credipronto-logo-blog

Home equity: o que é e como funciona?

Home Equity: descubra tudo sobre essa linha de crédito especial

Que tal ouvir esse texto?

Popular nos países do exterior, o home equity é uma das modalidades de empréstimo disponibilizadas pelas instituições financeiras .

Com condições bem atraentes, essa linha de crédito ganhou fama com a criação da alienação fiduciária e a despopularização da hipoteca. Você ainda não conhece o home equity ?

Continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre essa modalidade de empréstimo.

O que é home equity?

O home equity é uma modalidade de financiamento em que o cliente oferece à instituição financeira um imóvel como garantia do pagamento, dando mais segurança à empresa .

Em compensação, o solicitante tem acesso ao crédito com condições melhores, ou seja, taxas de juros reduzidas e prazo maior para pagamento. Na CrediPronto, por exemplo, e em outras instituições, você pode encontrar o home equity como crédito imobiliário com garantia de imóvel .

Quem pode fazer home equity no Brasil ?

O home equity está disponível para qualquer pessoa que atenda aos critérios exigidos pela instituição e que tenha um imóvel em nome próprio. Inclusive, essa modalidade é muito utilizada por pessoas jurídicas , que oferecem como garantia o imóvel comercial em que a empresa exerce suas atividades.

Além disso, diferentemente do financiamento imobiliário , o crédito oferecido pelo home equity pode ser destinado para qualquer fim, como reformas, construções, viagens, formaturas, casamentos, entre outros. Outra característica do home equity é que ele também aceita imóveis cujo financiamento imobiliário ainda não foi quitado – contudo, parte do crédito é direcionado ao adimplemento dessa dívida.

A modalidade home equity oferece as melhores taxas do mercado: conheça todas as suas vantagens

Abaixo, separamos os benefícios proporcionados pelo home equity – que tornam essa modalidade de crédito ainda mais atrativa.

Taxas reduzidas

A principal característica (e vantagem) do home equity são as taxas reduzidas, principalmente quando comparado ao empréstimo pessoal . Essa diferença é devido à garantia oferecida pelo cliente no momento da contratação do crédito, que proporciona à instituição mais segurança em relação à adimplência. Assim, as empresas ficam mais abertas em reduzir as taxas do empréstimo e oferecer melhores condições aos clientes.

Prazos mais longos

Outra condição excelente que você garante ao escolher o home equity são os prazos mais longos para o pagamento das prestações. Com isso, as parcelas ficam mais baixas e você consegue incluir essa nova obrigação com maior facilidade em seu planejamento financeiro .

E claro: quanto menor forem as mensalidades do seu crédito com garantia de imóvel, menores serão as chances de inadimplemento. Para você ter uma noção de tempo, os clientes da CrediPronto têm até 240 meses (20 anos) para pagar os seus empréstimos.

Valores mais altos

Reformas, construções, viagens, estudos no exterior e casamentos são apenas alguns planos importantes que podem surgir em nossas vidas ao longo dos anos. Mesmo sendo distintos, todos eles apresentam uma característica em comum: exigem investimentos elevados. Ao optar pelo home equity , você tem acesso a empréstimos de até 60% do valor do seu imóvel .

Assim, uma pessoa que vai oferecer como garantia uma propriedade de R$ 300.000,00, poderá conseguir empréstimos de R$ 180.000,00 – bastante dinheiro, não? Lembrando que o limite de 60% é determinado pela lei, mas algumas instituições financeiras concedem créditos menores.

Por isso, antes de fazer qualquer tipo de empréstimo, o ideal é pesquisar todas as opções disponíveis, comparar as condições e utilizar os simuladores. Essa pesquisa será essencial para garantir que a modalidade escolhida seja a ideal, tanto para a sua condição econômica quanto para os seus planos.

 

Afinal, como solicitar o home equity?

Solicitar o home equity é muito simples, principalmente para instituições financeiras como a CrediPronto, que têm um processo 100% online . Abaixo, confira o passo a passo:

    1.Solicitação

O primeiro passo para obter qualquer modalidade de crédito é entrar em contato com a instituição. Esse contato inicial pode ser realizado por meio das linhas de atendimento direto ou com os simuladores de crédito . Afinal, ao enviar seus dados e o valor desejado na ferramenta, a instituição é informada sobre o seu interesse em relação ao empréstimo, entrando em contato logo em seguida.

   2. Análise de crédito

Durante a análise de crédito , a instituição verifica seus dados pessoais e financeiros, averiguando se o valor solicitado é compatível com seu perfil. Além disso, são estipuladas condições especiais para você.

   3. Documentação

Caso você aceite as condições e os valores determinados pela análise, deverá enviar para o banco os documentos solicitados . Lembrando que essa é uma etapa fundamental para o resultado positivo, por isso, envie todas as documentações corretas, atualizadas e sem nenhuma omissão.

   4. Liberação

Assim que seus documentos forem analisados e a instituição verificar que está tudo certo, o crédito solicitado será liberado diretamente em sua conta. Os clientes da CrediPronto, por exemplo, recebem o valor em suas contas-correntes do Banco Itaú — empresa responsável pela instituição.

Home equity e hipoteca: quais são as diferenças?

O home equity é muito confundido com a hipoteca, pois em ambas as modalidades o cliente concede um imóvel como garantia do pagamento. Contudo, na primeira, a propriedade indireta do imóvel é transferida para a instituição financeira por meio da alienação fiduciária , enquanto na hipoteca essa propriedade permanece com o cliente.

Como resultado, a segurança oferecida à empresa é menor, fazendo com que os juros sejam maiores. Inclusive, a hipoteca é pouco utilizada no Brasil, dado que as taxas do home equity são mais atraentes.

 

Home equity realmente vale a pena?

Diante de tantos pontos positivos, com toda a certeza, sim. Se você está em busca de um empréstimo para realizar planos de alto custo — e tem um imóvel em seu nome —, o home equity é uma das modalidades mais recomendadas .

Não apenas por conceder créditos altos, mas devido às baixas taxas de juros e longo prazo para pagamento da dívida. Contudo, se você está em busca de um empréstimo para aquisição de imóvel , o home equity pode não satisfazer as suas necessidades, principalmente por conta do limite do crédito.

Nesse caso, o financiamento imobiliário é a melhor opção, oferecendo empréstimos que podem até ultrapassar o milhão.

 

Conheça a CrediPronto

A CrediPronto é uma instituição financeira especializada em financiamentos imobiliários presente em todo o Brasil. Fomos criados pelo Banco Itaú com o intuito de oferecer aos brasileiros linhas de crédito imobiliário com as melhores condições do mercado – aproximando essas pessoas do sonho da casa própria.

Assim, segurança e eficiência são as principais características dos nossos produtos financeiros: o financiamento imobiliário e o crédito com garantia de imóvel.

Faça a simulação do seu crédito com garantia de imóvel agora mesmo .

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).