credipronto-logo-blog

Como saber se uma financeira é confiável? Descubra

8 dicas para você descobrir se uma financeira é confiável

Em 2020, existiam 601 instituições financeiras no Brasil, segundo dados do Banco Central, e, em meio a tantas opções, fica difícil saber qual é a melhor para negociar. Sem contar com as dezenas de organizações clandestinas que existem no mercado. Mas, afinal, como saber se uma financeira é confiável ?

Neste artigo, mostraremos a importância de escolher uma financeira confiável e como identificá-la. Continue a leitura!

 

Por que é importante escolher uma financeira confiável ?

Segundo uma pesquisa do G1, 59% dos usuários sofreram algum tipo de fraude financeira em 2020 , o que equivale a quase 16,7 milhões de brasileiros. Entre essas fraudes, uma das mais comuns é a do empréstimo falso , em que uma instituição solicita um pagamento antecipado do valor para cobrir taxas e comissões, e o contratante não recebe o dinheiro no fim.

Nesses casos, além do enorme transtorno, dificilmente a pessoa consegue recuperar o dinheiro e acaba no prejuízo. Por isso, é essencial verificar a confiança de uma financeira antes de efetuar qualquer operação.

 

Mas como saber se uma financeira é confiável ?

Existem formas bem simples de identificar uma financeira confiável . Confira abaixo:

 

A instituição precisa ser regulamentada pelo Banco Central (Bacen)

Toda instituição financeira confiável precisa da autorização e do registro no Banco Central para realizar operações no Brasil. Caso não tenha, não pode oferecer empréstimos, financiamentos nem qualquer outro tipo de transação.

Mas como saber se uma financeira tem a autorização do Banco Central ? É muito simples. Basta acessar o site do Banco Central e consultar. Além disso, o portal Banco Data mostra informações sobre a credibilidade das empresas.

 

Solicitação de pagamento antecipado

Caso a financeira solicite o pagamento antecipado de taxas ou comissões, saiba que é bem provável estar diante de um golpe.

A prática de cobrar a conhecida taxa de liberação de crédito é ilegal. Nenhuma instituição financeira pode solicitar dinheiro antecipado como um requisito para liberar o empréstimo. Em alguns casos, fraudadores criam perfis e se passam por representantes de bancos grandes para enganar os clientes.

Por isso, sempre procure canais oficiais da empresa e se certifique da credibilidade do profissional com quem você está conversando.

 

Forma de comunicação da financeira

Falando em comunicação, esse é um dos principais pontos que você deve avaliar. Financeiras confiáveis prezam por uma comunicação formal com seus clientes.

Então, não é comum representantes da empresa entrarem em contato com alguma proposta, solicitarem documentos por WhatsApp ou redes sociais e muito menos dados da conta bancária. A linguagem de uma financeira de credibilidade é mais séria e formal. Logo, se o atendente comete muitos erros de português ou utiliza várias gírias na comunicação, desconfie!

Se você recebeu uma proposta muito irreal por e-mail ou telefone, é interessante entrar em contato com a instituição por meio de canais oficiais para saber a veracidade da oferta.

 

Condições suspeitas

Apesar da regulamentação do Bacen, cada instituição financeira, como uma empresa privada, tem a liberdade de oferecer seus produtos com as condições que quiser. Contudo, caso a instituição proponha ofertas que fujam demais das concorrentes, é bom ficar de olho, porque pode ser um golpe.

Em geral, golpistas costumam prometer empréstimos e financiamentos com taxas baixíssimas e longos prazos de pagamento justamente para atrair pessoas. Por isso, é sempre bom verificar as médias do mercado antes de fechar o negócio .

Ademais, desconfie de instituições que oferecem dinheiro fácil para quem tem o nome negativado ou o score baixo. É outra forma frequente de golpistas chamarem a atenção de pessoas desesperadas por crédito.

 

Transparência

Uma instituição financeira confiável esclarece bem todas as informações sobre o produto ou serviço contratado.

O Banco Central, inclusive, obriga a divulgação de todas as taxas e o Custo Efetivo Total (CET) com o valor total da dívida, contabilizando o valor solicitado e as taxas de juros e dos impostos, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Contudo, muitos golpistas prometem o crédito mediante certas condições, mas colocam “letras miúdas” com requisitos que você não aprovou no contrato ou mudam a proposta de última hora. Dessa forma, leia atentamente o contrato para entender tudo o que você precisará arcar. Caso não entenda algum ponto, solicite que o agente explique, mas não assine de jeito nenhum sem compreender.

Avaliações dos clientes

Uma boa forma de saber da credibilidade de uma financeira é olhando as avaliações dos clientes. Você pode conversar com conhecidos que tiveram alguma experiência com a instituição ou, então, buscar feedbacks na internet.

Existem sites , como o Reclame Aqui, que mostram a reputação das empresas com base nas reclamações de clientes.

Segurança do site

Uma prática comum de golpistas é “clonar” o site de financeiras sérias para enganar usuários e pegar seus dados.

Para saber a credibilidade da página, verifique a presença de um cadeado na URL. Isso indica a presença de um certificado de segurança do site e garante a confiança da sua conexão.

Precisa ser pessoa jurídica

É básico: qualquer instituição financeira confiável precisa ter um CNPJ.

Se for pessoa física, tenha certeza que tem algo de errado. Possivelmente, você está lidando com um agiota se passando por uma empresa séria. Sendo esse o caso, é bom ressaltar que agiotagem é crime e coloca sua vida em risco.

Saiba por que a CrediPronto é confiável

A CrediPronto é uma financeira especialista em financiamento imobiliário criada pelo  Banco Itaú, o maior banco da América Latina. Já emitimos mais de 60 mil contratos e estamos prontos para emitir o seu.

Hoje, nós estamos presentes em todos os estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal, oferecendo as melhores soluções financeiras e imobiliárias.

Além disso, prezamos pela segurança de dados e implementamos uma série de medidas para proteger suas informações, como: coleta e uso de dados pessoais anonimizados, integridade, retenção e exclusão de informações pessoais, entre outras.

Faça agora mesmo a simulação do seu financiamento com a CrediPronto .

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos que separamos para você:

 

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).