Corretores de Imóveis

Planejando o e-mail marketing no setor imobiliário

Dentre as muitas estratégias que os profissionais de corretagem podem adotar para aumentar seus resultados, o planejamento adequado de e-mail marketing no setor imobiliário é uma das mais eficazes. Essa ferramenta ajuda a enviar boas ofertas, fidelizar clientes e fazer novos contratos de venda ou de locação. No entanto, não dá para fazer isso de qualquer maneira. É preciso seguir alguns conceitos simples para que o seu mailing seja realmente positivo.

Veja, a seguir, como planejar com perfeição o seu e-mail marketing:

Defina o público

O 1º passo do planejamento de e-mail marketing no setor imobiliário é definir o público. É importante não pegar contatos aleatoriamente; a ideia é criar a sua própria lista para focar em pessoas que realmente podem e querem fazer negócio.

Para isso, você pode usar a sua base de dados de clientes antigos, com foco naqueles que não finalizaram uma transação por meros detalhes ou que não encontraram o que realmente estavam procurando.

Recomendações de outros profissionais do seu networking e pessoas que estão em busca ativa por uma propriedade também devem entrar no mailing. Lembre-se de pedir autorização antes de enviar a 1ª mensagem.

Qualifique o mailing

Você também pode qualificar o seu mailing. Isso pode ser feito conhecendo melhor o perfil do cliente e aprendendo a identificar suas reais necessidades e demandas.

Quando um cliente telefonar procurando por um tipo de imóvel específico e não o comprar, por exemplo, é interessante guardar seu contato junto com as informações de seu interesse e depois usar isso para segmentar seus disparos.

Você pode dividir por:

  • localização;
  • idade;
  • gênero;
  • estado civil;
  • renda aproximada;
  • profissão;
  • faixa de preço do imóvel pretendido;
  • número de quartos;
  • existência de facilidades;
  • preferência por casas ou apartamentos;
  • ou do jeito que você julgar mais eficaz.

Produza um bom conteúdo

Muito mais do que uma maneira de enviar ofertas e aumentar as vendas, o e-mail marketing no setor imobiliário pode ser uma forma de enviar conteúdo relevante que desperte o interesse do público.

Como as mensagens do ramo costumam ser muito parecidas, essa é uma forma de se tornar mais atraente e ganhar um diferencial perante a concorrência.

Em vez de criar uma espécie de classificados, por que não tentar misturar ofertas interessantes com matérias relevantes sobre temas relacionados ao mercado de imóveis?

Desperte a curiosidade, seja curto e direto e não entregue todas as informações: deixe um link que redirecione para o blog de sua imobiliária ou para o anúncio da propriedade.

Defina a frequência de disparos

Como todos nós sabemos, o excesso de envio de e-mails pode fazer com que os clientes simplesmente não abram o conteúdo ou até mesmo desistam de receber suas mensagens, saindo do seu mailing. Por isso, é importante regular sua ferramenta de disparo para que faça isso 1 ou, no máximo, 2 vezes por semana para a mesma pessoa.

O horário também é importante, pois enviar na hora certa pode aumentar o número de visualizações. No setor de imóveis, os horários com melhores índices de retorno são entre 8h e 9h e entre 16h e 17h. Em termos de dias da semana, o que traz maiores possibilidades de leitura é a terça-feira.

Analise a taxa de retorno

Uma das grandes vantagens de estratégias que utilizam a internet é que elas são muito mais fáceis de mensurar. Por isso, você deve analisar a taxa de retorno de suas campanhas de e-mail marketing. Veja quais links tiveram mais cliques e quais resultaram efetivamente em uma negociação. Avalie também quantos clientes foram até o site e até mesmo quantos contatos pediram para sair do mailing.

Dessa forma, você realinha estratégias que estão dando errado e reforça as ações que estão melhorando o seu desempenho, aproveitando ao máximo os benefícios que o e-mail marketing pode trazer.

E agora, já sabe como usar o e-mail marketing no setor imobiliário? Gostou do conteúdo? Então confira também este post com 6 razões para investir em marketing digital!

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