Alugar ou financiar: o que vale mais a pena? Descubra aqui!

alugar-ou-financiar-qual-vale-mais-a-pena

Sem tempo para ler? Ouça esse conteúdo!

 A decisão entre alugar ou financiar é baseada em diversos fatores, tanto emocionais como financeiros, e deve ser tomada com bastante calma.

Inclusive, durante esse processo de escolha, é bom descobrir as vantagens e as desvantagens de cada opção, para ao final analisar qual se sobrepõe com mais pontos positivos.

Para ajudar você, separamos abaixo os fatores que deve considerar ao analisar se compensa mais alugar ou comprar imóvel. Continue lendo e saiba como tomar sua decisão.

Aproveite a leitura!

É mais vantajoso comprar um imóvel financiado ou pagar aluguel?

A resposta para essa pergunta depende bastante do perfil financeiro de cada pessoa, bem como dos seus objetivos, sobretudo os de longo prazo.

Afinal, enquanto o aluguel é a melhor opção de curto prazo , dado que não envolve compromissos duradouros e oferece mais flexibilidade, o financiamento é um contrato de longo prazo , ideal para quem deseja permanecer no mesmo lugar por muitos anos e construir patrimônio.

Outro ponto considerado entre os compradores ao escolher entre alugar ou financiar é o planejamento e a estabilidade financeira .

Por exemplo, nem todas as famílias dispõem do valor da entrada, precisando alugar um imóvel enquanto junta a quantia necessária.

E claro: não podemos desconsiderar o fato emocional, que pesa bastante na hora de escolher entre o aluguel ou o financiamento. Existem pessoas que têm o sonho de conquistar a casa própria ou ver seus filhos crescendo em uma residência que pertença à família.

Então, a decisão não pode se basear somente em números.

Alugar ou financiar : quando escolher o aluguel é uma boa opção?

Para ajudar você a decidir se compensa mais alugar ou comprar imóvel, separamos algumas vantagens que a locação oferece .

Flexibilidade

A maior vantagem do aluguel é a flexibilidade que essa opção oferece.

Afinal, o locador não fica preso por muito tempo ao contrato — que normalmente tem validade de apenas um ano —, podendo mudar de residência quando suas necessidades ou vontades também mudarem.

Inclusive, essa é a melhor opção para quem está pensando em mudar de cidade, seja por vontade própria ou em razão do emprego.

Cenário financeiro incerto

Como dissemos anteriormente, o financiamento imobiliário é um compromisso financeiro de longo prazo, que pode durar até 35 anos.

Diante disso, o aluguel acaba sendo a opção mais segura para quem não tem uma estabilidade econômica garantida para os próximos anos.

Afinal, há a possibilidade de encerrar o contrato de locação e buscar por um imóvel compatível com o orçamento atual, enquanto o contrato de financiamento deve ser cumprido até que o valor do crédito seja quitado.

Não tem certeza sobre aumentar a família

Se você não sabe se vai ter filhos ou aumentar a família, talvez não seja a melhor hora para comprar um imóvel.

Até porque as famílias que pretendem ter filho(s) devem considerar fatores como proximidade da escola e número de quartos.

Está fazendo outros planos financeiros

Para comprar um imóvel, você deve ter um bom planejamento financeiro.

Por isso, o aluguel é a opção mais recomendada para quem tem outras metas mais urgentes, que também comprometem bastante a receita mensal, como comprar um carro ou abrir uma empresa.

 

Financiamento-imobiliario-com-a-credipronto

 

Alugar ou financiar : quando escolher o financiamento é a melhor opção?

Agora, vamos analisar o outro lado da moeda e conhecer as vantagens que você garante ao optar pelo crédito imobiliário.

Certeza de que é imóvel que deseja para a vida

Enquanto algumas pessoas ainda estão traçando seus objetivos de vida, outras já têm essas metas bem definidas . Seja em relação a ter um emprego fixo, seja sobre a quantidade de integrantes que deseja na família.

Nesse caso, fica mais fácil escolher um imóvel capaz de comportar todas essas necessidades, consequentemente, é melhor optar pelo financiamento imobiliário.

Maior estabilidade financeira

Escolher entre alugar ou financiar se torna bem mais fácil quando se tem estabilidade financeira e perspectiva econômica positiva para os próximos anos.

Afinal, o comprador terá maior segurança em optar pelo compromisso de longo prazo.

Parcelas semelhantes ao valor do aluguel

Você sabia que as parcelas do financiamento imobiliário são quase iguais às mensalidades do aluguel? Assim, é possível começar a construir um patrimônio com o mesmo valor que estaria sendo direcionado para a locação.

Além disso, dependendo do tipo de amortização que você escolher, o valor das parcelas diminui com o passar do tempo , inclusive permitindo novos investimentos.

Valorização do imóvel em longo prazo

O mercado imobiliário continua sendo um dos mais seguros para se investir, sobretudo devido à constante valorização dos imóveis.

Dessa forma, caso seus objetivos de vida ou necessidades mudem daqui há uns anos — quando os filhos forem embora e o apartamento se tornar grande demais, por exemplo —, será possível vender o imóvel por um preço superior ao que foi comprado.

Sem falar que seu patrimônio familiar estará em constante valorização.

É viável financiar um imóvel? Saiba como a CrediPronto pode ajudar

Com certeza!

Ainda que o aluguel seja uma boa opção em determinados casos, para as pessoas que desejam realizar o sonho da casa própria e construir seu patrimônio , o financiamento é ideal.

Com a CrediPronto, essa opção se torna ainda mais viável.

Afinal, oferecemos as melhores condições do mercado, inclusive a possibilidade de financiar até 90% do valor do imóvel .

Além disso, com a CrediPronto, você pode complementar sua entrada com o FGTS — que também pode ser usado na amortização —, dividir o crédito em até 35 anos e ainda aproveitar os melhores juros do mercado.

Precisa de mais motivos para financiar conosco? Faça sua simulação e descubra as condições disponíveis.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).