Corretores de Imóveis

As 3 melhores práticas para fidelizar clientes no setor imobiliário

Fidelizar clientes no setor imobiliário é praticamente impossível? Acreditamos que não. Por mais que o ciclo de recompra seja bem maior do que a maioria dos outros bens que um consumidor pode adquirir, é possível sim reter clientes e obter vantagens ao longo do tempo com um relacionamento de qualidade.

Para mostrar todo o potencial da fidelização de clientes no ramo imobiliário, separamos 3 melhores práticas que você deve adotar a partir de agora:

Antecipe necessidades

O grande diferencial do corretor que consegue uma recompra de um cliente é a antecipação de necessidades. Por exemplo, se você acaba de vender um studio para um casal recém-casado, muito provavelmente em algum tempo haverá a necessidade de um espaço maior, devido à chegada dos filhos ou até mesmo da consolidação da carreira de ambos e o desejo de maior conforto.

Isso pode levar um, dois, cinco anos. Mas se você mantiver um relacionamento de longo prazo com esses clientes, poderá identificar quando a necessidade surgir e entrar em cena antes que a concorrência o faça.

Obviamente, a opção por realizar uma nova negociação com você dependerá do quão bem eles se sentiram na primeira compra, portanto, zele pela relação durante toda a jornada do consumidor.

Seja frequente em suas interações

O problema de fidelizar clientes no mercado imobiliário é que, após a concretização do negócio, os corretores esquecem dos clientes e correm atrás de novos prospects. Mas saiba que a frequência da interação constrói lealdade.

Segundo pesquisa da Strativity, a interação diária gera 83% de lealdade e engajamento; o contato semanal pode trazer 64% mais fidelização e a frequência mensal nas comunicações atrai 49% mais retenção de clientes.

O importante aqui é diversificar as interações e os canais de comunicação. Mantenha as redes sociais atualizadas, publique ao menos uma vez por semana no seu blog e mantenha-se ativo nos grupos de nicho, onde você encontra muitas pessoas interessadas em obter conhecimento.

Use o e-mail marketing para entregar uma comunicação direcionada, baseada nos dados coletados ao longo das interações com cada cliente.

Para não errar nem para mais nem para menos, consulte seus clientes sobre a frequência com que eles gostariam de receber atualizações sobre o seu mercado. O melhor relacionamento é aquele construído na troca de informações!

Use a tecnologia a seu dispor

A tecnologia facilita muito o contato e relacionamento com seus clientes, diminuindo a carga de trabalho manual sem afetar a qualidade das interações.

Um CRM, por exemplo, concentra as informações mais importantes sobre cada consumidor, as quais podem ser usadas no momento de entrar em contato e identificar necessidades. A automação de marketing, por sua vez, mantém sua audiência informada sem que você precise se desdobrar para enviar e-mails ou SMS. E toda comunicação vai personalizada e segmentada, para não ter erro na próxima abordagem de vendas.

O monitoramento de mídias sociais permite que você saiba exatamente o que seus clientes estão falando, quais as percepções sobre o seu atendimento, o preço dos imóveis, as oportunidades do mercado e as expectativas quanto a novas negociações. Dados essenciais para que você construa um relacionamento cada vez mais aprofundado e tenha subsídios para trabalhar na fidelização dos seus clientes.

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