Mercado Imobiliário

Saiba como evitar os efeitos da inflação no orçamento

O que é inflação afinal?

A inflação nada mais é do que o aumento de preços de produtos e serviços de uma determinada região, durante um período. E obviamente com o aumento dos preços diminui o poder de aquisição dos consumidores. Geralmente quem sofre mais com os efeitos da inflação são os trabalhadores assalariados. Os índices que medem a inflação no Brasil são o INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor), aplicado a famílias de renda até 6 salários mínimos e assalariados,  e o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), aplicados a famílias que recebem o montante de até 40 salários de qualquer fonte de rendimento e residentes nas áreas urbanas.

Como a inflação impacta o orçamento familiar?

Mas ate que ponto a economia inflacionada pode causar problemas no orçamento familiar? É muito difícil ter controle sobre esses efeitos, mas existem algumas maneiras de blindar e evitar perder dinheiro em momentos de crise na economia.  Veja as dicas que preparamos para 2016 começar com o pé direito!

Se você é autônomo, trabalha com o comércio, saiba que a melhor maneira para evitar os efeitos da inflação é juntando-se a ela! Repassar a inflação no preço dos produtos e serviços ofertados é a melhor maneira de continuar obtendo lucro nas suas receitas.

Dicas para lidar com a inflação!

Existem ótimas formas de proteção contra a inflação quando falamos em investimentos. Os investimentos, além de garantir os recursos estabilizados quando relacionado a inflação, podem também trazer lucros dependendo do fundo. Títulos de renda fixa indexados a inflação é um exemplo de investimentos que nos protege dos efeitos. Outras formas, ainda falando de investimentos, que podemos citar aqui, são:

– A compra de ações que conseguem repassar a inflação no preço de seus produtos.

Investimentos imobiliários, que raramente perde-se dinheiro ao comprar um imóvel, é uma forma de nos trazer retornos favoráveis.

Uma terceira dica, apesar de muito óbvia, muitas vezes passa despercebido, o consumismo.

Controlar o consumo deveria ser regra básica num orçamento familiar, porem muitas vezes não é assim que acontece. Acabamos por consumir mais do que devemos, optar pelo mais caro e comprar o que não precisamos.  Por isso é sempre bom analisar antes de realizar uma compra, fazer comparações de preços e buscar opções mais baratas, assim é possível amortecer os preços inflacionados.

Como citamos no inicio do artigo, é muito difícil controlar os efeitos da inflação, mas podemos manter o controle do nosso orçamento porque esse por direito adquirido só pertence a nós e cuidando com inteligência e buscando as melhores ações, podemos ter ótimos resultados no montante final!

Boa sorte! E compartilhe com a gente como você vai fazer para lidar com a inflação!

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%