Conteúdo em áudio Financiamento Imobiliário

Entenda como funciona o crédito imobiliário!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir a matéria.

Muitas dúvidas surgem quando nos deparamos com aquisição de um imóvel, a principal delas é como funciona o crédito imobiliário, principalmente, por este tema ser tão complexo. No artigo de hoje esclarecemos para você como funciona este tipo de crédito.

Como funciona o crédito imobiliário?

Quando a pessoa não tem condições de comprar um imóvel com recursos próprios, ela precisa recorrer ao crédito que os bancos oferecem, pagando à vista ao vendedor e parcelando ao comprador. Diante disso, o comprador se compromete a pagar essa dívida através de um contrato e demais burocracias. O imóvel não poderá ser negociado enquanto existir a dívida junto ao banco.

Quais as condições que existem para financiar um imóvel?

Muitos bancos financiam imóveis, porém, vale ressaltar, que pesquisas são sempre bem-vindas para que as condições de cada um deles fiquem bem claras, como: as taxas de juros, duração do contrato e a porcentagem referente ao valor do imóvel, que poderá ser financiado. Solucionada essa etapa, você poderá procurar o banco de sua preferência e iniciar a fase da liberação do crédito.

Quais são as documentações exigidas para liberação do crédito imobiliário?

A princípio, os documentos exigidos são:

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de renda — comprovando que o pagamento das parcelas não ultrapassará 30% de sua renda;
  • Declaração de imposto de renda do casal — será solicitado, dependendo da situação.

Após a entrega dos documentos será feita uma análise cadastral, para aprovação ou não do crédito solicitado. Estando tudo acordado, tanto da parte do comprador como do vendedor, elabora-se um contrato que ambas as partes assinam, assumindo o compromisso em questão. Ele deve ser registrado em cartório e levado à agência bancária, após esse processo o crédito será liberado.

O que devo fazer após a quitação do imóvel?

Após quitação do imóvel com a construtora, solicitar de imediato a retirada do imóvel da hipoteca, para emitir a Certidão de Ônus Reais –— documento de proteção, que certifica que o comprador está com a dívida paga.

 

Quais medidas que serão tomadas caso o comprador deixe de pagar o crédito imobiliário?

Caso esse fato ocorra, uma ação judicial será a partida para que o banco procure seus direitos, com a finalidade de ficar com o imóvel, que irá para leilão. Do montante recebido serão descontados custos advocatícios e o restante será devolvido ao consumidor.

Agora que você já está ciente das documentações necessárias para adquirir o crédito imobiliário, sente-se mais seguro para efetuar a compra? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros artigos e novidades sobre este assunto

 

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%