contar com uma assessoria de financiamento?

Lendo até aqui, você certamente já percebeu que o papel de uma assessoria de financiamento imobiliário é proporcionar a confiança que você precisa para fechar o negócio sem medo. Não há dúvida de que investir em imóvel comercial ou residencial é algo vantajoso. Porém, você pode colocar tudo a perder se não for bem orientado ao longo do processo.

Isso vale não só quanto à segurança da operação, mas também em relação às melhores condições de pagamento para que você não tenha sua renda comprometida por um financiamento mal escolhido. Portanto, antes de tomar a sua decisão, recorra a uma assessoria de financiamento imobiliário para ter certeza de que está fazendo a escolha certa.

Na CrediPronto, o processo de consultoria é gratuito e as condições de financiamento são as melhores do mercado. Além disso, nossos consultores especializados descomplicam o processo para você. Assim, a transação ocorre sem burocracias e com a máxima agilidade possível.

Conheça a CrediPronto

A CrediPronto é uma instituição financeira especializada em financiamento imobiliário. Criada pelo Banco Itaú , a empresa já emitiu mais de 60 mil contratos e está presente em todos os estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal.

Por aqui, é possível utilizar o seu FGTS como uma forma de reduzir a sua dívida. Além dessa vantagem, nosso crédito imobiliário conta com outras excelentes e você pode:

  • financiar até 90% do valor;
  • pagar em até 30 anos;
  • contar com parcelas decrescentes.

Isso tudo com um atendimento rápido e eficiente. Em menos 24 horas, você recebe a análise da sua proposta e pode dar o início ao seu sonho de ter um imóvel próprio.

Faça agora mesmo a sua simulação e conte com as melhores condições do mercado.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).