credipronto-logo-blog

Como avaliar um imóvel antes da compra? Confira 9 dicas preciosas

dicas práticas de como avaliar um imóvel

Ouça esse conteúdo clicando no player abaixo!

Qualquer pessoa que queira realizar o sonho da casa própria precisa saber como avaliar um imóvel antes de adquiri-lo. Imagine juntar dinheiro, escolher o imóvel, fazer o financiamento e acabar descobrindo um monte de problemas na propriedade após a compra?


Por isso, o processo de avaliação do local precisa ser minucioso e pensando não apenas para suprir suas necessidades atuais, como também as futuras.
Neste artigo, trouxemos dicas valiosas de como avaliar um imóvel antes da compra para você acertar na sua decisão. Continue a leitura.

Como avaliar um imóvel antes da compra?

Pesquisa é a palavra-chave para descobrir como avaliar um imóvel antes da compra. Você precisa pesquisar tudo:


Dependendo do que você procura, alguns pontos podem ser mais importantes do que outros. Um conselho interessante é fazer um
checklist de tudo o que você precisa em um imóvel. 

A importância da avaliação de imóveis antes da aquisição

A avaliação do imóvel antes da aquisição é fundamental para quem quer realizar o sonho de ter a casa própria e sair do aluguel.  À primeira vista, a propriedade pode parecer maravilhosa, mas, indo um pouco mais a fundo na pesquisa, você pode encontrar dezenas de problemas. Nesse caso, para o sonho não virar um pesadelo, é muito melhor descobrir os defeitos antes de comprá-la.


Além disso, às vezes, um
apartamento pode ser perfeito, mas, avaliando melhor, você percebe que simplesmente não atende às suas necessidades.
Comprar um imóvel
não é um investimento pequeno, então, quanto mais sua decisão puder ser racional, melhor . Para completar, a intenção é ficar com essa propriedade durante vários anos como parte do seu patrimônio, de modo que a escolha seja bem acertada.


Quem quer
investir em uma propriedade para alugar precisa ter uma preocupação ainda maior em saber como avaliar um imóvel antes da compra, visto que isso influencia diretamente a atração de moradores e o valor do aluguel.

Nove dicas preciosas ao avaliar um imóvel

A seguir, trouxemos algumas dicas de como avaliar um imóvel antes da compra:

1. Realize uma pesquisa minuciosa

Como falamos, a pesquisa é o ponto-chave de uma avaliação bem-feita. Você deve não apenas investigar a própria propriedade, como também outras semelhantes para ter uma boa comparação.

2. Leve em consideração a localização

Entre todos os fatores que influenciam a avaliação de imóvel, a localização é um dos principais. Se o local da propriedade for ruim, você pode ter o melhor apartamento do mundo e ainda assim não ser tão vantajoso.


Quando falamos em localização, envolve tudo:

  • infraestrutura
  • proximidade com o centro
  • transportes disponíveis 
  • dificuldade de chegar ou de sair
  • segurança


Para avaliar todos esses pontos, é interessante visitar a região, conversar com moradores e procurar notícias sobre o entorno.

3. Avalie as condições internas do imóvel

Um ponto importante de como avaliar um imóvel antes da compra é analisar as condições internas. Como é a rede elétrica da residência? Precisará de manutenção? Tem vazamentos ou infiltrações ? A umidade é muito alta?


São alguns pontos que você não percebe à primeira vista, mas, quando não observados, podem dar uma bela dor de cabeça no futuro.


Em relação ao condomínio, vale a pena pesquisar questões, como conflitos entre vizinhos ou implementação de
taxas extras. Embora não seja o principal, são detalhes que podem dar dor de cabeça e custos extras no futuro.

4. Considere o tempo de construção

Quanto tempo tem o imóvel? Dependendo da idade da construção, você pode ter instalações antigas ou uma arquitetura antiquada, precisando de reformas. Além disso, é possível ter problemas com a documentação .


Caso não esteja pronto (apartamento na planta), é importante ter uma previsão de quando isso acontecerá.

 

5. Encontre os pontos de valorização do imóvel

Mesmo que você esteja comprando para morar, é importante encontrar pontos de valorização do imóvel, caso futuramente queira alugar ou vender . A propriedade é como se fosse um investimento de longo prazo. Por exemplo, imóveis mais próximos do centro tendem a se valorizar mais com o tempo.

6. Avalie os complementos oferecidos

Varanda gourmet , quintal e churrasqueira são alguns exemplos de complementos que favorecem o seu conforto e a futura valorização do imóvel. Além disso, os benefícios do condomínio, como piscina e espaço fitness , devem ser considerados.

7. Verifique a documentação

Principalmente em imóveis usados , a documentação pode ser um problema. Às vezes, a construção é irregular ou passou por muitos donos, de modo que você provavelmente terá dores de cabeça (e gastos) para pôr no seu nome.

8. Compare com imóveis semelhantes

Não avalie apenas um imóvel. Encontre outros imóveis com as mesmas características que você precisa para comparar infraestrutura, localização e condições de pagamento. Se possível, converse com outros moradores da região para ter uma noção melhor da escolha certa.

9. Conte com a ajuda de um profissional

Por fim, caso não tenha experiência ou tempo para essa parte, é interessante contratar algum profissional qualificado, sobretudo para avaliar as condições internas do empreendimento. Em geral, os profissionais das áreas de Direito, Engenharia, Arquitetura e corretores de imóveis prestam esse serviço.

Quanto custa a avaliação de um imóvel?

Os valores de uma avaliação de imóvel variam conforme a experiência, a região e o serviço de cada profissional. Atualmente, o valor da hora técnica básica aprovado pelo Ibape/SP em 2022 é de R$ 490,00.

A CrediPronto ajuda você a escolher os melhores imóveis

A CrediPronto tem uma equipe de corretores altamente qualificada para indicar o imóvel ideal para cada necessidade, além de realizar uma vistoria na propriedade a fim de garantir se está coerente com as informações repassadas pelo proprietário.


Temos uma enorme preocupação e o compromisso de garantir que nossos clientes tenham sucesso no processo de aquisição da casa própria. Queremos ver você satisfeito com a sua compra.


Quer saber mais sobre o financiamento da CrediPronto?
Faça sua simulação.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).