Mercado Imobiliário

Como escolher a localização do apartamento?

Ouça essa matéria!

Como escolher a localização do apartamento é uma decisão muito importante, várias pessoas ficam com medo de falhar no momento de analisar as qualidades de um bairro ou cidade. Então, surge a dúvida: o que avaliar?

Bem, cada local oferece vantagens e desvantagens. Por isso, em vez de procurar um bairro perfeito, a dica é elencar fatores que são essenciais para você e sua família. Para tornar essa tarefa ainda mais tranquila, preparamos este artigo com algumas dicas para você. Acompanhe!

More perto do trabalho

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e divulgada neste ano analisou o trânsito das cidades de grande porte. O resultado foi que o tempo gasto pelo brasileiro com deslocamento equivale a quase 40 dias! Fica claro o quanto a mobilidade urbana impacta na produtividade.

Por isso, se você quer ter tempo para fazer uma atividade física, passar alguns momentos com sua família ou mesmo descansar, opte por morar próximo ao seu local de trabalho. O mesmo vale para os estudantes, que podem aproveitar melhor os espaços universitários ao viverem perto do campus.

Avalie também a qualidade do transporte público disponível no local.

Sinta-se seguro

Infelizmente, a insegurança pública é um grande desafio no Brasil, amedrontando moradores em todos os estados do país. No entanto, quando paramos para analisar, percebemos que não existe um denominador comum na violência urbana.

Isso significa que algumas áreas são conhecidas pelo grande número de invasões às residências, enquanto outras sofrem com furtos de carros, por exemplo. Como escolher a localização do apartamento é algo muito importante, analise com cuidado as informações sobre a segurança para cada região.

Outra dica é conversar com os moradores do local, ler os jornais do bairro, buscar alguns dados na imprensa ou no site da Secretaria de Segurança Pública do seu estado e, claro, conhecer os comerciantes locais. A propósito, falando neles…

Avalie a qualidade do comércio local

Hipermercados e shoppings são bacanas, mas será que esse tipo de comércio é o que você procura no dia a dia? Alguns bairros são famosos pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelos empreendedores locais e de pequeno porte.

Salões de beleza, mercados, açougues, feiras, lojas de vestuário, enfim, em muitos lugares, há uma infinidade de opções para atender aos clientes. E o preço nesse tipo de estabelecimento, normalmente, é quase 10% mais barato do que o praticado pelas grandes redes.

Por outro lado, ser vizinho de um shopping com cinema pode ser o mais importante para você. Por isso, questione a sua relação com o comércio antes de escolher o bairro em que vai viver.

Verifique os parques e áreas verdes

Você já deve ter ouvido falar dos principais parques de sua cidade, mas já foi visitá-los? Muitas áreas verdes e opções de lazer são mais conhecidas pelos turistas do que pelos moradores locais.

Esses ambientes oferecem uma opção gratuita de descanso e podem ser muito úteis para um passeio rápido nos momentos de estresse. Por esse motivo, muitas pessoas fazem questão de morar o mais perto possível de parques, praças ou bosques.

Neste post, você viu que é muito importante saber como escolher a localização do apartamento. Mas, seguindo nossas dicas, com certeza a tarefa ficará mais fácil.

Se quiser ficar sempre bem-informado sobre nossas publicações curta nossa página no Facebook!

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%