Como aumentar a renda com locação de imóvel

Que tal ouvir essa matéria?

A crise financeira e o orçamento mais apertado causado por ela desperta nas pessoas a necessidade de descobrir novas formas de ganhar dinheiro. Para quem tem um imóvel parado, seja para moradia, seja para férias de verão, complementar a renda com locação é uma boa pedida. 

Isso também vale para pessoas que ainda não possuem o imóvel, mas têm um recurso parado, pronto para investir. Dependendo do plano de financiamento e do  valor disponível para entrada, é possível pagar as prestações com o aluguel recebido e ainda utilizar o restante do valor para outras atividades.

Mas a locação de um imóvel é um processo que exige atenção, principalmente porque, em geral, locador e locatário não se conhecem. Veja algumas dicas para fazer do aluguel do seu imóvel um bom negócio para você:

 

Cuidado com o contrato

Se você for alugar a sua casa ou o seu apartamento, é obrigatório que faça um contrato. Isso vale tanto para aluguéis de imóveis para temporada de férias quanto para moradia. O contrato é o instrumento que celebra as intenções do locador e do locatário e garante que, durante aquele período de vigência do aluguel, você estará respaldado por aquilo que o locatário assinou.

O contrato deve ser completo. Nele devem constar informações como o prazo, as condições de pagamento, o valor mensal e a forma de reajuste. Também devem estar expressas as condições em que o imóvel está sendo entregue, os dados do locatário, do locador e dos fiadores.

O contrato deve ser assinado por todos os envolvidos e lavrado em cartório.

 

Exija garantias

Um contrato de aluguel, por mais bem-feito que seja, não é capaz de evitar que o locatário passe por momentos difíceis e enfrente dificuldades para pagar o aluguel devido. Mas você precisa receber, afinal, seu imóvel é também sua fonte de renda.

Por isso você precisa exigir que o locatário apresente garantias de que, caso ele não pague, alguém assumirá a dívida. O mais comum é que sejam eleitos fiadores. Você deve exigir que sejam pelo menos 2, com renda superior a 3 aluguéis e, pelo menos 1 deles, com imóvel quitado. Outras modalidades que podem ser oferecidas são o seguro fiança e títulos de capitalização, oferecidos por bancos e financeiras.

 

Deixe bem claro quem arca com as despesas

Uma parte importante do contrato de aluguel são as despesas do imóvel. As contas de consumo, conservação e de utilização do imóvel devem ser pagas pelo locatário. Aí entram condomínio, água, luz, IPTU etc.

Para o locador ficam os pagamentos de obras estruturais, melhorias do imóvel, valorização em geral. No caso do condomínio, o locatário paga a taxa, mas para o locador fica a obrigação do pagamento do fundo de reserva, se houver.

 

Atenção na entrega

Lembra-se de quando falamos que o contrato deve trazer, explicitamente, as condições do imóvel antes da locação? Pois bem, isso é muito importante, pois você deverá receber seu imóvel exatamente da maneira como ele foi entregue, quando o contrato terminar. 

Uma boa dica é tirar fotos do  imóvel e anexá-las ao contrato para poder fazer uma comparação no momento da entrega.  Seguindo essas dicas, você vai aumentar sua renda com locação sem dores de cabeça.

Agora que você já sabe como aumentar a renda com locação de imóvel, que tal continua com a visita em nosso blog e ler o post “ Saiba como ev itar os efeitos da inflação no orçamento ”?

 

Conheça a CrediPronto

Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.

Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.

  • Receba até 90% do valor do imóvel;
  • Pague em até 30 anos;
  • Receba sua análise de crédito em até 24 horas.

Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).