Corretores de Imóveis

5 dicas para corretores entenderem o perfil do cliente

O sucesso de um corretor de imóveis e, consequentemente, da imobiliária para a qual ele trabalha, depende da qualidade do atendimento e de oferecer ao cliente exatamente o que ele procura. Entender o perfil do cliente é essencial, porém pode ser um desafio se o profissional não prestar atenção em alguns detalhes.

No artigo de hoje, você vai conferir algumas dicas importantes para analisar o perfil do cliente e conseguir oferecer-lhe exatamente o que procura, deixando-o satisfeito com seu serviço. Acompanhe e comece agora mesmo a mudar seu atendimento!

1. Esteja sempre preparado para os mais diversos tipos de pessoas

Como você já sabe, na teoria, as pessoas têm personalidades e estilos diferentes. E com certeza você vai vivenciar a prática dessa informação todos os dias em seus atendimentos. Por isso, é importante estar sempre preparado para o próximo cliente e não usar aquela conversa de sempre com todos eles.

Após um atendimento, respire, tome um café e se prepare para o próximo com a consciência de que você pode conhecer uma pessoa totalmente diferente.

2. Fale pouco e escute muito

Por mais que seu cliente possa gostar de conversar, é no conteúdo e na forma como ele fala que estão as informações mais importantes para que você trace seu perfil.

Portanto, a dica é sempre ouvir mais e falar menos. Deixe que o cliente fale sobre o que ele não gosta, quais são suas preferências, os lugares que gosta de ir, etc. Qualquer informação que você obtiver sobre ele será importante para usar posteriormente.

3. Faça as perguntas certas

Apesar de ter que ouvir mais, também é importante que você não seja tímido e faça as perguntas na hora certa para entender mais e também para mostrar ao seu cliente que você está focado em buscar algo compatível com seu perfil.

Faça perguntes de ordem pessoal, tomando sempre cuidado para não invadir demais sua privacidade. O motivo da busca pelo imóvel — se a família vai habitá-lo ou se ele será comprado a fim de ser locado —, se há preferências por tamanho ou estilo do prédio ou da casa são algumas perguntas que você pode fazer conforme a conversa for caminhando.

4. Observe e fique atento a algumas pré-classificações

Um bom observador pode ser também um dos corretores de destaque por atender seu cliente da maneira perfeita. Observe o comportamento da pessoa e vá construindo seu perfil com base no que você nota. Não é preciso perguntar tudo para descobrir algumas coisas.

Existem alguns perfis de clientes que podem te guiar. Dentre os mais comuns, estão o casal que vai comprar o primeiro imóvel, o investidor, o pai/mãe de família que vai levar todos para morarem juntos ou vai comprar um imóvel para cada um, o pesquisador, que já vem sabendo tudo sobre o mercado imobiliário, e o jovem que está começando a investir em imóveis.

 

5. Aprende e aplique o rapport

rapport é uma palavra de origem francesa que significa afinidade, harmonia. Esse termo começou a ser usado por psicólogos para denominar uma técnica comportamental que visa melhorar o relacionamento humano, seja entre clientes e vendedores, seja entre casais, seja qualquer outro tipo de relação entre pessoas.

Aprender a técnica do rapport faz com que você fique imerso no mundo do cliente, entenda seus sentimentos e aprenda a pensar como ele. Na internet, existem diversos conteúdos apresentando a técnica, que oferecem exercícios muito úteis para corretores que querem entender melhor com quem estão falando e para quem estão vendendo.

Entender o perfil do cliente é fundamental para fazer negócios de sucesso. Por isso, ao colocar as dicas acima em prática, as chances de criar rapidamente um perfil e atendê-lo prontamente aumentam, assim como a satisfação do seu cliente no final de tudo.

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