Corretores de Imóveis

Corretor de imóveis: como vender mais na crise?

O setor imobiliário brasileiro ferveu nos últimos anos, e isso não é novidade para ninguém. No entanto, com a crise financeira atual, o número de negociações diminuiu — e o mercado parece estar encontrando uma realidade mais estável, com menos variações de preços e mais coerência no padrão de compras.

Isso certamente tornou mais difícil a vida do corretor, tornando a competitividade mais alta. Ainda assim, quem conseguir se diferenciar da concorrência poderá driblar os efeitos do cenário adverso e conseguir ótimos lucros. Quer descobrir como vender mais na crise? Então, continue a leitura e confira nossas dicas!

Invista na qualidade do serviço prestado

Como a corretagem é uma atividade que lida com as expectativas dos clientes e depende basicamente de decisões abstratas, investir na qualidade do serviço prestado é primordial. Para fazer isso da melhor forma, você deve facilitar ao máximo o contato do comprador. Tenha pelo menos uma ou duas linhas de telefone sempre disponíveis, e responda a seus e-mails no menor tempo possível.

Utilizar um aplicativo como o WhatsApp pode ser trabalhoso — mas muitas pessoas se sentem mais confortáveis com esse tipo de comunicação. A apresentação também é preponderante. Ainda que em locais quentes o terno não seja imprescindível, estar sempre alinhado e bem vestido é altamente recomendável.

O linguajar adequado também faz parte — seja sempre simpático e receptivo, sem esquecer de ser cortês e polido. A chave, aqui, é gerar confiança.

Utilize o marketing como estratégia

Em tempos de crise econômica, um dos erros mais comuns é reduzir os investimentos em divulgação. Apesar de parecer ilógico, o certo é fazer exatamente o oposto — se as oportunidades estão mais escassas, é hora de divulgar ainda mais e, assim, vencer a concorrência!

Nesse contexto, uma estratégia muito interessante é disponibilizar material de propaganda no próprio imóvel que está para ser negociado, assim como nas suas imediações. Para isso, folhetos ilustrativos são uma ótima ideia — eles custam pouco e podem ser distribuídos à vontade.

Fotografias coloridas e em boa resolução da propriedade são indispensáveis, assim como dados relevantes como metragem, número de quartos, banheiros e suítes, áreas comuns do prédio e vagas na garagem. Não se esqueça de utilizar a internet — hoje em dia, ela é o primeiro local onde os compradores pesquisam. E marque presença nas mídias sociais, uma excelente alternativa para estreitar os laços com seu público.

Aposte em inovação

Se o cenário é de crise e a concorrência é mais feroz, quem ficar na mesma certamente não conseguirá melhorar seus resultados! Por isso mesmo, apostar em inovação se torna essencial para o corretor de imóveis — não ofereça apenas o básico, faça diferente!

Busque conhecer melhor sua base de clientes, procure negócios que ofereçam algo além do esperado e faça com que seus compradores em potencial compreendam as novas perspectivas do mercado. Dessa forma, você amplia suas chances de uma negociação de sucesso e consegue criar as regras do seu próprio jogo. O resultado? Maiores lucros no final do mês!

Atualize-se sempre

A atualização constante é muito importante em qualquer profissão — e, no caso do corretor de imóveis, isso não é diferente. O ponto positivo é que há várias formas eficientes e pouco dispendiosas de fazer isso — e essa atitude pode ajudar bastante em tempos de crise.

Existem diversos livros sobre o tema que podem ajudar — são obras sobre técnicas de vendas, estratégias de persuasão e até compêndios de psicologia humana. Palestras e eventos sobre corretagem também podem ser muito úteis, contribuindo para que o profissional fique sempre por dentro das últimas tendências do mercado. Por fim, a internet possui múltiplos fóruns sobre a área — e eles permitem a discussão do cenário atual, o compartilhamento de informações e um maior desenvolvimento profissional.

Essas são algumas dicas que podem ajudar o corretor de imóveis a vender mais, mesmo em tempos de crise. E você, tem alguma outra sugestão? Mais dúvidas? Deixe seu comentário e conte tudo para gente!

 

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