Educação Financeira

Comprar imóveis: como o casal pode organizar as finanças?

Ouça essa matéria.

Tanto os casais que ainda não tiveram a cerimônia de matrimônio quanto os recém-casados, é comum que pensem e desejem um lar para morar. Existem diversas possibilidades de realizar esse sonho e comprar terreno para construir a casa própria é uma boa opção, além de ser uma das alternativas para quem deseja economizar e edificar um lugar para viver tranquilamente.

A compra de um terreno é uma alternativa sólida para quem, assim como a maioria das pessoas, deseja ter segurança no negócio. Além de sair mais em conta do que os empreendimentos já construídos, existem outras vantagens para que um casal compre um terreno:

  • Liberdade de estrutura: construindo a própria casa, o casal poderá escolher a maneira como desejam seu lar, idealizar os espaços, bem como o modo como estarão dispostos. A matéria-prima também pode ser escolhida pelos futuros proprietários, além disso, eles poderão acompanhar todo o processo da construção.
  • Valorização do domicílio: ao construir uma casa, o casal terá gastos, assim como em qualquer outra aquisição. Entretanto, construindo-a, é possível agregar valor à propriedade e, com o passar do tempo, ela irá valer muito mais do que foi gasto no presente.
  • Economia nas despesas: Fora a economia no valor total da residência, o custo da papelada que envolve a manutenção do terreno – inclusive IPTU, impostos e taxas municipais -, normalmente é menor do que de um empreendimento já finalizado. Os gastos com materiais de construção também são reduzidos, visto que o casal poderá escolher os itens utilizados e até aproveitar promoções.

Como organizar e controlar as finanças do casal para comprar terreno ?

Depois de se unir com alguém, existem diversas responsabilidades que se modificam e aumentam. Tudo isso, se não for feito com organização, pode levar os dois ao “buraco” das dívidas. Por isso, principalmente quem deseja comprar um terreno, deve se planejar financeiramente. A seguir, conheça algumas dicas para organizar e controlar os gastos do casal para, finalmente, comprar um terreno e ter seu lar dos sonhos.

 

Planilha de gastos Conversem sobre planos futuros

Apesar de parecer complicado, utilizar uma planilha para marcar os débitos e ganhos do casal é algo muito útil para analisar o que pode ser minimizado nas dívidas. É importante que os dois anotem todos os gastos, até mesmo os fixos como conta de telefone, internet, energia, compras corriqueiras como mercado, feira, entre outros. Se bem feita e organizada, a planilha de gastos pode ser uma grande aliada para um planejamento eficiente.

Conversem sobre planos futuros

Quando o casal sabe dos planos um do outro, fica um pouco mais simples definir as prioridades em conjunto e começar a planejar o tempo e o dinheiro necessário para a compra do terreno escolhido.

Entrem em um senso comum

Uma vida a dois precisa de compreensão e comunicação por parte de ambos. O casal pode ter princípios distintos na hora de economizar, portanto, é preciso entender o lado um do outro e chegar em um ponto em que ambos concordem pensando em economia, gastos e controle. O equilíbrio é importante para manter a relação do casal estável.

Estipulem valores

É comum que alguns gastos sejam inevitáveis para o casal, entretanto, é possível conseguir estimar alguns débitos prioritários e definir quanto da renda do casal irá para cada área. Por exemplo, separe uma parte do dinheiro para viagens, outra para compras de mercado, cinema e contas da casa.

Comprar um terreno não é uma tarefa tão fácil, até porque mesmo que um pouco mais barato, não deixa de ser um bem que exige investimento por parte dos interessados. Portanto, comece a organizar e economizar o seu dinheiro para conseguir edificar uma residência de acordo com o que o casal sonha. Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário para nós.

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%