credipronto-logo-blog

Como conseguir um financiamento imobiliário: descubra as principais etapas

como-conseguir-um-financiamento-imobiliario

Neste texto, vamos ajudar você a saber como conseguir um financiamento imobiliário . Com a CrediPronto, é possível fazer uma simulação de crédito e conhecer as melhores opções do mercado .

Adquirir um imóvel novo ou usado pode ser uma forma de investir no seu futuro e no de sua família. Continue a leitura e saiba mais!

Vantagens x desvantagens do financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário conta com muitas vantagens, sendo a principal delas adquirir um imóvel que será um patrimônio e que poderá valorizar ao longo do tempo .

Além disso, é possível concretizar o sonho da casa própria com parcelas em longo prazo e que podem ser pagas ao longo dos anos.

O pagamento em longo prazo pode se tornar uma desvantagem caso a situação financeira não seja previamente analisada, assim como os juros propostos pelas financeiras.

Para auxiliar você nesse processo, elaboramos algumas dicas. Confira!

Dicas para conseguir um financiamento imobiliário

Confira, a seguir, as melhores dicas sobre como conseguir um financiamento imobiliário .

Verifique a situação do CPF

Fazer uma análise prévia do CPF é uma das primeiras ações a ser tomadas antes de fazer um empréstimo. Existem ferramentas on-line , como a busca pelo CPF da Serasa , que podem informar quais são as probabilidades de conseguir um financiamento.

Assim, de acordo com o score do site, é possível fazer uma análise prévia das chances de conseguir crédito imobiliário e então conseguir um imóvel.

Faça um cadastro positivo

O crédito positivo é também uma opção para estabelecer um bom score na Serasa e, assim, melhorar as chances no momento da análise de perfil.

Todas as movimentações de crédito feitas no CPF podem ser analisadas por financeiras e bancos de forma a proporcionar um acesso facilitado ao crédito.

Assim, quanto maior for o score , mais chances existem de conseguir um crédito que conte com taxas acessíveis e que podem ser encaixadas no orçamento.

Tenha renda compatível ao valor do financiamento

Financiamentos costumam ser parcelas e prestações em longo prazo, portanto, devem ser pagos por anos. Assim, a análise da compatibilidade de renda é essencial para que o orçamento não seja comprometido e gere dívidas.

Geralmente, as análises de crédito levam em consideração o valor do rendimento para então estipular as taxas de juros e a quantidade de parcelas permitidas.

Tenha carteira assinada há mais de 3 meses

Carteira assinada por mais de 3 meses é uma garantia a mais de que o empréstimo poderá ser pago mensalmente e sem atrasos. Esse é um ponto de análise para bancos e financeiras , além de ser um facilitador para que o crédito seja disponibilizado.

A análise dos rendimentos feita tanto em procedimentos on-line quanto naqueles presenciais necessita de documentos comprobatórios de renda , assim é sempre importante tê-los em mãos.

MEI: regularize a sua empresa

É importante que a situação da empresa esteja regularizada antes da solicitação de crédito. A aprovação do financiamento pode encontrar empecilhos caso existam pendências .

Para quem é MEI, há alguns documentos que devem ser apresentados para a comprovação de renda:

  • contrato social;
  • Imposto de Renda da pessoa física e jurídica;
  • seis últimos meses de extrato bancário;
  • declaração do faturamento dos 12 meses anteriores.

Conheça as modalidades de financiamento

Os tipos de financiamento são ótimas maneiras de se informar sobre como conseguir um financiamento imobiliário . É importante conhecer cada um e compreender cada especificidade para evitar contrair uma dívida longa e com juros altos.

Há linhas de crédito, como o SBPE , que atendem um público mais amplo, com condições de pagamento de até 35 anos , além do financiamento de 80% do valor do imóvel .

Utilize o FGTS

O uso do FGTS para abater na entrada de um imóvel é assegurado por lei , desde que o solicitante tenha um valor disponível.

Outra forma de usar o FGTS é também usar o valor para amortecer as parcelas , no entanto, é importante pontuar que essa modalidade só fica disponível após 3 anos de pagamento das parcelas.

Consulte as regras do Casa Verde e Amarela

O programa Casa Verde e Amarela foi uma substituição do Minha Casa Minha Vida , oferecido pelo governo federal como incentivo para que famílias de baixa renda pudessem realizar o sonho do imóvel próprio.

Taxas de juros menores , assim como outras opções de quitação de dívida, são ofertadas aos contemplados pelo programa.

Tenha todos os documentos necessários

É importante estar de posse de todos os documentos para que o processo de financiamento transcorra bem. Confira a seguir os documentos pessoais solicitados :

  • CPF
  • RG
  • Comprovante de renda atualizado
  • Comprovante de residência
  • Certidão de nascimento — ou casamento, para pessoas casadas
  • Extrato original do FGTS (se for utilizar)

Os documentos do imóvel são:

  • Certidão negativa de dívida do IPTU
  • Comprovantes de pagamento do IPTU
  • Matrícula imobiliária atualizada
  • Laudo de avaliação do imóvel (realizado por profissional)

 

Tenha uma conta no banco escolhido

Abrir uma conta no banco ou na instituição financeira na qual se conseguiu o financiamento é uma etapa importante. Dessa forma, será mais simples cumprir o processo de solicitação de empréstimo, além de ter menos burocracia.

Abrir uma conta no Banco Itaú , por exemplo, pode proporcionar outros tipos de vantagens para quem consegue um financiamento pela CrediPronto , como clube de pontos exclusivos e mais de 70 opções em cartões.

Movimente sua conta

Movimentar a conta e utilizá-la tanto para os processos de financiamento como para melhor organizar a vida financeira é importante. Realizar pagamentos e conseguir um histórico de bom pagador é um ponto positivo que pode contar para conseguir mais facilmente um empréstimo.

Faça uma simulação

A simulação na CrediPronto é uma ótima forma de saber quais são as opções disponíveis em relação aos empréstimos. Com base nos dados colocados na simulação, fica mais fácil conseguir saber o que os bancos oferecem em crédito.

Conheça a CrediPronto

A CrediPronto atua no mercado de financiamento imobiliário há mais de 10 anos e é vinculada ao Banco Itaú. Está presente em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

As condições ofertadas para o financiamento são:

  • taxas de juros a partir de 10,99% ao ano;
  • financiamento de até 90% do valor do imóvel;
  • prazo de até 420 meses (35 anos).

Gostou deste artigo sobre como conseguir um financiamento imobiliário ? Então, confira outros títulos que separamos para você:

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).