Mercado Imobiliário

Como montar um funil de vendas imobiliário?

Modernizar as técnicas de vendas é fundamental em qualquer segmento. Por isso, os corretores estão aperfeiçoando a maneira como lidam com o seu funil de vendas imobiliário. Você sabe o que é isso?

O funil de vendas é um processo que mescla comunicação e vendas. Por isso, ele tem sido muito utilizado como base dos processos de marketing de negócios de diferentes tamanhos.

Contudo, profissionais autônomos também podem se beneficiar dessas técnicas. Neste artigo, nós explicamos como. Boa leitura!

O que é funil de vendas imobiliário?

Convidamos você para se colocar no lugar do seu cliente. Como você se comporta quando quer comprar alguma coisa? É possível que o seu comportamento se modifique de acordo com o preço do produto ou serviço que será adquirido, certo?

Por exemplo: o padeiro não precisa argumentar com você para convencê-lo a comprar pão. Você já tem informações suficientes sobre o produto e sabe o quanto ele custa, não é mesmo? No marketing, esse tipo de compra é chamado de “evento”.

Agora, e se esse mesmo padeiro quisesse vender a padaria? Você fecharia o negócio imediatamente? Se a resposta foi um sonoro “não”, podemos definir essa compra como o resultado de um “processo”. A maioria das compras imobiliárias se encaixa nessa categoria.

O funil de vendas imobiliário é a ferramenta que as empresas e os profissionais usam para convencer o comprador durante essa jornada, comumente chamada de “jornada da compra”.

Mas como ele funciona?

Existem muitas variações desse sistema, mas podemos dividi-lo em 4 etapas principais, são elas: atração, lead, oportunidade e fechamento. Vamos entender como cada uma funciona a seguir.

Atração

Imagine que você está andando na rua e pega um panfleto que oferta um apartamento. Esse é um exemplo de atração. Uma pop-up piscando na tela, uma notificação, um telefonema ou uma conversa com amigos — não importa, o objetivo é o mesmo: atrair a atenção das pessoas para o que você oferece.

Lead

Nessa etapa do funil, a empresa colhe dados sobre as pessoas que demonstraram interesse no produto oferecido. O objetivo é entrar em contato posteriormente, verificando se o interesse ainda existe, oferecendo mais informações etc.

Oportunidade

Você entrou em contato e a pessoa decidiu conhecer um dos imóveis do seu catálogo? Ótimo! Você está na fase da oportunidade. Agora, precisa convencer o lead a se tornar um cliente.

Fechamento

Contrato assinado e venda realizada! Não tem muito o que falar sobre essa etapa, a não ser que o corretor deve caprichar no atendimento pós-venda para deixar uma boa impressão.

Como aplicá-lo?

A maneira mais fácil é investindo em uma presença digital adequada. Você pode ter um site para atrair visitantes, oferecer conteúdos que os estimulem a fornecer os seus dados, tornando-se leads. Redes sociais, como o Facebook e o Instagram, também oferecem essas possibilidades, desde que você crie uma página.

A fase da atração pode ser feita usando anúncios digitais ou investindo em uma estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo. Se você atua como parceiro de uma imobiliária, todo esse processo se torna mais fácil, pois a empresa já lhe oferecerá os leads prontos.

Como vimos, entender o funil de vendas imobiliário significa estruturar as suas estratégias de venda. Não basta ter bons imóveis e conhecer o mercado, é necessário saber vender essas informações.

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