Financiar para alugar: vale a pena?

Financiar-para-alugar-vale-a-pena

Ouça essa matéria!

Quando o assunto é investimento, imóveis são o primeiro pensamento que vem à mente da maioria dos brasileiros. Isso é cultural, principalmente devido à sensação de segurança que eles proporcionam. Agora, com as taxas de juros mais favoráveis, financiar para alugar tem sido a grande estratégia de muitos.

Mas será que vale a pena? Por um instante deixe de lado o foco só no lucro e considere todas as etapas, custos e riscos que estarão envolvidos na operação. Isso não é para desanimar você. Pelo contrário, é para garantir que esse seja um investimento realmente lucrativo e traga a independência financeira que você tanto busca.

Para ajudar você a tomar decisões conscientes e planejadas, preparamos um post com as principais dicas e, claro, diremos se vale a pena ou não financiar um imóvel para alugar. Confira!

1. Busque as melhores oportunidades do mercado

O financiamento é a melhor forma para comprar e investir em imóveis. Mas você precisa ficar atento a alguns detalhes para que as taxas de juros cobradas não elevem tanto o valor das parcelas. Afinal, você não vai querer ter que desembolsar tanto dinheiro a mais para cobri-las, não é mesmo?

A dica aqui é procurar imóveis que estejam na planta ou em fase inicial de construção, principalmente em locais que tendem a se valorizar. Além de serem mais baratos que a média do mercado nessas condições, o valor do aluguel poderá se elevar em um curto período de tempo.

Se considerar que o valor das parcelas não será alterado, assim que o imóvel for entregue, ele pode ser compensado com o aluguel.

Outra dica importante é negociar as taxas de juros com o banco ou financeira e as taxas e comissões da imobiliária. Se tiver um bom valor para dar de entrada , será melhor ainda. Assim, o aluguel pode cobrir todo o valor das prestações e ainda dar um pequeno lucro.

2. Considere os serviços de uma imobiliária

Quando o imóvel estiver disponível para alugar, você vai ter que divulgar, negociar valores, formas de pagamento e prazos, preparar um contrato de locação, fazer as cobranças e realizar uma série de outras ações.

A menos que você só se dedique a isso, fazer todo esse trabalho sozinho não será fácil e tomará muito o seu tempo. Nesse caso, você precisa considerar também os serviços de uma imobiliária.

As taxas cobradas valem a pena, já que não impactam tanto no valor do aluguel e você terá profissionais a disposição, como corretores e advogados, que podem resolver tudo por você.

Isso é importante, pois alguns inquilinos podem gerar problemas e contar com um apoio profissional o deixará mais tranquilo. Afinal, de que adianta alugar se não receber o valor do aluguel ou ter a depreciação do imóvel acelerada, não é mesmo?

guia-completo-para-quem-deseja-investir-em-imoveis

3. Calcule os custos e o retorno sobre o investimento

Agora vem a parte mais importante da estratégia: descobrir, na prática, se financiar para alugar realmente vale a pena. Para isso, você terá que listar todos os custos e despesas mensais envolvidos na operação ( parcela do financiamento , IPTU, manutenções, taxa de condomínio etc.), descontá-los do aluguel e ver quantos meses serão necessários para retornar o investimento com o lucro que sobrou.

Para fazer isso com maior precisão, considere períodos de vacância (tempo de imóvel vazio até que outro inquilino o alugue) e defina bem as suas responsabilidades de pagamentos assim como as do inquilino. Por exemplo: quem vai pagar o IPTU, realizar a manutenção do imóvel, pagar o condomínio etc.

4. Aproveite os incentivos do governo (financiar)

O momento é propício para financiar imóveis. Com o intuito de movimentar o mercado, principalmente o segmento da construção civil, o governo federal vem disponibilizando linhas de crédito mais baratas e acessíveis a pessoas assalariadas e de baixa renda.

Essas oportunidades devem contribuir ainda mais para que o investimento seja lucrativo. Você pode utilizar parte do seu FGTS sem ser demitido e/ou entrar para o programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo.

Resumindo, desde que você fique atento aos custos e despesas e saiba aproveitar as melhores oportunidades que o mercado oferece, vale a pena sim financiar para alugar.

Que tal saber mais ainda sobre isso? Aproveite para conhecer as principais perguntas e respostas sobre o financiamento imobiliário agora mesmo. O material é gratuito e vai ajudá-lo bastante nessa empreitada!

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).