Financiamento Imobiliário

Como vencer a burocracia do financiamento de imóveis?

O sonho da casa própria de muita gente acaba às vezes sendo prejudicado por um único fator: a enorme burocracia do financiamento de imóveis. Essa parece ser a forma mais viável para os brasileiros adquirirem bens desse vulto, e é importante saber como entender o sistema.

A partir de algumas boas práticas, é possível conseguir vencer a burocracia e financiar o imóvel sem tantos transtornos, dores de cabeça ou problemas mais sérios no futuro. Nesse momento, o papel do corretor de imóveis e do consultor pode ser fundamental. Quer saber como fazer tudo isso? Veja algumas dicas:

Buscar praticidade

Fazer um financiamento imobiliário requer uma série de cuidados e boas análises antes da aprovação, o que pode resultar em problemas e chateações desnecessárias para o comprador. Evitar a burocracia do financiamento é quase impossível, mas algumas posturas e atos podem tornar o processo mais prático.

O problema maior é a comprovação de renda. Esse processo pode ser o mais demorado e detalhado para conseguir a aprovação. A dica nesse momento é unir todos os documentos requeridos e que comprovem a sua renda. Atente-se aos casos de autônomos e profissionais liberais para essa comprovação.

Ler o contrato com atenção e buscar informações com quem entende de financiamento também é uma sábia atitude. Assim você estará por dentro de todos os detalhes e conhecerá o processo do financiamento mais a fundo.

Com o avanço tecnológico, já é possível consultar o status da aprovação do seu pedido de financiamento pela internet, assim como também é possível fazer uma simulação online, dando ao comprador uma ideia dos valores e das taxas.

Procurar uma consultoria

Uma boa maneira de evitar a burocracia e passar bem por todo o processo é ter o auxílio de uma consultoria especializada.

Quando se procura uma empresa de consultoria, já se elimina metade da dor de cabeça. A função nesses casos é agilizar o processo entre o comprador e o vendedor, cuidando e auxiliando enquanto o processo de financiamento imobiliário está acontecendo.

Existe uma grande diferença entre o consultor e o corretor de imóveis. O consultor vende o financiamento e não o imóvel em si. Esse é o papel do corretor, que também tem um papel importante no processo.

Optar por imóveis que já estejam prontos

Outra dica importante é sempre optar por imóveis que já estejam prontos. O financiamento para imóveis na planta é muito mais burocrático, sem contar que o seu tempo de espera será maior.

Ter um corretor de imóveis

Quem quer comprar uma casa, por mais que pesquise sobre como fazer seu financiamento, sempre tem alguma dúvida ou algo recente que ainda não conhece. O corretor de imóveis oferece grande auxílio por estar por dentro de todas as leis e regras desse mercado.

Esse profissional não apenas vai auxiliar o comprador a escolher adequadamente a casa ideal, mas irá acompanhar se o financiamento é viável ou não para o perfil e a moradia escolhida.

Para o comprador que quer evitar toda a burocracia exigida pelo financiamento de imóveis, a melhor alternativa é fazer negócios juntamente com um corretor e um consultor, para assim encurtar o processo e amenizar os problemas.

Outra dica importante é sempre optar por imóveis que já estejam prontos. O financiamento para imóveis na planta é muito mais burocrático, sem contar que o seu tempo de espera será maior.

Tem dúvidas sobre como financiar um imóvel? Escreva nos comentários e participe!

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%