Conteúdo em áudio Financiamento Imobiliário

Quais são os documentos necessários para financiar um imóvel?

Ouça essa matéria.

 

É provável que você tenha levado um susto quando começou a pesquisar os valores dos imóveis, não é mesmo? Comprar uma casa, apartamento ou até mesmo um terreno requer um grande investimento financeiro. Por isso, muitas pessoas recorrem aos financiamentos. O problema é que muitas delas não têm os documentos para financiar um imóvel.

Conseguir que um banco aprove a liberação de crédito exige do comprador um comprometimento para comprovar as informações do negócio. De outro modo, o banco entende que a negociação é arriscada e opta por não realizá-la.

Para que isso não ocorra com você, explicaremos neste artigo quais são os documentos para financiar um imóvel. Leia até o final e comece já a providenciá-los!

Documentos para financiar um imóvel: comprador Pessoa Física

Em primeiro lugar, o comprador deverá ter em mãos os seus documentos pessoais (RG e CPF), por isso, se você precisa tirar uma segunda via da sua identidade, faça isso o quanto antes.

Se você for casado, precisará apresentar a sua certidão de casamento e os documentos pessoais do seu cônjuge — o mesmo vale para casais em união estável. Se for solteiro, a certidão de nascimento deverá ser apresentada. Lembre-se de fazer cópias simples desses documentos!

Pessoas Físicas ainda devem fornecer a certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais. Você pode imprimi-la no site da Receita Federal.

Agora, se você for usar o seu saldo do FGTS para dar de entrada no financiamento imobiliário, a lista de documentos para financiar um imóvel cresce. Veja!

  • Cópia simples da CLT;
  • Comprovante de residência emitido a, no máximo, 90 dias;
  • Cópia simples da última declaração do IR (sua e do cônjuge, se for o caso);
  • Extrato atualizado original do FGTS com data e carimbado, emitido pela Caixa;
  • Documentos para financiar um imóvel: comprador PJ.

Documentos para financiar um imóvel: comprador Pessoa Jurídica

Caso você esteja comprando um imóvel em nome da sua empresa ou se você for um MEI, saiba que também é possível recorrer a um financiamento imobiliário, mas lembre-se de que as condições podem ser outras.

Além das cópias simples dos documentos pessoais dos sócios da empresa, o comprador precisará mostrar algumas certidões negativas, como:

Dependendo da instituição bancária ou das características da negociação, o banco pode exigir outros documentos.

A importância dos documentos para financiar um imóvel

Neste artigo, optamos por mostrar quais são os documentos que o comprador precisará providenciar. Lembre-se que o vendedor terá que disponibilizar documentos seus e também do imóvel.

Com isso, o banco poderá analisar se a pessoa tem autoridade jurídica para vender a propriedade e, também, se o imóvel pode ser comercializado. Por isso, é muito importante contar com a orientação de uma imobiliária para garantir segurança à compra.

Gostou deste artigo? Então, assine nossa newsletter. Enviaremos as melhores dicas sobre o mercado imobiliário para ajudá-lo a realizar o sonho da casa própria!

 

Faça uma simulação e financie até 82%

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.