Riscos e desafios do investimento em imóveis: 5 dicas para investir com segurança

mão apontando para uma calculadora

Confira essa matéria em áudio!

 

O primeiro passo para quem deseja realizar qualquer tipo de investimento, incluindo o de imóveis, é conhecer os riscos e desafios envolvidos .

Afinal, a partir desse conhecimento, o investidor será capaz de traçar e adotar estratégias capazes de diminuir a incidência destes e aumentar suas chances de sucesso.

Para ajudar nesse processo, separamos neste conteúdo tudo o que você precisa saber sobre os riscos e desafios do investimento em imóveis, além de dicas importantes para superá-los.

Boa leitura!

O mercado imobiliário e o aumento de interesse por investimento no setor

Mesmo durante a pandemia de covid-19, que afetou grande parte dos setores econômicos do país, o setor da construção civil alcançou, entre 2021 e 2022, um crescimento de 17,7% — enquanto a economia brasileira avançou apenas 8,2%.

O avanço desse mercado demonstrou que por mais que existam outras formas de investir o capital, o setor imobiliário continuará em alta e sendo uma opção segura .

Inclusive, é esperado que a indústria da construção continue alcançando números maiores ao longo de 2023, com uma projeção de 2,5%, mesmo com o retorno das atividades econômicas e uma expectativa de maior estabilidade.

Em frente a números tão positivos, muitas pessoas estão migrando suas capitais para essa área, seja adquirindo imóveis novos e na planta (como as opções adaptadas aos conceitos modernos de studios ), seja investindo em propriedades usadas e terrenos.

Afinal, ainda que o mercado enfrente uma diminuição momentânea, a valorização da propriedade é uma certeza para esses investidores .

Além disso, é possível contar com a segurança de imobilizar o capital em um bem seguro, de difícil destruição ou perda, que pode ser usado para moradia ou como uma renda extra, sempre agregando mais valor ao patrimônio financeiro .

Riscos associados ao investimento em imóveis

Ainda que existam diversas vantagens em optar pelo investimento em imóveis, essa escolha também apresenta alguns riscos, que devem ser conhecidos e ponderados desde o início.

Saiba mais sobre eles a seguir.

Risco de mercado

As linhas de crédito bancárias, como o financiamento imobiliário , são um dos principais meios utilizados pelos compradores durante a aquisição de um imóvel, devido à facilidade de pagamento.

Contudo, as taxas de juros desse crédito são afetadas pelas variações da economia : por exemplo, quanto mais alta estiver a Taxa Selic , a tendência é que os juros também fiquem maiores.

Como consequência, as pessoas podem perder o interesse em comprar um imóvel naquele momento (preferindo investir o dinheiro em aplicações de renda fixa) e causar prejuízos aos investidores que almejam por essa transação.

Então, fique atento a essas oscilações antes de fazer sua escolha, sobretudo dependendo da sua estratégia de investimento.

Risco de liquidez

Nem sempre seu imóvel estará trazendo lucros, seja por passar muito tempo à venda (o que pode desvalorizar seu preço), seja por não ter inquilinos por alguns meses, gerando ao proprietário gastos extras com condomínio, luz, água, entre outros.

Saber desse risco é importante tanto para ajudar a avaliar se esse é realmente o destino mais adequado para seu capital quanto na hora de escolher um bom imóvel.

Afinal, na maioria das vezes, vale mais a pena investir um pouco mais e comprar uma propriedade que trará maior segurança na liquidez, do que economizar e ficar meses perdendo dinheiro.

Risco operacional 

Além das perdas citadas anteriormente, no investimento em imóveis, você também corre o risco de vender ou alugar a propriedade por um valor abaixo do mercado, sobretudo quando estiver com pressa para obter retornos.

Risco regulatório 

Para evitar o risco de adquirir uma propriedade irregular, sempre solicite ao atual proprietário todos os documentos daquele imóvel ou peça a emissão no cartório em que estiver registrado.

Além disso, em caso de dúvidas, consulte um advogado ou corretor de imóveis .

Principais desafios enfrentados pelos investidores imobiliários

Separamos alguns desafios que você poderá enfrentar caso decida investir em propriedades imobiliárias:

Acesso ao capital

Ainda que as linhas de crédito imobiliário facilitem o processo de aquisição de imóvel, nem sempre é fácil conseguir ter acesso a elas, sobretudo nos bancos tradicionais. 

Afinal, para liberar uma margem de crédito com o valor necessário para comprar um imóvel, as instituições consideram uma série de fatores durante a análise de crédito , incluindo score , renda familiar e entre outros. E, dependendo dos critérios, você pode não ser aprovado.

Conhecimento e expertise

Todo processo de investimento no mercado imobiliário exige do investidor um conhecimento amplo, tanto das linhas de crédito imobiliário e das taxas de juros quanto do valor real dos imóveis, da qualidade da propriedade, entre outros.

Gerenciamento e manutenção

Após a compra, o investidor deverá se organizar para gerenciar aquele imóvel, estabelecendo os contratos de locação (se for o caso), pagando os débitos, realizando as reformas necessárias etc.

Estratégias para redução dos riscos e superação dos desafios

As dicas abaixo vão ajudar você a driblar os riscos e desafios envolvidos no investimento em imóveis, bem como aumentar suas chances de sucesso. Confira:

1. Diversificação do portfólio

A principal vantagem de investir em imóveis é diversificar seu portfólio de investimentos de uma forma segura, direcionando parte do seu capital em um bem de mais difícil perda.

Contudo, ao mesmo tempo, você terá acesso a fontes de rendimento com maior liquidez, inclusive que vão ajudar a cobrir os meses de baixa liquidez gerados pela propriedade imobiliária.

2. Análise de mercado

Lembra-se dos riscos de mercados que falamos anteriormente? Estes podem ser reduzidos se você investir tempo e dedicação fazendo uma análise profunda do mercado.

Durante essa pesquisa, considere não apenas o setor imobiliário e da construção civil, como também as linhas de crédito, a capacidade de compra atual da população, a segurança da região e outras informações que podem afetar sua escolha.

3. Gestão profissional

Como vimos, investir em imóveis requer uma série de processos, etapas e, principalmente, conhecimentos em algumas áreas específicas.

Por isso, o fundamental para ter sucesso nesse tipo de investimento é contratar serviços de gestão imobiliária profissional , que ficarão responsáveis com a administração e manutenção do imóvel.

4. Educação e networking

Antes de começar a procurar por imóveis para investir, você deve direcionar seu tempo e sua atenção na busca por conhecimento.

Faça análises de mercado, entenda como funcionam as negociações imobiliárias , conheça os preços praticados nos principais bairros da cidade e aprenda a relação entre os setores econômicos. Enfim, quanto mais conhecimento tiver, maiores serão suas chances de sucesso .

Para facilitar esse processo, participe de eventos da área e crie uma rede de contatos, trocando conhecimento com especialistas ou pessoas com maior experiência no ramo dos investimentos em imóveis.

5. Parcerias experientes

Tenha ao seu lado pessoas experientes nesse mercado, seja para investir com você ou como parceiro, seja realizando troca de experiências e demais ações.

O importante é garantir o máximo de confiança e conhecimento para que todas as escolhas sejam feitas de forma inteligente, diminuindo os riscos envolvidos.

A CrediPronto pode ser sua grande aliada

Conte com a CrediPronto ao investir em imóveis .

Por meio do nosso financiamento imobiliário, você terá acesso às melhores condições do mercado para conseguir comprar o imóvel ideal para sua estratégia.

Além disso, nossos especialistas estão a postos para ajudar você durante todo esse processo, seja na escolha da propriedade seja com as condições do crédito.

Faça já sua simulação!

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).