Ebook

Manual prático de como escolher seu imóvel com segurança e garantia

1. Introdução

Para ajudá-lo a entender quais são os passos que uma pessoa deve fazer até que receba as chaves de sua nova casa, a CrediPronto decidiu publicar este e-book.

Os capítulos são abordados em forma de tópicos e você pode lê-los de forma independente. Este material também pode ser acessado pelo seu celular, de modo a facilitar a consulta em qualquer lugar.

2. Localização do imóvel

O endereço de uma casa ou apartamento vai muito além de uma característica ligada às correspondências. A localização impacta a rotina dos moradores desde o primeiro dia em que passam a morar no imóvel.

Além disso, esse é um dos fatores que mais influenciará na valorização da compra. Isso é importante para garantir a proteção financeira do investidor, já que ele pode decidir por vender a sua propriedade, ao receber uma boa proposta por ela. Entenda mais sobre os seguintes tópicos:

2.1 Transporte público e trânsito

Apure bem os desafios que terá com a locomoção no seu futuro bairro.

2.2 Acesso a serviços públicos e privados

Melhor do que usar o transporte público é poder fazer as coisas a pé. Morar em um bairro bem abastecido por comércios variados torna a rotina do morador mais fácil e agradável.

3. Aspectos estruturais

Depois de avaliar a vizinhança, quem deseja investir em imóveis precisa analisar todos os aspectos estruturais do imóvel.  Entenda mais sobre os seguintes tópicos pois danificações na estrutura podem exigir grandes reformas e deteriorar seus móveis.

3.1 Instalações hidráulicas

3.2 Instalações elétricas

3.3 Planta do imóvel

3.4 Saídas de incêndio

3.5 Janelas e portas

4. Documentação e formas de pagamento

Investir na compra de um imóvel pode ser mais simples do que você imagina, desde que haja planejamento financeiro. Para conseguir um bom financiamento imobiliário, é necessário ter cuidado com o nome, evitando a inadimplência. Veja nesse capítulo todos os documentos necessários para financiar seu imóvel.

4.1 Documentos do comprador

O comprador deverá apresentar cópias simples de seus documentos pessoais. Por isso, se você perdeu algum documento, providencie logo a segunda via. Isso também vale para pessoas que se casaram ou se divorciaram e precisarão alterar o nome.

4.2 Documentos do Imóvel

Para garantir que o imóvel está em condições legais, o vendedor deverá providenciar uma série de documentos.

4.3 Documentos do vendedor

Para comprovar que tem autoridade jurídica para vender uma casa, terreno ou apartamento, o vendedor deverá apresentar uma série de certidões negativas. Uma certidão negativa é um documento emitido por algum órgão do governo que comprova não haver pendências financeiras ou processuais da pessoa física, jurídica ou de um bem.

4.4 Custo da documentação

O custo com a documentação representa até 8% do total da negociação. Caso você recorra a um financiamento, é possível incluir esse ônus no empréstimo. Contudo, é importante conhecer a origem desses custos.

5. Conclusão

Ainda que alguns passos parecem apenas atrapalhar a negociação, lembre-se de que eles existem para proteger os seus interesses enquanto consumidor. Por isso é importante que o comprador do imóvel fique atento a todas as etapas, nem tudo depende dos serviços da financeira, é um processo que envolve outras entidades.

6. Sobre a CrediPronto

O Itaú, maior instituição financeira do hemisfério sul, e a Lopes, a maior imobiliária do Brasil, se uniram para trazer um conceito inovador: oferecer o financiamento imobiliário que você precisa. Assim surgiu a CrediPronto. A única empresa especializada em consultoria de financiamento imobiliário do país. Conheça todos os benefícios e veja o porquê de fazer o financiamento do seu imóvel com a CrediPronto.


Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%