O que você precisa saber sobre crédito para abrir um negócio?

O-que-voce-precisa-saber-sobre-credito-para-abrir-um-negocio

 Abrir um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros que desejam ter autonomia para tomar decisões, conquistar liberdade financeira e ter mais tempo para a família ou lazer. No entanto, é necessário ter capital para iniciar um projeto bem-sucedido e alcançar a desejada estabilidade. Um empreendedor precisa saber enfrentar desafios e fazer planos em longo prazo.

Portanto, um empréstimo pode ser uma excelente alternativa para quem está disposto a empreender e precisa de verba imediata. Neste post, vamos explicar por que investir na abertura de uma empresa é uma boa ideia e por quais motivos a possibilidade de contar com crédito para iniciar um empreendimento pode ser a melhor opção.

Gostaria de saber o que é e como funciona a obtenção de crédito para abrir um negócio? Acompanhe a leitura!

 O que é crédito para abrir um negócio?

Essa é uma modalidade de empréstimo que pode ser concedido para pessoas que desejam empreender. As instituições financeiras oferecem linhas específicas para cada objetivo. O empreendedor poderá usar o valor obtido para fazer a abertura de uma empresa e conseguirá obter sucesso, se prestar as informações solicitadas de modo coerente.

Como funciona esse tipo de crédito?

Essas linhas de crédito são interessantes para quem não tem uma reserva financeira para registrar a pessoa jurídica e fazer a sua manutenção no início das suas atividades. O empreendedor precisa avaliar as opções disponíveis no mercado, verificar as condições de pagamento e as taxas de juros, antes de assinar o contrato.

Existem vários tipos de crédito, por isso, você precisa escolher aquele que menos comprometer o seu orçamento. Um empréstimo com garantia, por exemplo, exige que o empreendedor assegure que pagará todas as parcelas por meio da alienação de um veículo ou imóvel . Nesse caso, os juros são mais baixos, as prestações menores e os prazos mais prolongados.

As instituições financeiras disponibilizam linhas para empresas, sendo que cada uma delas pode estabelecer as suas próprias regras relacionadas aos prazos, parcelas e juros. Algumas oferecem empréstimos para micro, pequenas, médias e grandes empresas. Elas podem estabelecer um limite máximo e mínimo de faturamento anual para liberar o crédito aos seus clientes.

O-que-voce-precisa-saber-sobre-credito-para-abrir-um-negocio

Quem pode acessar crédito para abrir um negócio?

Sendo assim, o crédito para a abertura de empreendimentos pode ser concedido para pessoas físicas que desejam ter um negócio próprio. Você vai encontrar à sua disposição microcrédito, empréstimos online ou a partir de capital de giro. As três opções são interessantes, pois as condições de pagamento e os juros são mais acessíveis.

Os empréstimos podem ser solicitados por profissionais autônomos que utilizam o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). Contudo, as possibilidades de crédito pessoal, consignado ou com garantia têm alguns limites a serem observados. O empreendedor pode fazer o seu pedido diretamente na instituição financeira e apresentar os seguintes documentos:

  • CPF e RG;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda.

Além disso, o empreendedor deve ser maior de 18 anos, não ter restrições de crédito e contar com um histórico de pagamento positivo. Vale destacar que a escolha do melhor crédito vai depender dos objetivos de cada pessoa, já que todas as modalidades apresentam os seus pontos negativos. Faça uma avaliação das opções e se assegure de fazer um bom negócio.

Um empréstimo pessoal exige menos cuidados, comprovações e burocracias do que a obtenção de crédito empresarial. Ele é mais fácil de ser aprovado e muito mais acessível, contudo, os seus juros são maiores e o prazo para pagamento é bem menor do que as opções que requerem uma garantia ou um bem que fique associado à contratação.

Quais são as condições de aprovação desse crédito?

Para compreender as condições de aprovação do crédito para abrir o seu negócio, você precisa ter contato com a instituição que vai liberar a quantia necessária para iniciar as atividades. Entre em contato com a financeira e tente desenvolver um relacionamento para facilitar as negociações. Observe, abaixo, algumas dicas para agilizar o empréstimo!

Comprovantes de renda

Na falta de contracheques, o empreendedor pode levar até a instituição a sua declaração de Imposto de Renda (IR) ou os comprovantes de movimentação bancária dos últimos seis meses. Os profissionais autônomos, normalmente, fornecem a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), que é elaborada pelos contadores.

Comprovação de viabilidade

Apresente os documentos pessoais e comprove que tem rendimentos suficientes para quitar as parcelas. Caso você tenha alguma restrição nos serviços de proteção ao crédito ou no Serasa, é melhor solucionar as pendências antes de solicitar o crédito. A existência de restrições, dívida pendente e histórico de débitos não pagos vai interferir na comprovação de viabilidade do seu negócio.

Plano de negócio

O planejamento vai ajudar você a comprovar para a financeira que o seu empreendimento é viável. Elabore um documento que revele os seus planos de crescimento, os resultados almejados, os potenciais investimentos e a origem dos recursos que serão usados para quitar o empréstimo. Isso fará com que a instituição acredite no seu projeto e libere o crédito.

Esse planejamento é excelente para compreender as oportunidades e ameaças futuras, bem como entender o que precisa ser realizado para que os objetivos sejam atingidos. O documento é uma ferramenta que auxiliará a entender a necessidade de investimento que a sua empresa terá, e oferecerá um rumo para desenvolver o negócio.

Por que optar pelo crédito para abrir um negócio próprio?

A opção pelo crédito é a melhor chance que um empreendedor tem de abrir a sua empresa e mantê-la aberta nos primeiros meses. O início de um empreendimento requer recursos financeiros para pagar as despesas mensais e os funcionários, comprar mercadorias, quitar impostos etc. Com um empréstimo, você conseguirá organizar as finanças.

Com a obtenção de crédito, você terá mais capital para otimizar os resultados das atividades, comprar os maquinários permanentes, pagar os débitos, investir em capacitação para os colaboradores, apostar em tecnologias de automatização de processos, eliminar despesas e solidificar as ideias que ainda estão em execução. Enfim, o seu negócio terá mais possibilidades de crescer e se estabilizar.

Entendeu o que você precisa saber sobre obtenção de crédito para abrir um negócio? Saiba que a CrediPronto pode apoiar sua jornada de acesso aos recursos que são fundamentais para começar um novo empreendimento. A empresa oferece consultoria focada no sucesso dos seus clientes, elimina a burocracia e apresenta as melhores condições do mercado .

Quer obter mais informações sobre as oportunidades oferecidas pela CrediPronto? Fale com um dos nossos consultores agora mesmo!

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).