Descubra como amortizar um financiamento imobiliário

Descubra-como-amortizar-um-financiamento-imobiliario

 Quer solicitar crédito para comprar um imóvel e não sabe como amortizar um financiamento imobiliário?

Esse processo consiste na redução total ou parcial da dívida e implica o valor do pagamento mensal das parcelas.

Inclusive, a amortização é um direito garantido por lei, ou seja, os bancos não podem se negar a realizar a operação. Em caso de recusa, você pode fazer uma denúncia ao Banco Central.

Continue a leitura deste artigo e saiba como amortizar um financiamento , quais são os principais tipos e os benefícios.

Como amortizar um financiamento imobiliário?


O primeiro passo de
como amortizar um financiamento imobiliário é entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo crédito, solicitando a operação.

Após esse contato, serão fornecidas as opções de amortização, entre elas o uso dos recursos do FGTS .

Contudo, o FGTS deve ser utilizado com o máximo cuidado . Afinal, ainda que esse fundo esteja disponível para outras transações, seu principal objetivo é resguardar o trabalhador no caso de demissão.

Quais são os tipos de amortização?

Ainda que seja possível acelerar esse processo, na verdade, a amortização do financiamento imobiliário ocorre sempre que você paga uma parcela. Entretanto, o valor das mensalidades depende do sistema escolhido na contratação.

Tabela SAC

Esse é o sistema mais comum, em que o valor das parcelas diminui a cada mês . Para isso, a instituição determina um percentual fixo de amortização que, somado aos juros, constitui a prestação.

Mas, como o montante diminui também a cada pagamento sobre o qual os juros são calculados, o valor das parcelas fica mais barato.

Tabela Price

Nesse sistema de amortização, as prestações têm um valor fixo, pois elas são calculadas com base em uma cota de amortização dos juros, que reduz a cada mês, conforme uma Taxa Referencial (TR) .

Com isso, essa amortização foca diminuir primeiramente o valor dos juros e, com o passar do tempo, passa a reduzir o saldo original da dívida. Tudo isso sem mudar o valor das parcelas.

Principais benefícios da amortização de financiamento

A principal vantagem da amortização de financiamento é reduzir a sua dívida e, consequentemente, o valor das parcelas. Afinal, como os juros são calculados em cima do montante em aberto, quanto menor for esse valor, menores serão as taxas.

Com isso, sua renda ficará mais livre para outras atividades, como lazer, novos investimentos, viagens, compras e, até mesmo, educação.

Caso o amortecimento seja suficiente para quitar a dívida, será possível reduzir o tempo de pagamento , livrando-se de uma vez daquele débito.

Outra vantagem de amortizar o financiamento é garantir mais liquidez para o imóvel, facilitando transações de venda e negociações .

Em primeiro lugar, porque, após quitar o crédito imobiliário , você não precisará mais de autorização do banco para alienar a propriedade. Em segundo, porque imóveis com financiamento em aberto costumam afastar compradores.

Reduzir o tempo ou o valor da prestação?

Ao descobrir como amortizar um financiamento , os compradores descobrem que há duas formas de diminuir sua dívida com o banco: reduzindo o tempo do contrato, antecipando parcelas, ou diminuindo o valor das prestações.

De modo geral, antecipar as parcelas é a escolha mais adequada para quem possui maior liberdade financeira. Ou seja, não está passando por apertos.

As vantagens desse tipo de antecipação é quitar a dívida mais rapidamente e garantir uma boa economia , dado que os juros e as taxas são reduzidos.

Em contrapartida, para quem está passando por dificuldades financeiras, o ideal é optar pela amortização que diminua o valor das parcelas, ainda que não reduza o tempo total do crédito. Assim, será possível folgar suas despesas mensais.

Para essa operação, é possível utilizar o saldo do FGTS a cada 12 meses.

Atenção : antes de escolher como amortizar o financeiro, verifique qual é a taxa de reajuste dos juros, determinada por seu contrato. Inclusive, durante esse momento de constante aumento da Taxa Selic , o ideal é optar pelos contratos de taxa fixa.

Quais são os cuidados para essa decisão?

Agora que você sabe como amortizar seu financiamento , deve conhecer os cuidados necessários para garantir o total adimplemento das parcelas.

O primeiro é descobrir se sua modalidade de crédito imobiliário permite o uso do FGTS para reduzir o valor devido — e se você atende a todas as condições.

Além disso, faça o cálculo de todas as taxas envolvidas no contrato e, principalmente, na amortização, descobrindo se elas cabem em seu orçamento ou se são abusivas ou excessivas. Para descobrir essas taxas, solicite ao gerente projeções detalhadas para cada possibilidade.

E claro: sempre que tiver alguma dúvida, entre em contato com a instituição financeira . A melhor maneira de como amortizar seu financiamento do jeito certo é realizando a operação com tudo claro na mente.


 

Como colocar as contas em ordem?

Com quase 80% dos brasileiros endividados, saber colocar as contas em ordem é uma necessidade, ainda mais para quem tem dívidas com os cartões de crédito e o cheque especial.

Nesse caso, nossa dica é: priorize esses débitos . Devido às taxas de juros maiores, o ideal é buscar eliminar essas obrigações, caso você ganhe algum valor extra, como bonificações no trabalho.

Além disso, jamais recorra ao cheque especial para amortizar o financiamento. Até porque essa é a linha de crédito com maior taxa de juros do mercado .

E, antes de solicitar um empréstimo para quitar o crédito imobiliário, verifique se as condições dele são realmente mais vantajosas que as do financiamento. Caso contrário, continue com o débito atual.

Se você estiver pensando em refinanciar, verifique o Custo Efetivo Total (CET) dos contratos, descobrindo, assim, se o novo documento é mais caro que o anterior.

Contudo, a melhor opção de como amortizar seu financiamento é reduzindo o custo de vida, garantindo uma folga nas despesas e dinheiro a mais no fim do mês. Por exemplo, corte alguns custos ou até mesmo venda bens, como automóveis, para juntar o capital.

Como contratar uma consultoria especializada?

Outra forma de como amortizar financiamento sem gerar nenhum problema é tendo ao seu lado uma consultoria especializada.

Com esse serviço, será possível ter mais controle sobre as suas próprias finanças , inclusive sobre os débitos que você tem, como o financiamento imobiliário .

Para garantir bons resultados, opte por consultorias seguras e com boa performance no mercado — para descobrir essas informações, consulte a avaliação de instituições reguladoras do mercado financeiro, como o Banco Central do Brasil , o Fundo Garantidor de Crédito e a Comissão de Valores Mobiliários.

Há diversos indicadores e várias análises realizadas que podem auxiliar na avaliação de instituições financeiras que atuam no país e no mercado brasileiro como um todo, ajudando você no processo de como amortizar o financiamento imobiliário.

Conheça a CrediPronto

A CrediPronto é uma instituição financeira especializada em financiamentos imobiliários presente em todo o Brasil.

Fomos criados pelo Banco Itaú com o intuito de oferecer aos brasileiros linhas de crédito imobiliário com as melhores condições do mercado – aproximando essas pessoas do sonho da casa própria.

Assim, segurança e eficiência são as principais características dos nossos produtos financeiros: o financiamento imobiliário e o crédito com garantia de imóvel.

Faça a simulação do seu crédito com garantia de imóvel agora mesmo .

Gostou deste artigo sobre como amortizar um financiamento imobiliário? Então, confira outros títulos que separamos para você:

 

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).