Treinamento para corretores: 4 maneiras para se capacitar mais!

Ser um corretor de sucesso exige muita garra, estudo constante e expressivas habilidades interpessoais. Os treinamentos para corretores são imprescindíveis para que possam se manter capacitados e motivados.

Muitas instituições oferecem aulas específicas para os profissionais do mercado imobiliário, mas também, existem muitos cursos para a área de vendas, atendimento e negociação que podem ser bem interessantes.

Neste post, vamos falar sobre treinamento para corretores e sobre a importância de estar sempre atualizado e capacitado para atender aos clientes que buscam comprar um imóvel. Confira!

 

Por que vale a pena investir em treinamentos para corretores de imóveis?

A capacitação de corretores de imóveis é muito relevante, tendo em vista que ela impacta diretamente os resultados do número de contratos e de negócios que são fechados todos os dias. Os treinamentos ampliam a base de clientes e propiciam a conquista de novos proprietários para os imóveis.

Os corretores bem treinados acabam trazendo vantagens para a sua liderança, pois a inclusão de estratégias inteligentes melhora a abordagem com a clientela e eleva as vendas. Por outro lado, eles aprendem a identificar as necessidades e os perfis dos compradores para oferecer atendimento com excelência.

Além disso, os treinamentos oferecem um padrão de atendimento para todos os profissionais envolvidos, fazendo com que todos eles apresentem uma imagem de credibilidade e profissionalismo para a empresa. A organização também melhora, facilitando as rotinas, colocando os colegas de trabalho em sintonia e aumentando a produtividade.

 

Como organizar treinamentos para corretores de imóveis?

 

Os corretores de imóveis precisam de motivação para manter a sua produtividade e fazer conversão em vendas. Para conseguir isso, você pode organizar diversos eventos que vão servir para treinar e engajar os colaboradores. Além de uma boa remuneração e de chances de crescimento pessoal, invista em capacitação. Veja, a seguir, como organizar excelentes treinamentos!

 

Definição de objetivo

Estabeleça objetivos para a realização dos eventos com base nos motivos para a organização dos treinamentos. Talvez o seu foco seja ver o seu time motivado para o trabalho, ou ainda, melhorar o atendimento aos clientes.

Mas existem muitas outras razões interessantes. Entre as principais metas, você pode selecionar algumas, tais como:

  • necessidade de aumentar as vendas;
  • possibilidade de proporcionar conhecimentos;
  • chances de elevar as competências dos corretores;
  • oportunidades de aperfeiçoamento das técnicas de negociação.

Defina com clareza o que deseja alcançar com a realização de cursos ou palestras. Contudo, não se esqueça de investigar quais são as necessidades dos corretores para fazer um planejamento focado no que realmente vai gerar efeito positivo na equipe.

 

Planejamento logístico

Nessa etapa, você vai começar a planejar alguns detalhes do treinamento. É importante divulgar o programa com antecedência para os participantes.

Isso pode ser feito por e-mail, pelos quadros de avisos, pelas redes sociais ou por meio dos líderes, que vão repassar as informações indispensáveis. Considere a disponibilidade dos colaboradores para definir a data. Além disso, preste atenção nos seguintes fatores:

  • horário do treinamento;
  • número de participantes;
  • local adequado;
  • tempo de cada atividade;
  • equipamentos necessários;
  • conteúdos a serem abordados.

Coloque tudo isso no papel para facilitar o acesso a essas informações. Depois de decidir esses pontos, procure descobrir quais são os profissionais que podem auxiliar ministrando os treinamentos. Pode ser alguém que faz parte da sua equipe ou um profissional especializado no tema, que esteja disposto a compartilhar os conhecimentos.

 

Tópicos indispensáveis

Cada grupo de corretores tem interesse em temáticas diferentes e, por isso, é preciso escolher algo que chame a atenção da maioria e inserir na capacitação. Em grande parte dos casos, existem dúvidas sobre:

  • leis;
  • deveres e direitos dos vendedores e dos compradores;
  • regulamentações que impõem limites nas atividades;
  • elaboração correta de contratos de negócio.

Estudar as exigências legais reduz as chances de sofrer prejuízos ou causar conflitos judiciais, que podem ocasionar despesas desnecessárias. Outro tema fundamental é a habilidade da comunicação, que engloba a negociação, a abordagem, e a interação com outras pessoas.

 

Necessidades da equipe

Como já foi dito, o treinamento deve ser elaborado para suprir as demandas dos corretores. Tenha cuidado para não exagerar nas teorias, tendo em vista que, na realidade, os profissionais precisam saber mais sobre a prática. Para ter sucesso, programe palestras, conferências, discussões em grupo, estudos de caso, seminários e aulas expositivas.

 

Quais são os principais tipos de treinamento para corretores?

Sabemos que vender não é algo simples , e o setor de imóveis consegue ser uma das áreas mais complexas dessa profissão. É essencial se renovar e aprender tudo que diz respeito ao mercado imobiliário , já que esses podem ser dados que o seu cliente não acessa.

O curso obrigatório aos corretores de imóveis é o de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), que aborda diversos assuntos sobre a corretagem e que garante, juntamente ao diploma, o CRECI, o certificado que permite ao corretor vender imóveis. Além do TTI, os sindicatos regionais de corretores também oferecem outros cursos com valor muito atrativo, feitos especialmente para quem segue essa carreira.

Aproveite para aprender mais sobre as leis que regem o mercado, os contratos de compra e venda, os impostos e as taxas que recaem sobre os imóveis, o financiamento imobiliário e, até mesmo, as regiões da cidade que estão no vetor de valorização. Deter essas informações será um grande diferencial ao atender seus clientes.

 

1. Cursos para vendedores

O profissional de vendas precisa estar constantemente se renovando. Isso porque ele lida com clientes de várias idades, vários perfis e que têm acesso facilitado à informação.

É possível dizer que, atualmente, o diferencial de um vendedor está mais ligado às habilidades interpessoais do que realmente à detenção de informações. Por isso, abuse de cursos de atendimento, de rapport e de marketing pessoal, pois eles serão importantíssimos para conquistar e fidelizar um cliente.

 

2. Pós-graduação e MBA

Se você já tem formação na área de corretagem e deseja se especializar ainda mais, várias universidades já oferecem cursos de pós-graduação e até mesmo MBAs para o mercado imobiliário.

Você pode encontrar cursos como Gestão de Negócios Imobiliários, Gestão do Mercado Imobiliário, Economia Setorial, Mercado Real State e outras opções interessantes para se tornar um especialista na área.

 

3. Workshops e palestras

Para alguns assuntos, não basta a teoria. É preciso aplicar para entender como funciona e colocar na prática. Para isso, os workshops (também chamados de oficinas) são de extrema importância, já que serão treinamentos mais palpáveis, nos quais você aprende a adotar certas ideias no seu dia a dia de trabalho.

Alguns workshops interessantes para corretores de imóveis dizem respeito à organização, gestão da carteira de clientes , informática, agenda e negociação. Para se inspirar, palestras também são um excelente recurso. Diferentemente dos workshops, elas vão focar mais a teoria, porém, você vai conhecer cases de sucesso, ter novas ideias e aprender técnicas que podem ser aplicadas nas suas rotinas.

 

4. Consultoria

Se você busca algo mais específico e direcionado, uma consultoria pode ser uma ótima opção. Consultores agem como espécies de terapeutas do trabalho, estudando os métodos aplicados e analisando os resultados gerados para entender como melhorar a sua performance.

O que é interessante sobre a consultoria é que ela não oferece respostas prontas, como uma palestra ou um curso. Na verdade, o consultor vai mostrar caminhos para que você descubra as melhores soluções, consiga aplicá-las para evoluir e ter mais resultados.

Como você pôde ver, existem diversas opções para aprender mais sobre a corretagem, desenvolver as suas habilidades e otimizar os seus resultados. Além do mais, vários desses cursos podem ser feitos online, o que pode ser extremamente conveniente para a sua agenda. Agora que você sabe como o treinamento para corretores é importante, não perca tempo e procure uma solução para melhorar suas vendas!

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

 

Conheça a CrediPronto

Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.

Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.

  • Receba até 90% do valor do imóvel;
  • Pague em até 30 anos;
  • Receba sua análise de crédito em até 24 horas.

Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).