Compra de imóvel: o que levar em conta para encontrar o ideal

Compra de imóvel: saiba o que considerar durante a escolha

compra de imóvel faz parte dos planos de quatro a dez brasileiros para 2023, segundo a pesquisa realizada pela startup EmCasa.

Caso você faça parte desse grupo, saiba que encontrar o imóvel ideal nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que devem ser considerados diversos fatores para garantir uma boa compra.

Para você fazer a melhor escolha, reunimos neste conteúdo o que analisar na hora de escolher uma propriedade e algumas dicas para te ajudar em cada etapa. Aproveite a leitura!

Compra de imóvel : qual é a importância do planejamento financeiro?

 

O principal aliado para a compra de imóvel é o planejamento financeiro , desde o momento em que você decide iniciar esse processo até o pagamento da última parcela .

Afinal, caso você decida realizar a compra de imóvel pelo financiamento imobiliário , além de juntar o valor da entrada, será necessário organizar as suas finanças a fim de incluir os valores das parcelas do crédito.

Esse planejamento também é crucial para quem realizará a transação à vista, dado que é fundamental ter muito controle das finanças para evitar que o dinheiro seja gasto antes de comprar o imóvel .

Portanto, se fôssemos listar um passo a passo para a compra de imóvel , o planejamento financeiro seria a primeira etapa — em qualquer modalidade — e iria incluir:

Quais são os fatores que devem ser considerados na compra de um imóvel à vista?

Outra etapa fundamental de todo passo a passo para compra de imóvel são os cuidados que o comprador deve ter ao efetuar a transação. Em relação à compra de imóvel à vista, é essencial prestar atenção em fatores, como:

 

Documentação

Antes de assinar qualquer tipo de contrato de compra e venda de imóvel , verifique a documentação da propriedade. Mesmo sendo simples, esse cuidado pode evitar problemas sérios (e dispendiosos) no futuro . Se for possível, peça para um advogado ou corretor de imóveis de sua confiança analisar a documentação.

 

Preço

Durante o processo de escolha do imóvel, sempre limite as suas buscas ao valor máximo que você pode gastar. Essa dica evita que você encontre um imóvel que esteja além do seu limite, o que ajuda a evitar endividamentos desnecessários.

Além disso, ao calcular o total da transação, considere não apenas o valor da propriedade, mas também os custos com documentação e os impostos na compra de imóvel .

 

Reformas

Exceto se você esteja realizando a compra de um imóvel nunca habitado, provavelmente a casa ou o apartamento adquirido necessite de reformas, desde uma simples pintura até mesmo troca do encanamento ou da rede elétrica.

Além de demoradas, as reformas podem ser muito custosas e estressantes, sobretudo para famílias que precisam viver no imóvel durante o processo.

Então, sempre considere esse fator ao escolher um imóvel para comprar, verificando se vale realmente a pena encarar a reforma ou abdicar de algumas vantagens e escolher um imóvel pronto para morar.

 

Passo a passo para comprar imóvel por meio de financiamento imobiliário: como se preparar?

Você vai realizar a compra de imóvel utilizando uma das linhas de crédito imobiliário ? Então, separamos abaixo dicas de como se preparar e garantir uma excelente transação.

 

Conheça os tipos de financiamento imobiliário

Existem inúmeras linhas de crédito imobiliárias disponíveis para quem deseja solicitar empréstimo para a compra de imóvel . Conhecer cada opção é um passo importante para garantir que você escolha o tipo de financiamento ideal para o seu perfil financeiro.

 

Entenda as principais taxas envolvidas no processo

O financiamento imobiliário engloba não apenas o valor para a compra de imóvel como também as taxas de juros cobradas pela instituição financeira – como recompensa pelo crédito emprestado.

Então, você também deve estar ciente sobre quais são os tipos de taxas de financiamento mais cobradas e os seus respectivos valores, inclusive, evitando instituições que cobrem juros abusivos. Além disso, calcule o Custo Efetivo Total (CET) de cada opção e compare os valores .

 

Verifique as condições do financiamento

As condições do financiamento englobam as taxas de juros e a forma de pagamento do empréstimo para a compra de imóvel — isto é, a quantidade e o valor das parcelas.

Essa característica impacta o custo efetivo total da transação e o planejamento financeiro da sua família. Afinal, caso a instituição ofereça pouco tempo para quitar o empréstimo, as parcelas serão maiores, assim como o impacto no rendimento familiar.

Ou o contrário: oferecem um longo prazo para pagar , mas cobrando taxas altíssimas, que tornam a transação desvantajosa. Na verdade, o ideal é você buscar por instituições que ofereçam taxas de juros baixas, com longo prazo para pagamento e o valor necessário para comprar o imóvel .

 

 

Avalie as suas necessidades com cuidado

As características do imóvel influenciam diretamente o valor dele. Número de quartos, localização, infraestrutura, tamanho, tempo de construção e demais especificidades de um imóvel são considerados durante o cálculo do seu preço.

Portanto, antes de realizar simulações de financiamento imobiliário , em busca do crédito ideal, defina um orçamento definitivo para transação por meio da delimitação das suas necessidades.

Ou seja, faça uma lista com as características essenciais para o seu futuro lar – e outras que você apenas terá se couber no orçamento .

Em seguida, busque por imóveis com essas características e defina qual é o valor do empréstimo para a compra de imóvel que você necessita. Com isso bem definido, será mais fácil encontrar o melhor financiamento imobiliário e dar continuidade no processo de compra.

 

 
 
 
Compre o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto

Agora que você já sabe como se preparar para a compra de imóvel com o financiamento imobiliário, está na hora de dar o próximo passo: fazer a sua simulação com a CrediPronto .

Somos uma empresa do Banco Itaú , especializada em financiamento imobiliário, que ajuda milhares de brasileiros a realizar o sonho da casa própria há mais de 10 anos. Com longo prazo para pagamento e as melhores condições do mercado, oferecemos os seguintes produtos financeiros:

Aproveite uma das nossas linhas para tirar do papel o objetivo da compra de imóvel. Faça agora a simulação do seu financiamento conosco .

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).