Financiamento imobiliário para autônomos: quais são as regras e os requisitos?

Financiamento-imobiliário-para-autônomos-quais-são-as-regras-e-os-requisitos

O financiamento imobiliário para autônomos é, assim como para trabalhadores formais, uma excelente forma de obter um imóvel, seja para fins residenciais ou comerciais.

Contudo, ficam as dúvidas:

  • Como a instituição financeira pede comprovação de renda?
  • Como um empreendedor sem renda fixa mensal pode solicitar financiamento?

Afinal, diferentemente de profissionais que trabalham em regime, o autônomo não tem renda fixa e demais documentos que comprovem o valor recebido mensalmente.

No entanto, se você faz parte desse grupo, nós responderemos às principais dúvidas e mostraremos quais são os requisitos para solicitar o financiamento imobiliário para autônomos neste artigo. Confira!

Financiamento imobiliário para autônomos : como funciona?

O financiamento imobiliário é uma linha de crédito voltada à aquisição de propriedades, sejam elas habitacionais ou comerciais.

Ao solicitar esse crédito , o requerente deve passar por algumas etapas, sendo a principal a de comprovação de renda — informação que a instituição financeira irá usar como base para estimar o valor do crédito e as prestações.

Durante essa etapa, o financiamento para autônomo é um pouco diferente, uma vez que o solicitante não tem emprego fixo e contracheques, por exemplo, para comprovar sua renda.

Para ser aprovados, os empreendedores devem se atentar aos documentos necessários para comprovar o rendimento de suas atividades, os quais você descobrirá à frente.

Ademais, as outras etapas do processo são comuns a todos os solicitantes, como:

  • simular financiamento do imóvel
  • solicitação do serviço 
  • entrega dos documentos
  • análise do crédito
  • assinatura do contrato

Quais são os requisitos para conseguir o financiamento sendo autônomo?

O principal objetivo do financiamento imobiliário é tornar acessível a compra de um imóvel , ao dividir o valor total do empreendimento (que é elevado) em pequenas parcelas, compatíveis com a renda da família.

Contudo, para conseguir essa linha de crédito , o solicitante autônomo deve se enquadrar nos requisitos exigidos pela instituição financeira , como forma de segurança para a mesma. São eles:

  • estar com o nome limpo nos órgãos de proteção ao crédito
  • ter conta bancária na mesma instituição em que pretende solicitar o financiamento
  • ser maior de 18 anos e plenamente capaz
  • ter renda suficiente para o imóvel que deseja comprar (o valor das parcelas não pode ultrapassar 30% da renda total do solicitante)

E como comprovar renda sendo autônomo?

A comprovação de renda é uma das principais etapas do financiamento para autônomo, e necessita da entrega de documentos específicos, que devem estar atualizados.

Abaixo, conheça quais são esses atestados e comece desde já a se organizar.

Declaração de Imposto de Renda (IR)

A Declaração de Imposto de Renda (IR) é um dos documentos solicitados pela instituição financeira durante a análise do crédito.

Com o documento, o solicitante deve entregar à instituição financeira o recibo que atesta a cessão da declaração ao fisco .

Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA)

Outra maneira de comprovar renda e conseguir o seu financiamento imobiliário para autônomo é apresentando recibos de pagamento de autônomo (RPA) .

Afinal, o documento, emitido pela pessoa física, comprova prestação de atividade remunerada. Por isso, uma vez finalizados seus serviços, solicite a emissão do recibo ao contratante.

Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore)

O Decore é um comprovante, emitido por um contador, capaz de demonstrar os rendimentos de um profissional autônomo, liberal ou até mesmo microempresário.

Esse documento deve estar autenticado com o selo do contador , que é emitido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Extratos bancários

O financiamento para quem não tem renda fixa pode ser conseguido também com a entrega dos extratos bancários dos últimos seis meses — incluindo transações realizadas na poupança, se houver.

Normalmente, as instituições financeiras que liberam essa modalidade de comprovação de renda também solicitam a entrega da declaração do Imposto de Renda .

Formalização da atividade empresarial

Além de facilitar a aprovação no financiamento imobiliário para autônomo — por conta do registro formal do faturamento do negócio —, a formalização da atividade empresarial oferece vários benefícios ao sujeito, sobretudo na modalidade de MEI .

Por isso, verifique se sua atividade atende aos requisitos desse enquadramento fiscal e realize a sua inscrição online ! É superprático e seguro.

Financiamento para autônomos : saiba qual é a modalidade ideal para você

O financiamento imobiliário é dividido em algumas modalidades . Abaixo, veja quais são e descubra a ideal para o imóvel que você pretende adquirir.

Financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

O Sistema Financeiro de Habitação (SFH) é uma modalidade de financiamento, criada em 1964 pelo Governo Federal, que oferece crédito para aquisição de imóveis residenciais com juros baixos.

O saldo liberado pela instituição financeira é equivalente a, no máximo, 80% do valor total do imóvel e pode ser pago em longo prazo . Além disso, o SFH não pode ser utilizado na aquisição de propriedades acima de R$ 1,5 milhão .

Financiamento pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)

O Sistema de Financiamento Imobiliário foi desenvolvido pelo governo em 1997 e visa atender ao público não contemplado pelo SFH, ou seja, pessoas que desejam adquirir imóveis comerciais, cujo valor ultrapasse R$ 1,5 milhão .

Ademais, o SFI pode ser solicitado também por pessoas jurídicas , e o saldo deve ser quitado em no máximo 420 meses (35 anos). Ainda existe a possibilidade de financiar 90% do valor total do imóvel.

Aumente as suas chances de conseguir financiamento imobiliário para autônomo

Para ser aprovado, nossa principal dica é: tenha um planejamento financeiro eficiente .

Organize a sua renda, eliminando dívidas, planejando com cuidado o valor da entrada e encaixando nos seus gastos mensais o valor da futura parcela, de forma a impedir o inadimplemento imobiliário.

Além disso, caso seu nome esteja sujo nos órgãos de proteção ao crédito, é muito importante quitar essas dívidas antes de solicitar o seu financiamento .

Apresentar todos os documentos solicitados dentro do prazo estipulado , sem erros ou brechas, também te aproxima da liberação do crédito.

Por fim, nossa última dica é: realize uma consultoria de financiamento imobiliário com a CrediPronto e descubra as melhores opções de crédito para você.

Conheça a CrediPronto

A CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especializada em financiamento imobiliário. Com mais de 10 anos no mercado, temos parceiros em todos os estados brasileiros.

Sabemos que adquirir um imóvel é um passo importante na sua vida, por isso oferecemos as melhores condições do mercado e um serviço gratuito de consultoria.

Com ele, você será capaz de entender as opções de financiamento disponíveis e escolher a melhor alternativa para o seu orçamento.

Ademais, outras vantagens de realizar o seu financiamento com a CrediPronto são:

  • atendimento personalizado, 100% online
  • emissão de contrato de forma rápida e segura
  • taxas competitivas, a partir de 3,49% ao ano + rendimento da poupança

São milhares de clientes satisfeitos com nossos serviços, e queremos que você seja o próximo.

Faça a simulação do seu financiamento imobiliário na CrediPronto e confira as melhores condições do mercado.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog :

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).