Financiamento Imobiliário

Como funciona o financiamento do segundo imóvel?

Comprar o primeiro imóvel é uma grande realização financeira. Agora, imagine como deve ser bacana poder comprar uma segunda casa, apartamento ou terreno? Será que o financiamento do segundo imóvel é possível?

A resposta é sim. Contudo, essa negociação pode mudar um pouco com relação à primeira — principalmente no que se refere ao uso de recursos como o FGTS. Além disso, será que é mesmo vantajoso ser dono de mais de um imóvel?

Para ajudá-lo a refletir sobre esse tema, vamos analisar os principais detalhes que devem ser considerados na hora de recorrer a um segundo financiamento imobiliário. Boa leitura!

O financiamento do segundo imóvel não é (necessariamente) mais fácil

Muitas pessoas acham que financiar um segundo imóvel será mais fácil, pois elas já construíram uma relação com o banco e, em tese, isso deveria facilitar as coisas, certo? A resposta é: depende. É verdade que uma boa relação com as instituições financeiras é fundamental para que o cliente sempre tenha acesso às melhores condições de crédito.

Contudo, o que muita gente se esquece é de que ter uma boa relação com um banco é pagar suas contas e, principalmente, as mensalidades do financiamento, em dia. Alguns clientes acham que ter um bom vínculo com essas empresas significa contratar todos os serviços que elas oferecem (cartões de crédito, empréstimos pessoais, títulos de capitalização etc.). Isso não poderia estar mais errado.

O comprador não pode comprometer mais de 30% da sua renda com o pagamento das mensalidades do financiamento, independentemente da quantidade de imóveis que está financiando. Por isso, se uma pessoa tem uma porcentagem muita alta de sua renda comprometida com o pagamento de dívidas ou mensalidades, ela pode não ter o crédito aprovado para um segundo financiamento imobiliário.

Portanto, o que torna a aquisição de um segundo financiamento mais fácil é a mesma regra que orientou o primeiro negócio: organização com a sua vida financeira.

Você pode usar (novamente) o seu saldo do FGTS

O uso do FGTS na compra do segundo imóvel é possível, mas, como você deve se lembrar, é necessário que o comprador respeite algumas regras, pois se trata de um financiamento chancelado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

A primeira delas é o valor do imóvel, no máximo R$ 1,5 milhão. A segunda regra é que a nova propriedade não pode estar na mesma cidade em que o primeiro imóvel já está localizado. Isso ocorre para garantir que o crédito do SFH sempre priorize a compra do primeiro imóvel pelo cidadão.

Existem algumas exceções, como quando o tomador de crédito não é proprietário de mais de 40% do imóvel em que mora. Por exemplo: uma pessoa que herdou uma casa junto com seus dois irmãos. Em tese, cada irmão é dono de 33,33% da propriedade.

Talvez seja hora de usar o SFI

O Sistema Financeiro Imobiliário é mais amplo em suas regras e permite que o comprador tenha acesso a crédito para comprar imóveis que não atendem às exigências do SFH.

Estão, entre esses imóveis, os comerciais. Sendo assim, se você decidiu empreender e precisa financiar a sede da sua empresa ou o ponto comercial do seu negócio, recorra a um empréstimo pelo SFI.

Além do mais, seu segundo imóvel pode ser uma casa no campo, dedicada ao descanso, não é mesmo? Talvez você não saiba, mas não é possível usar o SFH para financiar imóveis em áreas rurais, por isso, se esse for o seu objetivo, novamente, o SFI é indicado para o seu caso.

E, claro, o segundo imóvel na mesma cidade também pode ser financiado nessas condições. Portanto, se você identificou uma boa oportunidade de compra no seu município, procure um banco para avaliar as condições do financiamento do segundo imóvel pelo SFI.

Não se esqueça de comparar as taxas antes de financiar

O comprador deve fazer uma pesquisa de mercado ampla, recorrendo a um simulador de financiamento e de crédito para ter certeza de que está fazendo um bom negócio. Além das taxas, não se esqueça de comparar o valor do Custo Efetivo Total (CET).

Como você já deve saber, um financiamento é composto por vários itens, como taxas, seguros e impostos. Esses adendos fazem com que um financiamento de imóveis se torne mais caro do que outro. Considere sempre o menor valor do CET na hora de fazer o financiamento do segundo imóvel.

O planejamento financeiro continua sendo fundamental

Comprar um segundo imóvel é uma excelente forma de aumentar o seu patrimônio com aluguel ou mesmo vendendo essa propriedade, caso identifique uma boa oportunidade.

Contudo, essa compra não pode ser feita de maneira imprudente — até para que você não coloque em risco o seu imóvel atual, que poderá ser usado como garantia do novo negócio, caso já tenha quitado 50% desse negócio.

Além de verificar se as mensalidades caberão no seu orçamento, não se esqueça de se planejar para o futuro, verificando se a compra não comprometerá outros objetivos financeiros.

Lidando com outros financiamentos

Além de imóveis, as pessoas também financiam carros, terrenos e até os estudos. Essas transações também são consideradas na hora de aprovar o financiamento do segundo imóvel.

Lembre-se de que você não pode comprometer mais de 30% da sua renda com esses pagamentos; sendo assim, se você está pagando o financiamento de uma casa e de um automóvel, por exemplo, pode ter dificuldades para conseguir mais crédito.

Além disso, essas transações podem ser compreendidas como fatores de risco para a instituição financeira, fazendo com que as taxas de juros se elevem. Nesse caso, pode ser necessário quitar o carro, por exemplo, antes de recorrer a um financiamento do segundo imóvel.

Como vimos, comprar um novo imóvel indica maturidade financeira e aumento do patrimônio do indivíduo. É um negócio que pode trazer muitas vantagens ao comprador, transformando-o em um investidor imobiliário. Contudo, o financiamento do segundo imóvel requer tanta atenção às suas finanças quanto o primeiro.

Se você ainda tem alguma dúvida a respeito desse assunto, não deixe de conversar com a CrediPronto. Mais de 32 mil pessoas já financiaram o seu imóvel conosco. Ficaremos felizes em poder ajudá-lo a realizar esse sonho.

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%