27 de agosto de 2017 via Caio Alfano Carra

Dia do Corretor de Imóveis: o que comemorar?

Compartilhe:

dia_do_corretor

O dia 27 de agosto é a data dedicada a reconhecer um dos mais importantes profissionais do mercado imobiliário: o corretor de imóveis.

Indispensável em qualquer negociação imobiliária, o corretor busca, por meio de sua intermediação, proteger e satisfazer os interesses tanto de quem vende, quanto de quem compra um imóvel.

Com missão tão importante, nada mais justo do que homenageá-lo. Por isso, neste Dia do Corretor de Imóveis vamos destacar o crescimento e os desafios da profissão. Acompanhe!

A profissão

De acordo com um histórico da profissão disponível no site do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci-Creci), o primeiro corretor a atuar no Brasil foi Pero Vaz de Caminha, mais de 500 anos atrás.

Sim, a carta do escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral descrevendo ao Rei de Portugal, Dom Manuel, as novas terras descobertas pode ser considerada o pontapé histórico na profissão.

Já os primeiros registros da atuação profissional organizada, específica de corretagem de imóveis datam no século XVIII, quando a chegada da família real portuguesa promoveu o forte crescimento da cidade do Rio de Janeiro.

Os corretores de imóveis tiveram que esperar até 27 de agosto de 1962 para que a profissão fosse regulamentada — e esta data reservada para homenageá-los.

Desafios da profissão

Atualmente, a evolução dos hábitos de consumo exige que o corretor de imóveis permaneça atento para acompanhar as tendências do mercado. Nos últimos anos, novas tecnologias têm transformado a forma como as pessoas adquirem bens, especialmente imóveis.

A internet e as novas ferramentas disponíveis no mercado hoje são indispensáveis para o trabalho do corretor. O profissional que não tem “presença digital” e não explora as redes sociais para o contato com os clientes, por exemplo, tem suas chances de conquistar bons negócios sensivelmente reduzidas.

Ao mesmo tempo, o fácil acesso às informações exige que o atendimento seja ainda mais aprimorado. Ao corretor não basta apresentar o imóvel e as condições do negócio — isso, o cliente já encontra pela internet.

O que ele espera do corretor é um serviço de consultoria, um profissional que apresente soluções para suas demandas. Isso exige ainda mais especialização, conhecimento do mercado e capacidade de realizar um atendimento efetivamente personalizado e diferenciado. Nesse caso, saber identificar o perfil do cliente é essencial.

A evolução do mercado também exige que o corretor de imóveis reserve um tempo para estudar e manter-se atualizado. Nem todos se dão conta, mas para ter sucesso e ser um bom vendedor de imóveis é preciso entender um pouco de economia, marketing, relações pessoais, arquitetura e decoração. Quem não se dedicar e não estudar fica para trás.

Participação das mulheres

Uma das características da evolução da profissão de corretor de imóveis é o crescimento acelerado da participação feminina no mercado. Elas, que até 1958 eram proibidas por lei de atuar na profissão, têm ocupado cada vez mais espaço.

Segundo dados do Cofeci-Creci, entre 2002 e 2013, o número de mulheres corretoras cresceu 144%, perfazendo 32,7% dos profissionais habilitados no país. E elas também estão marcando posição na gestão das entidades representativas da categoria, como os Secovis e CRECIS.

Neste Dia do Corretor de Imóveis, desejamos que o sucesso e os bons negócios estejam presentes na rotina de todos os profissionais da área. E que tal parabenizar os colegas compartilhando com eles este post nas suas redes sociais?

Compartilhe:

Inscreva-se na nossa Newsletter agora mesmo!

E-BOOK
Guia definitivo como atingir o sonho da casa propria
E-BOOK
Guia do Corretor: Segredos para aumentar a venda de imóveis
E-BOOK
Manual sobre o usuo do FGTS na compra do primeiro imóvel
E-BOOK
Guia das melhores práticas de relacionamento com clientes
FAÇA UMA SIMULAÇÃO DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO GRATUITAMENTE
Simular agora!

Deixe uma resposta

+20000 Contratos Emitidos

+7 Bilhões em Financiamento

+400 Parceiros

+50 Cidades em Atuação