8 formas de preparar a apresentação do imóvel para venda

Ouça esse conteúdo!

Em qualquer  negócio imobiliário , cada momento é único e merece toda a atenção do  corretor . Sobretudo na hora da apresentação do imóvel, que é determinante para o sucesso — ou fracasso — de uma venda, todo cuidado é pouco e adotar algumas atitudes estratégicas é imprescindível.

No entanto, muitos proprietários e profissionais não sabem ao certo como fazer isso. Você se identifica com essa situação? Então, vire esse jogo e não descuide dessa parte tão crítica da negociação: leia, aqui, 8 maneiras infalíveis de deixar o imóvel à venda prontinho para encantar!

 

1. Cheque as paredes do imóvel

As paredes são muito importantes para que você consiga fazer uma boa apresentação do imóvel e você não pode deixar de verificar se elas estão em condições adequadas para atrair interessados em potencial. É bom dar uma checada atenciosa, pois em caso de necessidade, uma simples pintura pode custar pouco e trazer um excelente retorno.

Quando sujas ou manchadas, elas deixam os ambientes escuros e pesados. Por isso, cuide para que estejam sempre limpas. Converse com o responsável pela casa ou apartamento que será apresentado e explique a necessidade de providenciar a limpeza das paredes. Afinal, a venda interessa a todos os envolvidos, não é?

 

2. Verifique as áreas externas

Antes de apresentar uma casa, verifique o estado de sua parte externa. Essas áreas estão sendo cada vez mais valorizadas, especialmente quando as pessoas estão em busca de mais qualidade de vida no dia a dia e um maior contato com a natureza.

Quintal, área de serviço, edícula e outros espaços exteriores devem estar em ordem, já que fazem parte do todo que será vendido. Desse modo, veja se não há tralhas e entulhos espalhados do lado de fora da casa. Caso tenha, peça que sejam retirados.

 

3. Deixe tudo limpo

Mostrar um imóvel sujo é abrir caminho para a desvalorização do seu trabalho e do próprio bem a ser vendido. Dessa forma, procure acionar quem estiver cuidando da propriedade: tudo tem que estar limpo na hora da visita. Não se esqueça: a sujeira joga pesado contra qualquer esforço de  venda .

A decisão final acaba sempre ficando a cargo do dono, mas o ideal mesmo seria que ele contasse com a ajuda de um profissional de limpeza ou uma empresa especializada para deixar tudo brilhando. Dessa maneira, você pode aumentar consideravelmente o número de interessados em potencial na unidade em questão.

 

4. Coloque a casa em ordem

Não adianta deixar as paredes sem manchas e a casa brilhando se o proprietário e sua família deixam sempre uma bagunça nos cômodos que passam. Seja uma casa, seja um apartamento, o fundamental é sempre apresentar o imóvel em ordem, sobretudo guardando itens pessoais como roupas, artigos religiosos e materiais de clubes de futebol, por exemplo.

Esse cuidado permite que o potencial comprador enxergue melhor a construção e a estrutura e não tenha sua atenção desviada por objetos espalhados nos ambientes. Além disso, manter tudo organizado é importante, já que muita confusão geralmente é associada à má administração e pouco-caso.

 

5. Providencie pequenos reparos

Essa atitude deve ser encarada não como um gasto, mas como um verdadeiro investimento. Alguns reparos e adaptações não custam muito caro no bolso, mas acabam fazendo uma tremenda diferença na hora de atrair mais compradores e até de precificar a unidade. Uma faz-tudo de confiança pode ser uma excelente ideia.

Torneiras pingando, vidros quebrados, pisos faltando: esses são alguns itens que, quando presentes em um imóvel, causam péssima impressão. Por isso, faça com que tais problemas sejam corrigidos. Com auxílio profissional, esses pontos podem ser reparados, tornando a casa ou apartamento muito mais apresentável.

 

6. Ilumine os ambientes

A importância de uma boa iluminação é cada vez mais apreciada no mercado imobiliário, pois os clientes vão visitar o imóvel com a intenção de ver cada detalhe. Assim sendo, encontrar ambientes escuros pode ser um obstáculo para eles. Nessas condições, quem sabe se ele voltará para uma segunda visita? Afinal, há tantos outros imóveis disponíveis…

Diante desse contexto, procure não arriscar a sua venda: veja se todos os pontos de luz estão funcionando bem e providencie lâmpadas mais fortes para os lugares que julgar escuros. Sugira também que o responsável pelo local na hora da visitação abra, tanto quanto puder, portas, janelas e claraboias.

 

7. Elimine os odores

Antes de levar seu  cliente  para conhecer um imóvel, observe se ele não apresenta mau cheiro. Tomar essa atitude é importante, pois casas e apartamentos fechados há muito tempo podem estar com cheiro de mofo.

Mesmo se a desocupação for recente — ou ainda não tiver acontecido — sempre é possível que exista um ralo entupido ou outra fonte de odores desagradáveis.

Contorne essa dificuldade: abra com antecedência o imóvel, arejando-o bem. Se possível, derrame um desinfetante em pias, ralos e demais pontos que costumam exalar odores.

 

8. Retire marcas e vestígios

Imóvel usado pode estar com marcas e vestígios de antigos moradores. Portanto, veja se não é esse o caso do imóvel que você vai mostrar, prestando atenção à existência de:

  • adesivos esquecidos em portas ou janelas;
  • móveis ou outros objetos abandonados;
  • sobras de materiais de construção.

Se perceber algum desses elementos no imóvel a ser mostrado, retire-o. Quanto mais clean estiver a casa ou apartamento na hora da visita, melhor sua aparência e, consequentemente, maiores as chances de acontecer a venda.

O ideal é criar uma espécie de checklist para fazer uma limpeza antes das visitas, ao menos com 24 horas de antecedência:

  • comece checando as paredes e vendo se existem manchas novas;
  • dê uma boa olhada na área externa, retire plantas mortas e folhas secas;
  • limpe a área interna e, se necessário, chame um profissional para isso;
  • dê um jeito na bagunça e tire objetos indesejáveis da vista dos visitantes;
  • na hora da visita, acenda as luzes, abra portas, janelas e claraboias;
  • elimine odores (se possível, ande com um aromatizador no carro);
  • tente montar um open-house e capriche ainda mais na apresentação nesse dia.

Todas as 8 dicas acima elencadas pretendem auxiliar você, corretor, a fazer uma apresentação de imóvel perfeita. E, lembre-se de que, ao mostrar imóveis ainda ocupados, o ideal é combinar direitinho cada visita e explicar aos moradores a importância dos aspectos abordados neste post.

Confira também esse infográfico da Habitissimo com 9 dicas para valorizar o seu imóvel.

Além da apresentação do imóvel, existem algumas outras dicas importantes para otimizar seu processo de vendas. Que tal conferir  nosso post sobre o assunto ?

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).