Mercado Imobiliário

5 dicas para decorar sala pequena gastando pouco

Um dos grandes desafios que ocorre após a mudança é escolher a decoração do imóvel. Independentemente se você está recém-casado ou se vai morar sozinho, decorar o seu lar é uma tarefa que requer atenção — principalmente se estivermos falando sobre decorar sala pequena.

Os imóveis estão mais compactos, e isso exige criatividade dos moradores. Afinal de contas, ninguém quer estourar o orçamento na hora de escolher os itens de decoração, não é verdade?

Para ajudá-lo nessa missão, decidimos publicar algumas dicas. Preparado? Então, boa leitura!

1. Atente-se à iluminação

Ambientes mal iluminados não conseguem transmitir a sensação de aconchego esperada na decoração da sala. O ideal é escolher lâmpadas com tom amarelado, uma vez que elas contribuem para tornar a sala mais confortável visualmente.

O uso de abajures ou luminárias de piso pode ajudar a dar um clima em espaços específicos da sala, como em um cantinho de leitura. Além disso, valorize a iluminação natural, desobstruindo a janela.

2. Opte por cores claras

Além de ajudarem na iluminação, os tons mais claros dão uma sensação de amplitude à sala, ajudando a evitar o sentimento de aperto que o cômodo menor pode causar.

Isso não significa que você não possa ter uma parede mais escura, caso você deseje. Para que essa escolha funcione, é necessário que ela seja uma exceção, contrastando com as paredes (e móveis) mais claras.

decorar sala pequena

3. Repense a compra de uma estante

Além de serem bonitos, os móveis precisam ser funcionais. Por isso, nem sempre o proprietário precisará de toda mobília disponível no mercado. As estantes ilustram bem esse exemplo.

Antigamente, elas eram fundamentais, afinal de contas, televisores e aparelhos de música ocupavam muito espaço. Atualmente, elas são sugeridas para pessoas que tenham muitos livros ou objetos de decoração.

Os racks são as peças mais indicadas ao decorar sala pequena. Além de serem funcionais, esses móveis têm um design moderno que trará requinte ao ambiente. Em alguns casos, as prateleiras podem ser uma opção ainda mais certeira.

4. Use os objetos de forma estratégica

Um item que não pode faltar na hora de decorar sala pequena é o espelho. Esse objeto ajuda a criar uma percepção de amplitude. Contudo, ele deve ser bem posicionado, refletindo a paisagem da janela, um quadro, um vaso de flores etc.

Ademais, o morador ainda pode usar os quadros para trazer vida à sua parede. Para isso, ele deve ser estratégico, escolhendo entre um quadro grande ou vários pequenos. Lembre-se de posicionar os quadros de forma organizada.

5. Escolha móveis e eletrônicos com baixa profundidade

Por mais belos que sejam, objetos que tenham grande profundidade podem dificultar muito o trabalho do morador na hora de decorar a sala pequena. Por isso, evite mesas, eletrônicos, vasos etc. que ocupem muito espaço. Em alguns casos, o sofá pode dar lugar a poltronas e cadeiras, por exemplo.

Como vimos, decorar sala pequena é fácil, desde que seja respeitado o espaço disponível. É possível ter um ambiente elegante optando por uma decoração mais clean e funcional.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude os seus amigos a terem uma sala ainda mais bonita!

 

Faça uma simulação e financie até 82%

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.