credipronto-logo-blog

Calculadora de financiamento imobiliário: descubra quanto custa comprar um imóvel

saiba-como-usar-uma-calculadora-de-financiamento-imobiliario

 

Está em dúvida sobre quanto custa comprar um imóvel financiado? A calculadora de financiamento imobiliário mostra todos os custos dessa operação .

Afinal, o simulador habitacional emite uma proposta completa da linha de crédito, informando as prestações, os prazos e os valores. Assim, fica bem mais fácil se organizar antes de solicitar o crédito.

Quer saber mais sobre como utilizar a calculadora de financiamento on-line ? Continue a leitura deste artigo!

Calculadora de financiamento imobiliário : qual é a importância dela para o planejamento financeiro?

O financiamento imobiliário é um compromisso de longo prazo, que exige do comprador uma determinada organização e planejamento financeiro , garantindo que consiga pagar as parcelas e quitar a dívida o mais rápido possível.

A calculadora de financiamento imobiliário é uma ótima ferramenta para ajudar nesse processo. 

Afinal, com ela, você descobre os valores das parcelas mensais e organiza melhor o seu orçamento para pagar a prestação sem passar dificuldades.

Além disso, com base nas propostas emitidas pelo simulador habitacional, é possível comparar as condições disponibilizadas pelas instituições financeiras e escolher a opção mais vantajosa.

Como calcular o valor do financiamento de imóveis?

Utilizar a calculadora de financiamento imobiliário é super simples.

O primeiro passo é acessar uma ferramenta de confiança e preencher os espaços com o(os):

  • tipo de imóvel;
  • tipo de taxa;
  • valor do imóvel;
  • valor a ser financiado;
  • estado e cidade;
  • prazo do financiamento ;
  • dados pessoais;
  • dados sobre sua renda .

Após preencher essas informações, a calculadora de financiamento imobiliário disponibilizará um resultado informando o valor das suas parcelas inicial e final, da renda sugerida e do valor financiado.

Em um arquivo mais completo, você ainda descobre o valor das prestações de cada mês até o fim do pagamento, da amortização , das taxas de juros , dos gastos com seguros e outras informações.

Outra informação importante contida neste arquivo é o Custo Efetivo Total (CET) , que mostra o percentual de todos os custos com parcelas do ano, inclusive despesas referentes aos dois seguros obrigatórios, índice de correção fixado em contrato, entre outros.

Diferença entre o SAC e a Tabela Price

É importante conhecer ambos os sistemas de pagamento, uma vez que, a depender de qual você escolha, o valor das suas parcelas pode ser diferente.

O SAC utiliza um sistema decrescente, ou seja, sua parcela começa maior e reduz conforme você paga .

Nesse caso, seu saldo devedor é o mesmo todo mês, mas os juros diminuem, visto que ele incide diretamente sobre o total da dívida. Em geral, esse costuma ser o modelo mais comum.

Já a Tabela Price prefere um modelo de parcelas constantes, então, você paga todo mês o mesmo valor nas prestações . Nesse caso, os juros diminuem e a amortização aumenta conforme o pagamento.

E se eu antecipar as parcelas do financiamento imobiliário, como fica o cálculo?

Se você pretende antecipar as parcelas para se livrar mais rápido da dívida, saiba que é possível ganhar um desconto em relação aos juros, às taxas e aos seguros previstos nas parcelas. Ou seja, é possível pagar um valor menor do que o previsto .

Segundo o Código de Defesa do Consumidor , é possível exigir esse tipo de benefício à instituição financeira e não é permitido que ela cobre qualquer valor para liberar a liquidação da dívida.

Nesse caso, você precisa procurar saber com o banco quais são as condições caso ocorra a antecipação das parcelas, pois nem toda instituição oferece o mesmo desconto.

Dicas práticas para utilizar a calculadora de financiamento imobiliário

Separamos abaixo algumas dicas que vão facilitar sua interação com a calculadora de financiamento on-line :

Use uma calculadora de financiamento imobiliário confiável

Como o simulador habitacional exige algumas informações pessoais para realizar a proposta de financiamento, o ideal é você apenas realizar essa simulação nos sites de instituições financeiras confiáveis .

Por exemplo, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú, que adota todos os sistemas de segurança de dados, garantindo o máximo de proteção a quem acessa nosso simulador on-line .

Insira as informações corretas

Um pequeno erro pode atrapalhar todo o processo de simulação, seja por não coincidir com os registros ou simplesmente porque a renda informada não é suficiente para liberação do crédito.

Então, ao usar a calculadora de financiamento on-line , tenha bastante calma e revise as informações adicionadas antes de finalizar.

Verifique os detalhes do financiamento

O simulador habitacional disponibiliza as principais informações e condições do financiamento imobiliário , tais como taxas de juros, quantidade de prestações, valor de cada parcela, custos adicionais, entre outras.

Esses detalhes devem ser analisados durante sua busca pela melhor linha de crédito, pois pode fazer toda a diferença em seu orçamento pessoal .

Comparte diferentes cenários

Não fique preso a apenas uma possibilidade de financiamento imobiliário.

Na verdade, explore mais de uma possibilidade, como valores diversos de entrada ou diferentes quantidades de parcela. O importante é conhecer todos os cenários possíveis para essa transação.

Considere os custos adicionais

Os custos do financiamento imobiliário vão além do valor da entrada e das prestações, afinal, também é necessário cobrir despesas com seguros obrigatórios, reformas, mudanças e outros.

Então, não se esqueça de adicionar todos esses valores em seu planejamento.

Conte com a ajuda de um especialista

Não há forma melhor de fazer uma escolha inteligente do que contar com um especialista naquele assunto, não é mesmo?

Inclusive, ao escolher o financiamento imobiliário da CrediPronto, você tem acesso a um suporte totalmente especializado , que vai orientar todas as suas etapas: desde a escolha da modalidade de crédito até a assinatura do contrato .

Veja como o simulador da CrediPronto é prático

Na CrediPronto, temos uma calculadora de financiamento imobiliário para você simular quanto pagaria para comprar seu imóvel . É bem fácil de usar e você recebe o resultado em poucos segundos.

Além disso, nossa linha de crédito disponibiliza condições especiais:

  • financiamento de até 90% do valor do imóvel;
  • prazo de 35 anos para o pagamento;
  • parcelas decrescentes.

A CrediPronto também preza por um atendimento ágil e eficiente, entregando sua proposta em menos de 24 horas.

Clique aqui e faça a simulação de financiamento de imóvel agora mesmo.

Gostou do conteúdo? Leia também:

 

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).