Melhor banco para financiamento imobiliário em 2022: saiba como escolher

Melhor-banco-para-financiamento-imobiliário-em-2022

Escolher o melhor banco para um financiamento imobiliário pode ser um desafio para os consumidores, principalmente porque a transação impacta diretamente a saúde financeira da família.

De modo geral, a instituição mais adequada para essa linha de crédito é aquela que apresenta as melhores ofertas de crédito, considerando diversos fatores, incluindo a taxa de juros, o prazo para pagamento e as demais tarifas que compõem o custo desse tipo de operação financeira.

Neste artigo, vamos entender mais sobre o que levar em consideração na hora de escolher o melhor banco para financiar um imóvel . Confira!

Melhor banco para financiamento imobiliário em 2023: o que avaliar?

Para encontrar o melhor banco para financiamento imobiliário , é preciso considerar alguns pontos: o primeiro deles é acerca da idoneidade do banco ou da instituição financeira . Em um contexto que lida com fatores de segurança que ficam obsoletos com maior facilidade, é importante se atentar a essas questões.

Outro ponto essencial e que se relaciona mais com o próprio empréstimo é sobre os tipos de linhas de crédito ofertadas pelo banco, além dos juros e das porcentagens totais. É sempre importante se guiar pelas próprias demandas de forma a conseguir a melhor opção na hora de solicitar um financiamento.

Saber encontrar o melhor banco para financiamento imobiliário , em 2023, demanda uma pesquisa que possa fazer esse levantamento de dados tão essencial a qualquer procedimento.

Como em qualquer pesquisa, existem algumas diretrizes da maior importância e que devem ser levadas em consideração. Confira a seguir.

Conheça as linhas de crédito

As linhas de crédito são modelos de financiamento com parcelas atreladas a diferentes tipos de juros . Cada uma das opções possui suas vantagens e desvantagens, além de serem mais ou menos adequadas a cada situação.

Nesse sentido, é essencial fazer uma análise prévia sobre o tipo de financiamento que mais se adequa a sua situação, levando em consideração o valor das parcelas com o acréscimo de juros e taxas.

Considere o valor do imóvel desejado

O valor do imóvel deve ser um dos primeiros itens a ser levado em consideração, uma vez que as parcelas devem ficar adequadas ao rendimento mensal para evitar situações de inadimplência. Nesse sentido, antes de solicitar o empréstimo, é muito importante ter esse dado em mãos.

Outro ponto essencial e que demanda ter o valor do imóvel é que, nas simulações proporcionadas por empresas de crédito, esse é um dos dados iniciais. Assim, todo o cálculo dos juros e das taxas é analisado em conjunto.

Avalie condições para diferentes faixas etárias

Um dos parâmetros de análise para conseguir um financiamento imobiliário é a faixa etária. Os bancos e as instituições financeiras que disponibilizam o crédito precisam se resguardar contra situações de inadimplência , mesmo aquelas que fogem do controle do cliente, sejam por questões de saúde ou mesmo morte.

Sendo assim, as instituições financeiras facilitam o financiamento para pessoas mais jovens, que contam com mais tempo hábil para realizar o pagamento. Essa é uma projeção abstrata, imaginando sempre o melhor cenário e um senso comum que dita que jovens vivem mais tempo que pessoas mais idosas, portanto, cada faixa etária vai contar com condições diversas.

Compare as taxas entre as instituições

Cada instituição financeira ou banco, sejam eles on-line ou presenciais, utilizam determinadas taxas e tarifas para realizar as transações de crédito. Assim, é importante fazer uma análise que seja mais abrangente e possa dar conta dessas diferenças.

Uma forma interessante de conseguir analisar as opções disponíveis é por meio de simulações de crédito on-line que podem verificar a melhor opção disponível, tendo em vista os rendimentos do cliente e seus padrões de gastos.

Analise o Custo Efetivo Total (CET)

Como o nome indica, o CET faz um cálculo total dos juros e encargos cobrados pelo banco ou pela instituição financeira. Assim, fica bem mais fácil verificar a viabilidade do empréstimo e se compensa no valor total das parcelas.

Os juros podem ser baixos, mas é importante acompanhar também os custos das demais tarifas. Analisar o CET ajuda também na hora de escolher o melhor banco para financiamento imobiliário de acordo com o que cabe no bolso.

Avalie o cálculo de juros

O melhor banco para financiamento imobiliário é aquele que apresenta também a melhor opção em juros e taxas. É importante verificar o valor das parcelas quando já acrescidas de todas as taxas de juros que o financiamento possui.

Dependendo do tipo de crédito, os juros são cobrados nas primeiras parcelas e, então, no decorrer delas, os valores vão diminuindo até uma parcela mínima. Dessa forma, saber qual é o tipo de juros que está sendo cobrado, assim como as parcelas em longo prazo, é uma forma de se resguardar contra surpresas desagradáveis e valores mais altos.

Afinal, qual é a menor taxa de financiamento imobiliário em 2022 ?

As taxas de juros variam de banco para banco, portanto, é muito importante verificar o CET de cada banco ou instituição financeira de forma a fazer a melhor escolha.

Além disso, é essencial que a escolha seja feita levando em consideração os tipos de gastos mensais, além do rendimento de cada família e as condições exigidas pela instituição.

Apesar de o banco com a menor porcentagem no CET ser a Caixa Econômica Federal, com 9,72%, o Itaú é o banco com menos reclamações em relação ao atendimento, à cobrança de tarifas indevidas, à dificuldade no fechamento de contas/serviços e às propagandas enganosas, segundo o Banco Central do Brasil .

 

Saiba mais sobre o financiamento com a CrediPronto

A contratação do financiamento imobiliário da CrediPronto é feita de forma completamente on-line , desde a simulação das melhores ofertas até o envio dos documentos e a liberação do crédito.

Além disso, a empresa é ligada ao Banco Itaú e possui consultores especializados em crédito que podem ajudar a sanar todas as dúvidas durante o processo.

Outro ponto interessante da CrediPronto é que a resposta à solicitação de crédito é enviada em até uma hora.

O prazo máximo para o pagamento do empréstimo é de 35 anos, ou 420 meses, sendo a quantidade de parcelas veiculada a questões pontuais como a faixa etária do solicitante.

Faça agora mesmo a sua simulação e descubra quais são as melhores opções disponíveis para o seu bolso.

Gostou deste artigo sobre o melhor banco para financiamento imobiliário ? Então, confira outros títulos semelhantes:

 

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).