credipronto-logo-blog

Financiar um apartamento vale a pena? Descubra a resposta

5 grandes vantagens de financiar um apartamento!

Você está em dúvida se financiar um apartamento vale a pena?

Bom, essa é a alternativa adotada por milhares de pessoas para conseguir um imóvel próprio, mas é importante analisar se é uma boa escolha para o seu caso.

Explicaremos tudo o que você precisa saber para decidir se financiar um apartamento é um bom investimento neste artigo. Continue a leitura!

Financiamento imobiliário: o que é e para que serve?

O financiamento imobiliário é uma modalidade de crédito com a finalidade exclusiva de comprar um imóvel .Dessa maneira, esse tipo de empréstimo oferece condições especiais para os contratantes, como taxas mais baixas, prazos maiores (de até 30 anos) e cobertura de até 90% do valor da propriedade.

Nesse caso, o imóvel pode estar em qualquer estado: novo ou usado. Portanto, o financiamento imobiliário serve para facilitar a compra de um imóvel próprio, oferecendo condições de pagamento mais acessíveis.

Principais vantagens de fazer um financiar um apartamento

Atualmente, o financiamento é a principal forma utilizada pelos brasileiros para adquirir um imóvel . E não é para menos, afinal, essa modalidade de crédito oferece diversos benefícios. Confira alguns deles:

Sair do aluguel

Basicamente, o financiamento imobiliário funciona da seguinte forma: você contrata, a instituição financeira libera os recursos mediante uma taxa de juros e você paga parcelas mensais até quitar a dívida.

Dessa maneira, em vez de pagar mensalmente o aluguel de uma propriedade que não é sua, você pode liquidar o seu próprio imóvel. Em alguns casos, o valor de um financiamento é praticamente o mesmo de um aluguel, sendo assim bem mais vantajoso.

Logo após finalizar a negociação com o antigo dono do apartamento, você pode se mudar, morar no imóvel e continuar pagando as prestações.

Investimento para o futuro

Ao fim do pagamento das prestações, o imóvel vira uma parte do seu patrimônio e da sua família. Você ainda ganha com a valorização do imóvel e pode alugar para obter uma renda passiva. Portanto, financiar o apartamento é uma maneira de investir no seu futuro.

Segurança financeira

Investir em imóveis é uma das maneiras mais antigas e seguras de aplicar seu dinheiro. Embora o mundo tenha passado por diversas crises ao longo do tempo, algo não mudou: a necessidade de moradia.

Inclusive, durante a pandemia, por exemplo, houve um aumento na procura por imóveis em diversas regiões. Sendo assim, é uma forma de construir patrimônio e ainda ganhar com a valorização do apartamento.

Possibilidade de utilizar o FGTS

O financiamento imobiliário permite a utilização do saldo disponível no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra do imóvel. Desse modo, você pode utilizar essa reserva para reduzir a sua dívida e quitar o crédito imobiliário mais rápido. Essa oportunidade é excelente para quem trabalha com carteira assinada.

Condições facilitadas

Sem dúvida, essa é uma das grandes vantagens de financiar um apartamento . Para começar, quando comparado a outras modalidades de empréstimo (como o cheque especial ou empréstimo pessoal), você paga bem menos juros.

Além disso, você tem um prazo de até 30 anos para quitar a sua dívida, resultando assim em parcelas mais baixas. Ao longo do tempo, você ainda pode antecipar o pagamento das parcelas e quitar mais rápido. Assim, quem não tem condições de pagar um apartamento à vista consegue adquirir o imóvel de maneira mais fácil e rápida.

 

Como financiar um apartamento : saiba como se preparar

Se você vai financiar um apartamento , é importante se organizar primeiro. Confira algumas dicas de como se preparar:

Faça um planejamento financeiro

Quando você faz um financiamento imobiliário, você assume um compromisso de longo prazo com o pagamento das prestações. Portanto, antes de contratar, é essencial organizar as suas finanças para arcar com a nova despesa mensal.

Algumas dicas para criar um planejamento financeiro eficiente são:

  • monte uma reserva de emergência;
  • crie um orçamento mensal;
  • reduza gastos desnecessários;
  • trace metas financeiras;
  • registre seus custos.

Ademais, lembre-se de separar uma quantia para arcar com os custos adicionais da compra do imóvel , como o caminhão de mudança ou a reforma.

Reúna todos os documentos necessários

Uma das principais razões para a instituição financeira demorar para aprovar e liberar o crédito imobiliário é quando se tem algum problema na documentação. Como a lista de documentos não é pequena, a falta ou discordância em algum deles atrasa todo o andamento da operação.

Por isso, se possível, organize os documentos com antecedência. Essa parte varia conforme cada instituição financeira, mas, no geral, os principais são:

  • documento de identificação;
  • certidão de estado civil;
  • carteira de trabalho ou comprovante de rendimentos;
  • declaração de Imposto de Renda ;
  • comprovante de residência;
  • certidão negativa do IPTU;
  • matrícula do imóvel.

Conheça as principais condições de financiamento

Se você quer financiar um apartamento , outra dica interessante é procurar saber das principais condições do crédito imobiliário.

É importante conhecer as regras do financiamento, como a de que o valor da parcela não pode ultrapassar mais do que 30% da receita mensal da pessoa, para conseguir selecionar melhor o imóvel e evitar atrasos. Além disso, é válido estudar as modalidades de financiamento e sistemas de amortização para escolher a opção que mais atenda às suas necessidades.

 

Afinal, vale a pena fazer um financiamento imobiliário?

Caso comprar um imóvel à vista não seja uma possibilidade para você, então, vale a pena fazer um financiamento imobiliário . Essa é a maneira mais acessível, rápida e prática de adquirir um apartamento.

Além disso, como falamos, comprar uma propriedade é uma forma de construir patrimônio e investir no seu futuro, uma vez que você pode lucrar não apenas com a valorização do local como também com a locação. Considerando que o valor das parcelas equivale a praticamente o custo médio de um aluguel, essa é uma alternativa ainda mais interessante.

 

Conheça a CrediPronto

A CrediPronto é uma instituição financeira especializada em financiamentos imobiliários.

Presente em todo o Brasil, a CrediPronto foi criada pelo Banco Itaú com o intuito de oferecer aos brasileiros linhas de crédito imobiliário com as melhores condições do mercado – aproximando essas pessoas da casa própria.

Assim, segurança, eficiência e baixas taxas de juros são as principais características dos nossos produtos financeiros: o financiamento imobiliário e o crédito com garantia de imóvel .

Então, decidiu financiar o seu apartamento ? Faça agora mesmo a simulação conosco .

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).