Educação Financeira

Conheça os 4 investimentos mais seguros para você

Em tempos de instabilidade econômica, não há nada mais recomendado do que poupar o máximo possível e fazer o seu dinheiro render. Nesse caso, a poupança costuma ser a primeira opção, por ser um tipo de investimento popular, de fácil aplicação e entendimento.

A verdade é que, devido a sua baixa rentabilidade, investir só na poupança pode ser uma má ideia. Seguindo a recomendação de que se deve distribuir os ovos em vários cestos, é importante encontrar mais alternativas de investimentos para impedir a limitação de possibilidades de lucros.

Neste post, você vai conhecer alguns tipos de investimentos seguros e descomplicados, que podem ser até mais vantajosos do que a conta poupança. Confira!

1. Investimento em imóveis

Por mais que a aquisição de um patrimônio de alto custo possa parecer contraditória para quem quer aumentar sua renda, a compra de imóveis é capaz de garantir um futuro mais tranquilo e rentável. Isso acontece porque esse tipo de investimento não sofre influência da inflação, já que os valores de transações no mercado imobiliário são atualizados pelo INCC.

O investidor que ainda vive de aluguel acabará se livrando dessa grande despesa mensal e, quem já possui sua moradia própria, poderá garantir uma boa renda extra, por meio da cobrança de aluguéis e/ou valorização de um segundo imóvel.

2. Certificados de depósito bancário (CDB)

Os CDBs são investimentos seguros e rentáveis, pois não incluem cobranças de taxas sobre os rendimentos (apenas o IOF no caso de aplicações inferiores a 30 dias e imposto de renda).

Tratam-se de títulos de dívida emitidos por bancos. Por meio de empréstimos, o investidor fornece recursos para que a instituição desempenhe suas atividades enquanto é remunerado por isso.

3. Tesouro Direto

A poupança bancária pode ser uma opção com boa liquidez e simplicidade a longo prazo. No entanto, possui menos rentabilidade se comparada ao Tesouro Direto, que é um investimento com garantias públicas.

Sendo assim, ele é mais seguro que a poupança, pois o governo conta com a possibilidade de aplicação de impostos para cobrir despesas, enquanto a poupança tem um limite de recuperação de depósitos em caso de quebra do banco (mesmo que este seja público).

4. Fundos de renda fixa

Funcionam de forma semelhante à conta poupança, mas a diferença aqui é que a rentabilidade dos fundos está diretamente relacionada à variação da taxa de juros.

Uma vantagem desse tipo de investimento é a facilidade. Caso precise resgatar os recursos, o dinheiro geralmente cai na conta no mesmo dia. No entanto, é preciso se atentar à taxa de administração cobrada para comparar as opções que tornam o investimento mais atrativo.

 

Como você pode perceber, existe uma grande variedade de investimentos seguros para fazer seu dinheiro render além do investimento na poupança. A escolha só depende de seu perfil e educação financeira. De qualquer forma, é importante se manter informado sobre o mercado financeiro e suas tendências para maximizar seus lucros.

Gostou do post? Então continue por dentro do conteúdo do nosso blog e aproveite para ler mais um de nossos artigos com dicas para poupar seu dinheiro!

 

1 Comentário

Clique aqui para comentar

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%