Quais são os documentos necessários para financiar um imóvel?

Quais-sao-os-documentos-necessarios-para-financiar-um-imovel

Sem tempo para ler? Ouça esse conteúdo!

É provável que você tenha levado um susto quando começou a pesquisar os valores dos imóveis, não é mesmo? Comprar uma casa, apartamento ou até mesmo um terreno requer um grande investimento financeiro. Por isso, muitas pessoas  recorrem aos financiamentos . O problema é que muitas delas não têm os documentos necessários para financiar um imóvel.

Conseguir que um banco aprove a liberação de crédito exige do comprador um comprometimento para comprovar as informações do negócio. De outro modo, o banco entende que a negociação é arriscada e opta por não realizá-la.

Para que isso não aconteça com você, explicaremos neste artigo quais são os documentos para financiar um imóvel. Leia até o final e comece já a providenciá-los!

Os documentos necessários para financiar um imóvel: comprador Pessoa Física

Em primeiro lugar, o comprador deverá ter em mãos os seus documentos pessoais (RG e CPF), por isso, se você precisa tirar uma segunda via da sua identidade, faça o quanto antes.

Se você for casado, precisará apresentar a sua certidão de casamento e os documentos pessoais do seu cônjuge — o mesmo vale para casais em união estável. Se for solteiro, a certidão de nascimento deverá ser apresentada. Lembre-se de fazer cópias simples desses documentos!

Pessoas Físicas ainda devem fornecer a certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais. Você pode imprimi-la no  site da Receita Federal .

Agora, se você for usar o seu saldo do FGTS para dar de entrada  no financiamento imobiliário , a lista de documentos para financiar um imóvel cresce. Veja!

  • cópia simples da CLT;
  • comprovante de residência emitido a, no máximo, 90 dias;
  • cópia simples da última declaração do IR (sua e do cônjuge, se for o caso);
  • extrato atualizado original do FGTS com data e carimbado, emitido pela Caixa;
  • documentos para financiar um imóvel: comprador PJ.

Os documentos necessários para financiar um imóvel: comprador Pessoa Jurídica

Caso você esteja comprando um imóvel em nome da sua empresa ou se você for um MEI, saiba que também é possível recorrer a um financiamento imobiliário, mas lembre-se de que as condições podem ser outras.

Além das cópias simples dos documentos pessoais dos sócios da empresa, o comprador precisará mostrar algumas certidões negativas, como:

Dependendo da instituição bancária ou das características da negociação, o banco pode exigir outros documentos.

A importância dos documentos em um financiamento imobiliário

Neste artigo, optamos por mostrar quais são os documentos que o comprador precisará providenciar. Lembre-se de que o vendedor terá que disponibilizar documentos seus e também do imóvel.

Com isso, o banco poderá analisar se a pessoa tem autoridade jurídica para vender a propriedade e, também, se o imóvel pode ser comercializado. Por isso, é muito importante contar com a orientação de uma imobiliária para garantir segurança à compra.

Os cuidados na hora de financiar um imóvel

O contrato de financiamento imobiliário é um dos mais complexos e vultosos da atualidade. Exatamente por envolver diversos fatores, é necessário ter cuidado ao tomar escolhas por modalidades, tipos e propostas de financiamento. É preciso tomar as atitudes corretas para evitar embaraços na relação contratual.

Assim, há gastos que estarão presentes no contrato imobiliário e que necessitam de uma atenção especial. As despesas envolvendo o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é uma delas. Em geral, a alíquota fica entre 3% e 4%, do valor do imóvel.

A depender do montante pago para aquisição da sua unidade imobiliária, a quantia recolhida de ITBI pode ser bastante vultosa, de tal maneira a exigir um cuidado de fato especial, um acompanhamento.

As taxas a serem pagas e dicas relevantes

A taxa de INCC (Índice Nacional de Custos da Construção) também está presente durante a relação contratual de compra e venda do imóvel e necessita de atenção. É uma taxa vinculada às variações de preço dos materiais, mão de obra e matéria-prima na construção civil. É outro elemento que evidentemente precisa do cuidado do promitente comprador.

Outro elemento sempre presente na relação contratual imobiliária é a figura do corretor . É o profissional responsável pelo acompanhamento do seu contrato, da venda da sua unidade imobiliária. Em razão da atividade desempenhada pelo corretor, cobra-se a taxa de corretagem, geralmente um valor fixo e indicado no contrato, logo no início.

Os juros de evolução de obra, nem sempre acompanhados pelo contratante, é um outro aspecto do contrato que precisa de cuidado. A sua composição é de juros mais atualização monetária e decorre do empréstimo que a construtora faz com a instituição financeira para que o empreendimento seja financiado e construído corretamente. O valor da taxa de evolução de obra costuma ser de 2% sobre o valor da casa ou do apartamento comprado.

Todos esses dados, indicados acima, permeiam a relação contratual de financiamento imobiliário e necessitam de uma estreita atenção por parte do contratante que compactuará com a instituição financeira.

Juros de evolução de obra, corretagem, INCC, dentre outros, se considerados, impactam fortemente o bolso do contratante. Por isso, é preciso atenção especial. A seguir, apresentamos mais alguns conselhos durante a escolha de financiar o imóvel.

Tenha atenção com a sua renda

É a partir da sua renda que serão pagas as parcelas do contrato de financiamento imobiliário. Em razão disso, criar planilhas com as suas receitas mensais e acompanhar todas as suas fontes de renda são atitudes importantes para conseguir arcar com os custos de contrato dentro dos prazos exigidos.

Busque taxas de juros mais atrativas

A busca por taxas de juros mais baixas, atrativas e distribuídas durante a relação contratual é, também, um cuidado importante. Para isso, é recomendado realizar uma pesquisa de mercado extensa, buscando informação em diversas fontes sobre os juros disponíveis para o seu perfil de comprador. Afinal, os juros influenciam toda a relação contratual e as parcelas definidas mensalmente.

Faça negócio com uma financeira de confiança

Outro cuidado bastante necessário é a escolha da instituição financeira com a qual será realizado o contrato de financiamento . É interessante escolher uma que tenha solidez de mercado e inspire confiança ao se contratar. Há muito patrimônio envolvido nesse tipo de relação.

Gostou deste artigo? Então compartilhe em suas redes sociais. Aqui trazemos as melhores dicas sobre o mercado imobiliário para ajudá-lo a realizar o sonho da casa própria!

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).