Quanto é preciso juntar para dar a entrada do apartamento?

quanto-e-preciso-juntar-para-dar-entrada-no-apartamento

Sem tempo para ler? Ouça esse conteúdo!

Ter uma moradia própria e se livrar do aluguel é um sonho compartilhado por muitos brasileiros. No entanto, nem sempre é fácil dispor de um grande montante de dinheiro para pagar à vista um dos bens que podem ser os mais caros da sua vida. É aí que entra a importância do financiamento imobiliário .

Esse processo é capaz de fazer as parcelas de um imóvel novo caberem no seu bolso, mas requer muita atenção e planejamento, principalmente, com os valores necessários a se desembolsar no início. Neste post, você vai descobrir quanto precisa para dar a entrada em um apartamento dos sonhos e aprender a superar o primeiro desafio financeiro da aquisição de um imóvel que será só seu.

Deseja saber quanto é preciso juntar para dar a entrada do apartamento? Prossiga com a leitura de deste artigo!

Calcule o valor certo

Para definir quanto será preciso economizar, é preciso levar em conta o valor total do imóvel. Com exceção do programa “ Minha Casa Minha Vida ”, as linhas de crédito no mercado estabelecem que o valor de entrada de um apartamento seja estimado em pelo menos 10% do seu valor.

Isso significa que, se você deseja adquirir um imóvel que custa R$300 mil, precisará entregar, no mínimo, R$30 mil para dar início ao financiamento. É importante lembrar que, além desse sinal, será preciso lidar com outros gastos, como possíveis comissões de corretagem, certidões , ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Móveis) etc.

Sendo assim, o recomendado é juntar cerca de 20% do valor total do imóvel para quitar a entrada. Por mais que seja difícil investir tempo e recursos para poder arcar com esse valor, lembre-se de que, quanto mais for pago no início, menos comprometido você ficará com o pagamento das parcelas no futuro, e menores serão os juros cobrados pela instituição financeira. É um esforço que, com certeza, vale a pena.

Entenda como economizar

Reorganizar as finanças de toda a família e estabelecer a entrada do apartamento como um compromisso que deve ser cumprido em longo prazo é fundamental para criar um planejamento financeiro completo . Essa organização deve incluir o saldo do FGTS , as economias atuais e o valor que ainda deverá ser conquistado.

Também é preciso analisar a perspectiva salarial para garantir que o pagamento das parcelas não comprometa o orçamento no futuro. Para isso, alguns especialistas recomendam que o valor das prestações não ultrapasse 30% da renda mensal do comprador.

Consulte as condições de cada instituição

Atualmente, diversas instituições disponibilizam simuladores gratuitos , que podem ser de grande valia para estimar os gastos com as parcelas e com a entrada do apartamento. Além disso, também é preciso comparar as condições para concessão de crédito imobiliário e o valor das taxas cobradas em cada banco, para encontrar a opção que seja mais econômica.

Por fim, nunca se esqueça de que, antes de fechar o processo de entrada do apartamento, é preciso negociar sempre. É possível obter várias vantagens e condições de pagamento especiais perante o banco e o proprietário, se o comprador souber apresentar propostas interessantes. Na dúvida, um bom corretor pode ajudar você nessa missão.

Saiba como o FGTS pode ajudar

O uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nos financiamentos imobiliários é possível para financiar imóveis. Porém, é preciso atender a alguns critérios estabelecidos pelo Governo Federal e escolher o imóvel ideal para parcelamento. O fundo pode ser usado para dar entrada em um apartamento e financiar o restante do valor da propriedade.

Para ter acesso a esse recurso, é preciso acumular o FGTS durante o tempo mínimo de três anos, não ter outro imóvel registrado em seu nome e nenhum financiamento a ser pago para o Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Quem tiver cumprido esses requisitos pode pedir a liberação do crédito ao fazer a compra da casa própria.

Não se esqueça de separar um montante para as outras despesas referentes ao Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), certidões, registros, seguros, entre outros. Verifique a sua condição financeira antes de fazer a opção pelo crédito e tente reunir um valor para dar uma entrada e pagar o empréstimo o quanto antes.

Descubra como escolher o imóvel ideal para financiamento

Comprar o imóvel perfeito para você e sua família depende dos seus objetivos. Há inúmeras opções disponíveis no mercado, de modo que é preciso estar atento a diversos detalhes para não ter problemas após a aquisição. Inicialmente, você precisa definir quais são as suas necessidades e registrar todos os pontos fracos e fortes de cada bem.

Analise os detalhes relevantes

Pense no tamanho da cozinha, sala, quartos, suítes e número de banheiros. Avalie localização, vaga de garagem, piscina, vizinhança, áreas comuns, condomínio etc. Observe o tamanho de sua família e a composição dela e decida se almeja comprar um apartamento ou uma casa para servir de residência para todos. Confira as vantagens e desvantagens de cada alternativa.

Decida entre casa ou apartamento

Uma casa é essencial para as pessoas que querem ter um terreno e não pagar valores de condomínio. A alternativa é válida para quem gosta de jardins e tem animais para deixar soltos no pátio. Por outro lado, é preciso fazer benfeitorias dentro dos limites da propriedade e cuidar da manutenção do imóvel de acordo com as suas condições.

Já um apartamento é ideal para quem deseja ter segurança e privacidade. Nesse caso, o comprador vai se preocupar somente com a parte interna do imóvel, pois a manutenção do prédio é feita por terceiros contratados. É preciso pagar a taxa condominial, e o morador estará mais seguro contra furtos em seu apartamento e criará laços de amizades com os vizinhos.

Aproveite o tempo

Quando um imóvel não tem os aspectos almejados para atender a sua família, nem marque visita para não perder tempo. Crie uma lista com imóveis e faça uma classificação daqueles que se encaixam melhor no seu perfil, considerando a localização, o preço e outros fatores relevantes. Depois de visitar as residências, atribua uma nota para facilitar a tomada de decisão.

Essas são as dicas para escolher o seu imóvel e agora você já sabe quanto precisa juntar para dar a entrada em um apartamento! Confira quais problemas o bem apresenta para saber se vale a pena fechar o negócio. Fique atento para encontrar defeitos e solicitar descontos em virtude das imperfeições e não tenha muita pressa para decidir.

Ainda tem dúvidas sobre financiamento imobiliário e uso do FGTS para comprar a casa própria? Deixe aqui o seu comentário!

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).