É possível financiar um imóvel em outra cidade? Entenda

Ouça esse conteúdo.

 Na hora de fazer um investimento imobiliário, é comum surgirem dúvidas sobre a possibilidade de adquirir um imóvel em outra cidade. Para evitar dificuldades, o comprador precisa compreender como funciona o processo de financiamento para casas ou apartamentos situados em outros municípios, os quais servirão para moradia ou para locação. Você está interessado em obter esclarecimentos?

Neste post, vamos explicar como você pode financiar um imóvel em outra cidade. Forneceremos também dicas interessantes para realizar a avaliação das condições do imóvel, como localização, infraestrutura etc. Por outro lado, ainda mostraremos a importância de considerar todas as possibilidades de financiamento imobiliário e de contar com o apoio de uma consultoria especializada, entre outros detalhes.

Gostaria de obter dicas sobre como realizar o financiamento imobiliário? Acompanhe a leitura deste artigo!

É possível realizar o financiamento de imóvel em outra cidade?

Sim, você pode financiar imóveis em outras cidades porque não existe qualquer impedimento legal para a realização da operação. O procedimento realizado pelas instituições financeiras é um pouco diferente daquele que normalmente é feito.

Por isso, para fazer o financiamento é preciso escolher uma instituição, o imóvel será avaliado e, se estiver tudo certo, a análise de crédito será aprovada.

Quais são as principais dicas de como financiar um imóvel?

Alguns requisitos básicos precisarão ser atendidos para a aprovação do financiamento imobiliário, tais como a nacionalidade brasileira, maioridade civil e renda de acordo com os padrões exigidos pela credora.

Você pode fazer uma simulação para saber se terá condições de quitar o parcelamento e se ele não comprometerá o seu orçamento. Veja a seguir dicas essenciais para a negociação!

Faça um planejamento detalhado

Organize todos os seus gastos em uma planilha. Registre nesse arquivo as despesas mensais proveniente de faturas de energia elétrica, água, saúde, alimentação, internet, lazer e outras atividades.

Faça também a anotação das receitas oriundas de salários, atividades profissionais, investimentos, renda extra etc. Perceba se algum custo pode ser cortado e calcule o quanto poderá investir em imóveis .

Um bom controle financeiro aumenta a segurança do comprador em relação ao futuro e suas possibilidades de quitar as suas dívidas. Procure planejar todas as etapas e considere os benefícios que o financiamento de um imóvel em outra cidade trará para a sua vida. Ao planejar os detalhes da transação, você evitará armadilhas do mercado.

Confira as necessidades

Avalie as reais necessidades da sua família antes de optar por um imóvel. Se você for solteiro, pense sobre a possibilidade de casar e ter filhos. Caso seja casado, reflita sobre a localização da casa ou apartamento e verifique se existem escolas, academias, transporte público e postos de saúde nas proximidades.

Outro fator que precisa ser considerado é a necessidade de ter animais de estimação. A sua família prefere ter quintais e jardins ou áreas comuns para festas e confraternizações? As questões de segurança também são fundamentais e, por essa razão, você precisa falar com a vizinhança para saber se o local é seguro, se há serviços de vigilância, entre outros.

Avalie as condições do imóvel

É importante que um profissional especializado avalie as condições do imóvel para saber se é possível financiá-lo. Um consultor verificará se os documentos estão em ordem e se o pagamento dos tributos está em dia. Além do mais, ele vai averiguar a existência de dívidas relacionadas à propriedade e se existem processos judiciais pendentes de julgamento que envolva o bem.

Analise os documentos

No Registro de Imóveis é possível solicitar uma certidão atualizada da matrícula imobiliária para ver quem é o proprietário. Nesse documento também aparecerá a existência de promessa de compra e venda, penhora, alienação ou litígio judicial em trâmite. Já na Prefeitura Municipal você pode pedir informações sobre débitos referentes ao IPTU.

Veja também se o vendedor é uma pessoa idônea. Peça os dados da Carteira de Identidade e do CPF para saber se o proprietário é solteiro e se o cônjuge concorda com o negócio caso ele seja casado. Utilize as informações para solicitar certidões criminais e cíveis, com o objetivo de averiguar se há alguma possibilidade de ter problemas futuros com o imóvel.

Considere as possibilidades de financiamento

Comprar imóvel é uma transação muito importante. Por isso, você precisa considerar as possibilidades de financiamento porque é difícil conseguir juntar a quantia necessária para pagar um imóvel à vista.

Faça o seu orçamento familiar para ter certeza de que conseguirá pagar as prestações em dia e procure uma instituição financeira da sua confiança.

Conheça os custos do imóvel

A aquisição de um imóvel aumenta o patrimônio do comprador, contudo, envolve diversas despesas inesperadas. Além das parcelas mensais a serem pagas, você deve considerar os custos e taxas que provêm da operação de compra e venda, por exemplo, o Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários (ITBI), o registro e a emissão da escritura pública, o pagamento de IPTU etc.

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Uma consultoria especializada vai ajudá-lo a definir qual é o imóvel ideal para você e sua família e explicará todos os detalhes que envolvem o negócio. Os profissionais qualificados estão preparados para analisar os pormenores e indicar qual seria a transação mais vantajosa de acordo com o seu perfil. Eles aumentarão a sua segurança em relação a aquisição do imóvel.

Escolha uma empresa que tenha credibilidade no mercado e que seja reconhecida por prestar atendimento de excelência aos seus clientes. Verifique como funciona o procedimento de financiamento imobiliário e dê preferência para quem oferece facilidade e agilidade, além de evitar a burocracia. Confira ainda se a instituição financia imóveis comerciais e residenciais.

Agora você já sabe que é possível financiar um imóvel em outra cidade! Saiba que é indispensável contar com o apoio de uma consultoria especializada em financiamento imobiliário para realizar essa negociação de forma segura. A CrediPronto pode ajudar a planejar o parcelamento, garantir a rapidez, a segurança e o sucesso da transação, assim como providenciar todos os documentos necessários.

Deseja compreender os benefícios de receber o apoio de uma consultoria especializada? Entre em contato com a nossa equipe de atendimento!

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).