credipronto-logo-blog

Empréstimo home equity vale a pena?

emprestimo-home-equity-vale-a-pena

Ouça esse conteúdo clicando no player abaixo!

Taxa de juros diferenciada, parcelas menores e longo prazo de quitação: essas são algumas vantagens que explicam por que o empréstimo home equity vale a pena.

Além desses benefícios, o solicitante não precisa comprovar o destino dos recursos, ou seja, há total liberdade para utilização do crédito. A facilidade de obtenção também tem atraído muita gente para a modalidade, pois assim evita-se burocracias que atrasam a liberação do dinheiro. Se você quer saber mais sobre as regras de funcionamento e os benefícios do home equity, não deixe de ler este post e descubra como a CrediPronto ajuda na obtenção!

Entenda o que é empréstimo home equity

Também denominado como Crédito com Garantia de Imóvel , o empréstimo home equity é a opção ideal para quem deseja “colocar a casa em ordem”, sobretudo em momentos de instabilidade econômica. Esse tipo de crédito pode ser utilizado para os mais diversos fins — pessoais ou profissionais. Por isso, há tanta gente recorrendo a essa modalidade, já que não é necessário justificar a finalidade do dinheiro.

Basicamente, funciona assim: a propriedade do solicitante é dada como garantia de crédito, de modo que o bem fica então alienado à instituição financeira. Porém, isso não quer dizer que você perderá a posse do seu patrimônio: o banco apenas passa a ter a posse indireta do imóvel. Desse modo, caso a dívida não seja honrada, a propriedade vai a leilão.

Portanto, ter um bom planejamento e saber exatamente os limites do seu orçamento são aspectos fundamentais antes de solicitar o empréstimo home equity. Caso contrário, você vai colocar o seu patrimônio em risco. É também por isso que as vantagens da modalidade são enormes. Afinal, o banco entende que se alguém deu o próprio imóvel como garantia, é porque de fato pagará a dívida no prazo estabelecido.

Saiba como funciona a modalidade

A principal regra para solicitar o home equity é que o imóvel dado como garantia deverá estar no nome do solicitante. Além disso, a propriedade não pode ter dívidas nem pendências jurídicas. A partir daí, os demais critérios ficam a cargo da instituição financeira em questão. Porém, normalmente, o processo é ágil e demanda apenas a análise de crédito e das condições do imóvel.

Como dissemos no tópico anterior, não é preciso comprovar o destino dos recursos. Há total liberdade de uso do crédito, sendo algumas situações comuns o pagamento de dívidas anteriores , o investimento em um segundo imóvel ou até mesmo a abertura do próprio negócio. Há também quem solicite o empréstimo home equity para bancar a faculdade dos filhos ou fazer aquela viagem dos sonhos sozinho com amigos ou em família.

Veja seus principais benefícios

Para que você saiba se o empréstimo home equity realmente vale a pena, é preciso conhecer os benefícios que são oferecidos. Por isso, vamos mostrar os principais na sequência. Confira!

Taxa de juros diferenciada

Sabemos que a modalidade de crédito mais comum no Brasil é o empréstimo pessoal e que essa modalidade é a responsável por uma parcela significativa das taxas de inadimplência no país. Isso se deve aos juros cobrados nessa opção, que normalmente são elevadíssimos. O home equity, por sua vez, tem taxas de juros muito menores, que estão entre as mais competitivas do mercado.

Em média, essa taxa costuma ser de 1,25% ao mês ou 15% ao ano, o que representa uma diferença muito significativa em comparação com as demais modalidades de crédito. Inclusive, outra vantagem é que a oferta do crédito tende a ser bem maior, podendo chegar até mesmo a 50% do valor do imóvel dado como garantia.

Parcelas menores e fixas

No empréstimo home equity, geralmente é utilizada a Tabela Price para amortização da dívida. Isso quer dizer que o valor das parcelas se mantém constante, o que é muito interessante, pois evita que você precise desembolsar quantias muito grandes nas primeiras parcelas do contrato.

Além disso, é vantajosa por um motivo simples: sabendo ao certo quanto você pagará em cada prestação e por quanto tempo, fica muito mais fácil manter o controle do orçamento e ter certeza de que aquele valor caberá com folga no seu bolso. Assim, sua propriedade também fica livre de riscos.

Longo prazo de quitação

Outro benefício indiscutível do empréstimo home equity é o amplo prazo concedido para a quitação, que normalmente é muito superior aos tipos de empréstimo convencionais do mercado. Esse prazo varia conforme a instituição, mas, para você ter uma ideia, em alguns casos o contrato pode chegar a 180 meses, o equivalente a 15 anos. No empréstimo pessoal, o prazo não costuma passar de 5 anos.

Fique por dentro de como a CrediPronto pode ajudar

Se você tem uma propriedade em seu nome e está precisando de crédito extra de um jeito fácil, rápido e prático, o home equity pode ser a solução ideal. Mas atenção: ressaltamos a importância de estar bem assessorado nesse processo, até porque é o seu patrimônio que estará em jogo. Portanto, contar com uma empresa especializada é o primeiro passo para fazer uma solicitação segura e livre de burocracias.

Na CrediPronto, você encontra profissionais bem-preparados e experientes para auxiliar no passo a passo do processo , indo desde a análise da documentação até a liberação do crédito. Visando acelerar a transação para que você usufrua do dinheiro o mais rápido possível, o empréstimo home equity na CrediPronto é feito em apenas quatro etapas. São elas:

  • solicitação do empréstimo;
  • análise de crédito em 24 horas;
  • análise jurídica da documentação;
  • emissão e assinatura do contrato.

É ou não é bem mais prático do que você imaginava? Além das vantagens já citadas do empréstimo home equity, ter à sua disposição uma equipe de profissionais especializados para orientar o processo deixará a transação ainda mais ágil e segura, com total proteção de seu patrimônio.

Você poderá também tirar todas as dúvidas com nossos especialistas em qualquer etapa da solicitação, de modo que se sinta totalmente confiante para dar seguimento às operações e tirar os seus sonhos do papel.

Tem interesse na modalidade? Então, entre em contato conosco e fale com quem entende do assunto!

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).